Blogando com Alma... Ainda.

Blogueiros Deslumbrados e o Ouro dos Tolos

Então, blog é mídia. Oportunidades de negócio estão surgindo; parcerias, redes, resenhas pagas, etc. Os blogs estão começando a fazer parte do jogo monetário. Questões sobre ética, mercado, método de trabalho e afins estão surgindo.

Eu estou vendo vários movimentos, por parte de grandes e não tão grandes empresas, em direção aos blogs. Às vezes de frente, às vezes de lado e sem dizer as coisas claramente; mas fato é que existe um interesse crescente nos blogs como espaço de produção de conteúdo e exposição de publicidade.

Encruzilhada

Transição e Mudanças

Estamos passando de ser um meio desprezado, visto como menor, a ser alvo de interesses comerciais. Estamos em meio à uma grande transição, muito esperada por muitos de nós.

Como toda e qualquer mudança, esta transição está acontecendo em meio à solavancos e tropeços. Estamos experimentando, descobrindo possibilidades, escolhendo oportunidades, aprendendo.

O mercado está acordando para os blogs, mas será que os blogs estão acordando para o mercado?

Estamos preparados para ser levados à sério?

Estamos preparados para entrar nesse mercado de trabalho?

Eu acho que não.

Perdidos na Noite, Digo, na Efigênia

TecladoComo eu mencionei no post sobre investir em publicidade, ainda não temos cultura de vender publicidade – pouquíssimos blogs contam com um midia kit ou uma página de “Anuncie aqui”.

Pior ainda, não temos standards ou modelos de venda de publicidade. Não temos “preço de mercado”. Não sabemos quanto vale um anúncio, um link, uma resenha.

Não sabemos o que é uma parceria vantajosa, e o que é uma parceria caracu. Não sabemos o quê se deve exigir, antes de assinar um contrato.

Não sabemos como explicar a um anunciante que anunciar para um público pequeno, mas bem segmentado pode ser muito mais vantajoso do que anunciar para um enorme público genérico.

Observação idiota mas necessária: Estou falando em termos gerais, é claro. Sim, há gente que sabe muito bem todas essas coisas, mas a grande massa da blogosfera não faz idéia de nada disso.

Deslumbrados

Noite - LuaO resultado de todas essas “inguinorâncias” é que o mercado vai sendo nivelado por baixo; e os espertos, os que sabem o que estão fazendo, levam vantagem.

Muitos blogueiros, deslumbrados e ofuscados com essas novas possibilidades, estão fazendo m*rda. Abusando de posts pagos, “porque preciso do dinheiro, sacoé”.

Entrando em parcerias caracu, se vendendo em troca de espelhinhos e miçangas. Desperdiçando seu potencial de negócios, a troco de promessas vagas.

Em suma, tem blogueiro caindo no conto do vigário, comprando ouro dos tolos.

Claro que isso é normal. A vida é assim, e a Efigênia segue as leis normais da vida.

No entanto, acho que é hora de começarmos a discutir esses assuntos. No mínimo dos mínimos, é hora de pensar sobre o assunto.

Perguntas Para Pensar

Você faz idéia de quanto poderia ou deveria cobrar por uma resenha no seu blog?

RelógioE por um anúncio?

Mais ainda: você faz idéia do que seu blog oferece a um possível anunciante?

Sabe qual é o seu público, como ele está constituído?

Você sabe qual é sua postura ética, frente a estas questões?

Sabe até onde pode ir, sem queimar seu filme e sem desperdiçar seu potencial?

Você se vende barato? Faz idéia do que seria um preço justo?

Se queremos entrar nesse jogo para ganhar, é bom que comecemos a procurar respostas para essas (e outras) perguntas.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Seu Blog Tem Um Propósito?

Next

O Blogger Não é Perfeito, Mas Tem Horas Que Dá Vontade De Voltar Pra Lá

16 Comments

  1. Clap, clap, clap, clap, clap!
    Post oportuno, inteligente, útil, necessário e vitaminado.
    Ato contínuo, será legal que aqueles que “sabem muito bem todas essas coisas” comecem a compartilhar essas informações entre nossos pares, criando referências que possam ser aprimoradas a partir do debate desse tema.

  2. Orlando G. da Silva

    Seu estilo técnico de post e a linguagem aparentemente casual são elementos poderosos, potencializam a assimilação da informação. Parabéns pelo tão difícil trabalho tão bem feito.

    Quanto ao deslumbre dos blogueiros, tenho algumas questões:

    Quem é exatamente, quais os perfis ou estatísticas do que você chama de “a grande massa da blogosfera”?

    Quem são os espertos, os que sabem o que estão fazendo e estão levando vantagem?

    Quem são os muitos blogueiros, deslumbrados e ofuscados com essas novas possibilidades e que estão fazendo m*rda?

    Saudações.

  3. Excelente post.

    No entanto, às vezes me pergunto: será que quem conhece deve mesmo compartilhar seus conhecimentos? Por que dar o caminho das pedras de forma fácil depois de uma difícil trajetória?

    Acho que todo mundo tem o direito de errar, de fazer m*rda. Muitas vezes é assim que se aprende. Tentativa e erro. Tentativa e acerto.

    O que não dá para tolerar é gente mal intencionada, que quer moleza. Tudo mastigadinho. Esses sim são irritantes.

  4. Ótimo post – para reler e pensar.

  5. Palmas para você Noshpie, e vaias para aqueles que escrevem posts patrocinados disfarçados. E para aqueles que escondem posts caça-paraquedistas dos feeds (história aliás que já redeu demais)

    Se você quiser eu posso conseguir uma tabela de valores de um site de esportes de uns brothers meus que tão na ativa a muito tempo. Dá para se basear pelo valor que eles combram nos anúncios =P

  6. É muito bom que os blogs estejam sendo encarados como mídias sociais. Ações de empresas, agências que visam diretamente utilizar blogs em suas campanhas têm contribuído muito para isso.

    Criando vários hypes, que as vezes se tornam muito chatos, mas que encaro como um passo a mais. É como se fossem os comerciais de tv ou os pop-ups de site. Enfada-me ver em todos os blogs a mesma promoção, para o mesmo evento e todo hype em cima de quem vai, a maioria das ações ainda é voltada a eleger pessoas para participarem de eventos exclusivos, mas são ossos do ofício.

    Há também a publicidade voltada para pegar paraquedistas e aquela destinada aos leitores do blog. Acredito que a que prevalecerá é a segunda opção, pois a credibilidade do blogueiro conta muito. A dose também, todo dia promoção, todo dia post pago, não dá.

    Tem muita gente também escrevendo que é contra qualquer tipo de post pago, mas não vejo mal nenhum em alguém ganhar uma grana se isso não influenciar a qualidade do blog.

    E parabéns pelos dois anos Nosph! Não tive tempo de passar na data do lindo post com a trajetória até chegar no blosque. E essa retomada focando na gestão dos blogs está supimpa! Parabéns, ótimo trabalho! É um prazer ser sua leitora.

  7. Ok, então está na hora dos blogueiros sentarem e discutirem o tal “preço de mercado”, quanto vale o que, etc…

  8. Gabriel, o problema é que muita gente trata isso como uma caixa preta. Algumas pessoas não gostam de dizer, devem ter seus motivos. Poucos são os blogs que possuem um media kit público, por exemplo.
    Vocês podem dizer o quanto cada um acha que seria justo cobrar? Que parâmetro utilizar?

  9. Se não sentarmos e conversarmos nunca vai sair mesmo.

  10. 1) Não pensei nisso, porém, os meus melhores posts eu gastei uma manhã toda procurando links interessantes, pesquisas, artigos relevantes, etc, óbvio que entre um atendimento de telefone, um trabalho, e uma “teclada”.

    2) E por um anúncio? não sei dizer, eu precisaria ter idéia do que o anunciante deseja. Hipoteticamente falando, no meu blog, um anuncio seu não faria “sucesso”, as pessoas que vão lá, gostam de debater relacionamentos, comportamento, essas coisas.

    3. Não.
    4. Engraçado, isso me deu uma idéia. Eu acredito que seja mais mulheres, á julgar que tenho mais comentários femininos.

    5. Como pode existir postura etica frente a questões que ainda não existem?

    6. ainda não pensei no assunto.

    7. Isso é relativo, nã ose deve pagar o mesmo preço a um blog de humor e um blog com artigos de médicos por exemplo.

    Nossa, nunca pensei nisso.

  11. Apesar de ter pouquíssimo tempo de caminhada na blogosfera (menos de 3 meses) tenho aprendido muito com blogueiros como você, que procuram abrir os olhos de outros blogueiros e ainda dão dicas preciosas, simples é claro para vocês que já estão há muito tempo por aqui mas para iniciantes muito valiosas.

    um abraço e parabéns pelo post,

  12. Gabriel, o que acha de colocar este tema em debate nos blogcamps da vida?

  13. É exatamente o que eu tenho em mente, Cynara.

  14. Foi exatamente o que disse no meu post sobre publicidade em blogs. Poucos sabem realmente como lidar com a publicidade em blogs.

  15. Wagner: Obrigada, meu caro! 🙂

    Estou no aguardo dos “dicumentos” prometidos. 😉

    Orlando: Muito obrigada, deveras!

    Bem, a grande massa são os blog novos, os blogs pequenos e desconhecidos, blogs de porte médio que têm um alcance restrito – ou seja, os blogs que compõe a maior parte da blogosfera.

    Os espertos são os blogs e as empresas que se aproveitam da imaturidade do mercado, para obter muito em troca de praticamente nada.

    OS blogueiros que estão fazendo m*rda são os que estão dando muito em troca de praticamente nada.

    Não me peça para dar nomes, não farei isso – pois meu objetivo não é apontar dedos, mas levantar uma discussão que é relevante para a blogosfera como um todo. 😉

    Ale Rocha: Concordo com você. Mas o que eu proponho aqui não é dar tudo mastigado aos preguiçosos, e sim delinear um caminho por onde a blogosfera possa caminhar de forma saudável e produtiva para todos.

    E só quem pode fazer isso são os que sabem por ir.

    Raquel: Muito obrigada! 🙂

    Fábio: Uff, essa história foi feia, mesmo.

    Agradeço a oferta; se eu precisar, já sei a quem chamar! 😀

    Srta. Bia: Você tem muita razão, e espero que tenha razão também sobre o tipo de publicidade que prevalecerá. Tomara, tomarinha! Porque se for de outro jeito, a coisa vai ficar feia! :S

    Muito obrigada, Bia. É um prazer e um orgulho ter leitoras como você, e esse é o real motivo pelo qual sou capaz de fazer o que faço. 🙂

    Tonobohn: Tá mais que na hora! Se demorar mais um pouco, a fruta vai apodrecer no pé! 😛

    Cynara: É verdade. Suponho que o maior motivo seja para evitar a concorrência – tipo, “Fulano conra 300, então eu vou cobrar 250 e fico com os clientes dele”.

    Por isso a discussão tem que ser coletiva.

    Vão na fé, tu e o Tonobohn. 🙂

    Iara: 🙂 Bem, acho que grande maioria dos blogueiros nunca pensou nisso. Daí é que vem o post – da necessidade de pensarmos nisso, e estabelecermos alguns estândares.

    Gustavo: Muito obrigada! 🙂

    Rafael: Por isso estamos aqui – para discutir, conversar, ensinar e aprender como funciona essa bagaça.

  16. Laila

    Eu sou nova nesse meio,fiz o meu blogg ontem. Portanto gostaria muito de saber mais sobre o assunto , acho legal que existam pessoas que abram nossos olhos para a realidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik