Após longas reflexões e duros aprendizados (leia-se, depois de apanhar da vida muitas vezes durante o ano, e de me perguntar muitas vezes “para parar de apanhar, #comofas?”) defini 4 resoluções de Ano Novo, que têm como objetivo melhorar minha vida bloguística em 2009 – e com um pouco de sorte, por vários anos mais. Talvez elas sirvam para você, também.
1 – Não entrar em discussões inúteis e polêmicas vazias
Essa resolução foi tomada em Novembro, e é a mais importante das decisões que tomei para 2009. Não vou mais dispender meu tempo em discussões, picuinhas e polêmicas – esses bafafás que abundam na blogosfera.
Tenho visto (e certamente continuarei vendo) inúmeras coisas que me dão vontade de falar, criticar, apontar erros e tals.
Cheguei a escrever posts sobre algumas dessas coisas, mas ao invés de publicá-los, dei para eles o destino mais apropriado: a lata do lixo.
Certas coisas nem sequer serão mencionadas por mim (nem aqui nem em lugar nenhum), justamente para evitar me meter nessas discussões; debates onde não importa quem tem razão, ou qual é a verdade, pois as pessoas responsáveis fazem ouvidos surdos à qualquer coisa que não lhes convenha. Não vale à pena.
Então, se você estranhar o fato de que eu não escreva sobre algum assunto, já sabe de antemão o porquê de meu silêncio.
2 – Ter como Norte duas palavras: qualidade e criatividade.
Essas são duas coisas que eu sempre prezei, desde que comecei a blogar; mas sinto que posso fazer mais e melhor nesse sentido. Quero fazer coisas novas, explorar territórios desconhecidos, ir por caminhos diferentes. Sair da estrada trilhada.
Não será fácil, eu bem o sei, porém eu não sou mulher de fugir de desafios.
3 – Ser mais disciplinada e realista na administração do meu tempo
Isso tem muito a ver com meus erros de 2008, e com o que eu aprendi em decorrência deles. É melhor trabalhar em menos projetos, e cumprir bem com todos eles, do que trabalhar em zilhões de coisas e não fazer bem nenhuma delas.
4 – Trabalhar menos
Eu trabalho demais, horas demais. Chego a trabalhar 14 horas por dia. Isso é péssimo, tanto para meu corpo e mente, como para minha vida pessoal… e mesmo para o trabalho em si. Trabalhar excessivamente significa cansaço excessivo e produtividade menor.
Em 2009, vou separar o horário de trabalho do horário de descanso, e levar à sério essa divisão. Não é fácil fazer isso quando se trabalha em casa, mas vou me empenhar em seguir um horário mais saudável.
Como eu costumo dizer, um blog feliz precisa de um blogueiro feliz. E eu estarei bem mais feliz seguindo à risca essas 4 resoluções, tenho certeza. 🙂
Raquel
Ótimas resoluções, Nospheratt!
Passei para avisar que coloquei links para seus textos sobre plágios e cópias, que são ótimos, em um post sobre plágio de um livro, Persuasão, de Jane Austen.
beijocas
Orlando G. da Silva
Tô sentindo uma SUPER ENERGI POSITIVA nessas proposições. Luz!!!
Diego Cabral da Camara
Uma ótima visão de contexto realmente posso visualizar neste artigo. Se muitos seguirem as suas resoluções poderão ganhar mais alguns anos de vida e diminuir o ganho de fios de cabelo branco per year.
Sem dúvidas a primeira das resoluções é a mais importante, e se fosse seguida por um monte de blogueiros, tornaria o meio realmente muito melhor. A velha ideia que já vi em um outro artigo seu de como responder a críticas e ofensas de outros blogueiros também conta bastante neste tópico.
Parabéns para ti neste início de ano. Leio seu blog há algum tempo e já aprendi muitas coisas sobre o meio virtual. No meu ver, é o melhor metablog do Brasil. Continue assim, e com menos estresse em 2008.
Diego Paraizo
Ótimas resoluções, vai tornar todo o resto muito mais fácil.
Havia estabelecido algo parecido antes mesmo de 2008 acabar e já começou a trazer resultados. Há quase dois anos tentava iniciar um blog, comecei varias vezes, mas pela primeira vez to sentindo que vou manter o ritmo.
Parabéns pelo trabalho!
Filmes da TV
E aí, está seguindo as resoluções? =)