Blogando com Alma... Ainda.

10 Idéias de Presentes de Natal para Blogueiros

Presentes de Natal para Blogueiros

Já pensou no que vai dar de presente de Natal para o blogueiro ou blogueira da sua vida? Ou para aquele amigo-irmão-camarada-blogueiro que só para de falar de blogs para lhe ajudar em caso de emergência ou crise?

Não? Não tema! 😛 Aqui vão algumas sugestões de presentes perfeitos – de blogueiros para blogueiros. E vice-versa.

1 – Theme ou Template

Quem não gostaria de ganhar um belo theme ou template de presente? A exceção aqui é se a pessoa que você quer presentear já tem um theme ou template customizado, é claro. Nesse caso, melhor pensar em outra coisa.

Se a pessoa ainda não tem seu theme customizado, você tem várias opções:

  • Se conhece BEM o presenteado e sabe do que ele gosta, pode comprar um pronto ou mandar fazer um customizado, que se adapte ao gosto dele;
  • Se sabe que há algum tema pronto que ele cobiça há tempos, pode comprá-lo e realizar o desejo do presenteado;
  • Se não tem idéia do que a pessoa gostaria, pode contratar alguém para fazer o tema para ela, e arcar com os custos;
  • Se você sabe fazer themes ou templates, faça um! 🙂

2 – Blog

Sim, um blog, porque não?

O Alê Martins escreveu um excelente post sobre isso há três anos: Dê um blog de Natal!

Eu só acrescentaria duas coisas ao texto dele, caso a pessoa presenteada não tenha idéia de como administrar/manter um blog, e pretenda fazê-lo:

  • Faça uma compilação de links que ensinem o básico, para entregar junto com o blog. Aqui no Blosque você encontra vários na seção Começando a Blogar. O Bê-a-Blog pode ser útil também, dependendo do caso;
  • Disponha-se a guiar o presenteado em seus primeiros passos neste mundo bloguístico e efigênico. Informe que você estará à disposição para tirar dúvidas, dar orientações simples e ajudar a resolver pequenos problemas.

3 – Domínio Próprio

Se um blog inteiro lhe parece muita coisa, que tal um domínio (caso a pessoa em questão ainda não tenha um)?

Como escolher o domínio? Novamente, o Alê dá excelentes dicas:

Seja sensato na escolha do domínio. Para escolher sem errar, pode ser o nomedopresenteado.com.br ou .com, se eles estiverem disponíveis. Ou algum parecido com o nome do domínio que a pessoa mantém no serviço gratuito. Se não estiverem disponíveis, você vai ter que usar a criatividade e o bom gosto.

4 – Hospedagem

Esta é uma opção mais complexa, pois não seria bacana dar um gasto de presente. Além disso, se a pessoa usa um serviço gratuito de blog, pode ser que ela não queira migrar de serviço.

Então, pense bem antes de resolver dar uma hospedagem de presente. Se a pessoa não tem domínio, provavelmente você deveria dar as duas coisas juntas – com os gastos pagos no mínimo por um ano. E pelamor, escolha uma boa hospedagem – evite dores de cabeça futuras.

Se ela tem domínio e você vai presentear a hospedagem, também deveria ser por um ano no mínimo.

Uma opção bem menos complexa é dar hospedagem para quem já tem hospedagem. Não entendeu? Você pode pagar vários meses adiantados do serviço que a pessoa usa.

No entanto, não dê simplesmente o dinheiro ao presenteado, isso não tem graça. Entre em contato com a empresa, explique o quer fazer e veja quais são as possibilidades de manter tudo em segredo. Depois de tudo acertado, é só surpreender a pessoa com um cartão informando qual é seu presente. 🙂

5 – Assinaturas

Existem muitos serviços premium de assinatura online que podem fazer a alegria dos blogueiros e blogueiras em geral.

Alguns exemplos: Flickr, Evernote, Clicky, Third Tribe, Problogger Community, Seomoz, Scribe, Theme Hybrid… Existem serviços de todos os tipos, para todos os gostos e todos os bolsos.

Descubra qual serviço se adapta ao seu bolso e às necessidades e gostos do seu presenteado, e invista em alguns meses ou ano do serviço.

6 – Gadgets

Não estou falando de gadgets do Blogger, mas de gadgets eletrônicos e tals. Acho que fores nove eu (que não sou muito ligada nisso), qualquer gadget bacaninha é sucesso garantido com qualquer blogueiro.

Justamente porque não sou ligada nisso, não tenho dicas para dar; dê uma olhada nos blogs de tecnologia que você conhece, se precisa de idéias. Ou pergunte no Twitter. 😛

7 – Software

BlogJet e Gravity são os únicos dois que me ocorrem agora, mas qualquer software que facilite a vida blogueira é uma excelente opção. Pense fora da caixa. 😉

8 – Links

Links são o sangue da Internet, e todo blogueiro adora recebê-los. Incluir alguém no seu blogroll ou na sidebar pode ser um singelo presentinho que com certeza vai agradar.

Só escolha bem quem vai presentear dessa forma; ser incluído em uma lista que tem mais quinhentos links não é muito bacana.

9 – Post

Aqui você tem duas opções: escrever um post-resenha no seu blog, ou escrever um guest post para que o presenteado possa publicar em seu blog quando quiser.

Lembre que a qualidade desse presente está diretamente ligada ao esforço e cuidado que você colocar ao escrever o texto. Principalmente se for um guest post, certifique-se de que o assunto e estilo do texto são apropriados para o blog do presenteado.

10 – Serviços

Com certeza você manja de alguma coisa relacionada aos blogs: código, template, SEO, etc; sem importar o que seja, você pode oferecer como presente um serviço que você saiba fazer bem.

É recomendável que você deixe claro o prazo e o escopo do serviço, para que seu presente não gere expectativas exageradas e acabe criando problemas entre você e seu amigo blogueiro.

Finalizando

Como você pode ver, dar um presente bacanésimo para um blogueiro só depende de criatividade e cuidado ao escolher. Se você escolher com carinho, com certeza terá em mãos algo inesquecível – tanto para você como para quem vai receber o presente. 🙂

Image Credits: Nice Photo

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Checklist Para Dezembro

Next

Para Começar o Ano Novo

7 Comments

  1. Hi, Mestra…

    Mas que belíssima idéia, Nosphe!

    De minha parte, aceito, de bom grado, qualquer um – preferencialmente todos! – destes mimos maravilhosos.

    Enquanto fico no aguardo (rsrsrsrs), em retribuição, quero desejar-lhe boas festas, feliz natal e um ano novo próspero!

    E que Papai Noel encha seu saco… Com muita paz, saúde e realizações mis!

    []’s @inaciorolim

  2. Nospheratt,
    Saudações de Belo Horizonte!!

    Que criativo este Post!!
    Que criativas as suas sugestões!!

    Engraçado que já dei “Posts de presente”…
    … Mas foi de ANIVERSÁRIO.

    Só que, diferentemente do que você propôs, eu escrevi Posts em HOMENAGEM às pessoas em questão, ressaltando as suas qualidades e a sua importância na minha vida!!
    Quem recebeu, adorou!!

    Se quiser (ou puder) dar uma olhadinha, eis alguns Posts que DEI DE PRESENTE:

    1) Para minha irmã:
    https://www.acatolica.com/2010/09/homenagem-aos-catolicos-nao-praticantes.html

    2) Para minha prima:
    https://www.acatolica.com/2010/10/tema-de-larissa.html

    3) Para outra prima:
    https://www.acatolica.com/2010/08/feliz-aniversario-atrasado-ops.html

    Como meu Blog é very personal, os Posts não distoaram muito do perfil dele.
    Contudo, mesmo um Bloggueiro ou Bloggueira com um blog de tecnologia, política, etc. podem abrir uma exceção e homenagear uma pessoa que lhes foi importante ao longo do ano, concorda?

    Um beijo e PARABÉNS pelo Blosque!!
    Indispensável!!
    MUITO OBRIGADA por ter tornado meu 2010 BEEEM MELHOR!!
    Sem você, meu Blog não seria 1/3 sequer do que é, nem teria o cadinho que tem de…
    … Legal! (Modéstia beeem à parte!)

    Saúde e Paz a você e a Todos os Seus Leitores e Fãs!!

    ~~~

  3. Adorei, são boas ideias. Eu gostaria é de um domínio próprio (alguém quer me dar um? 😉 ), depois de todas as dicas que você deu, Nosphe, sobre ter um domínio só seu.

    Acho que eu mesmo vou me dar esse presente! aushaushuash
    Ah, e Boas Festas, e que (como diz o Inácio acima) o Papai Noel encha seu saco com muita alegria, saúde, felicidade, nesse Natal e em todos os próximos Natais! 😀

  4. ohh… eu nunca pensei em dar um presente pra um amigo blogueiro, mas vendo agora… é uma boa ideia…
    pena que eu não sei mexer em nada pra fazer tema ou essas coisas…
    mas a ideia de fazer um post de presente eu achei bem legal… e ainda divulga o blog neah… gostei bastante =)
    xaau :*

  5. MARIA ADELADIA

    Olá!
    Achei interessante e profissional seu blog!
    Tentei seguir, mas não consegui o ítem disponível!

    Abraços.

  6. patricia

    adoro o teu blog, estou aprendendo aos poucos a blogar com voce. dei dois de presente neste natal….um é o guinchobeach.wordpress.com e o outro gibiteria.blogspot.com
    obrigada pelas dicas! e feliz 2011!
    um abraço,
    patricia

  7. Fantástico este blog. Como não o conhecia antes? Tenho um blog que, para minha surpresa, cresceu muito ano passado e está virando um negócio, então simplesmente amei as dicas para blogueiros. Principalmente os artigos disponíveis em “Plágio e Cópias” e “Começando a blogar”. Parabéns! E, por favor, não parem. Vocês prestam um serviço utilíssimo em nosso meio! É possível eu dedicar um post a vocês, com links para estas duas páginas que já citei acima? Vou escrever primeiramente e depois envio a vocês para autorizarem. Para qual email posso enviar? Abraços, ML.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik