Blogando com Alma... Ainda.

O Mapa Mental do Tesouro

Lá em 2007, o Problogger.net publicou Discover Hundreds of Post Ideas for Your Blog with Mind Mapping (Descubra centenas de idéias de posts para o seu blog com mapas mentais). Para quem não sabe do que se trata, a Wikipédia explica:

Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming; e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.

Eu já conhecia os mapas mentais, mas nunca tinha pensado em aplicar esse método aos meus blogs. Desde então (desde que eu li o post sobre Mind Mapping) eu venho utilizando essa ferramenta mais ou menos regularmente, para encontrar assunto para os meus textos. E funciona muito bem. Vou resumir aqui o método, para que você experimente.

O Mapa Mental do Tesouro

É muito simples. Você pode usar papel e caneta, ou um software específico (procure “mind mapping” no Google e encontrará inúmeras opções, pagas e grátis). Eu uso papel mesmo.

Escolha um dos seus posts, a partir do qual fazer seu brainstorm. Pode ser um dos posts mais recentes (que é o que o Darren recomenda) ou um post que tenha feito sucesso – que é o que eu faço. Escolho posts que receberam bastante links e comentários. Outra opção é escolher um post que você acha que tem potencial para ser expandido.

Escolhido seu post, pegue uma folha de papel e desenhe um círculo no centro dela. Dentro do círculo, escreva o título do post. Comece a pensar em como você poderia expandir esse post com outros textos. Lembre sempre de não censurar suas idéias quando estiver fazendo brainstorm – isto é, criando.

Para cada idéia que surgir, faça um retângulo ou quadrado fora do círculo, ligue o círculo e o quadrado com uma linha e escreva sua idéia dentro do quadrado. Continue pensando até encontrar no mínimo uns 10 tópicos para novos posts. O desenho resultante é um mapa mental.

Qual é a diferença entre isto e uma lista?

Você verá que ao ter suas idéias expostas visualmente, elas geram outras idéias, que geram outras idéias, que… Se você se der o tempo necessário, os quadrados cresceram em sub-quadrados – idéias derivadas das idéias derivadas do seu post-ponto-de-partida.

Para exemplificar como funciona, vou colocar aqui um dos meus mapas mentais – que data de 2007, da minha 1º experiência com esses mapas e o blog. Meu post de partida foi Você é um malabarista? O Stress de Blogar.

O Mapa Mental do Tesouro

Como você pode observar, algumas dessas idéias ainda não foram levadas à cabo (mas estão na minha lista de futuros posts). Outras foram utilizadas em diferentes momentos – embora não com esses títulos exatos. E nem todas seguem exatamente o tema “stress”, mas todas são aproveitáveis. Aliás, se você é esperto, deve ter notado que este mesmíssimo post saiu desse mapa mental. 😉

As cores servem para distinguir entre os diferentes níveis das idéias. Aqui eu mostro 3 níveis; na verdade, esse mapa mental tem mais itens, chega à 5 níveis (incluindo uma série de posts). No entanto, creio que essa imagem é suficiente para exemplificar.

Depois que você terminar seu mapa, é hora de eliminar ou melhorar as idéias que não servirem. Isso feito, você já pode transformar o mapa em lista, começar a fazer rascunhos, decidir em que ordem vai publicar seus posts…

PS – Procurando o link do post do Problogger, encontrei outro com uma idéia excelente: usar este mesmo método, para criar um novo blog. Altamente recomendável: Starting a New Blog? Start With a Mind Map

PS 2 – Um dica final: eu criei a imagem do mapa usando Powerpoint. 😉

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Murphy Também Cai no Porto Cai na Rede

Next

Se O Seu Blog Fosse…

7 Comments

  1. Muito bom o post ! Sou admiradora do seu trabalho e observo onde já conseguiu chegar com sua experiência.

    Anteontem voltando de uma viagem num destes restaurantes de estrada vi um livro que fala sobre mapas mentais… não me lembro do título exato mas é algo “como aprender mais usando mapas mentais”.

    Gosto dessas dicas práticas e aplicáveis de forma simples. Fui lendo e já fazendo num pedaço de papel.

    Obrigada pela ajuda ao nosso trabalho !
    abçs

  2. Parabéns pelo post! Muito criativo…..

  3. Olá Nospheratt!
    Eu ainda não tinha ouvido e nem visto nada sobre Mapa Mental, mas li seu post e antes de comentar aqui fiz o teste, e realmente é muito bom. As idéias vão fluindo de tal forma que não cabem no papel.
    Ao final, obtive um lista grande de futuros posts, e/ou idéias novas.

    Parabéns e obrigado!

    Abraços!

  4. Essas dicas práticas são extremamente valiosas pois ajudam a sistematizar a administração não só do Blog mas também do cotidiano. E o que é melhor: sem perder a criatividade!
    Parabéns pelo post, novamente uma excelente dica!

  5. Nospheratt, fiz meu mapa com a palavra casa.
    Caramba, nasceram muitos temas, nem sei por onde começar….rs
    Qualquer hora desenvolvo.
    Adorei a brincadeira !!!!!!! : )

  6. Nospheratt, escrevi sobre a casa da minha infância.
    Essa é só a primeira casa das muitas que ainda vou comentar: casa dos avós paternos e maternos, tios, casa de amigos, casa da praia e a minha casa atual.
    Um memorial das casas da minha vida…..rs
    Dê uma olhada, depois me diga o que achou.

    Bjs

  7. Jesusi cristinho, já foram 3 crônicas só com o mapa mental usando a palavra casa….rsss O que não faltam são casas na vida da gente.
    O tal mapa rende mesmo!
    Vou fazer outro mapa de assunto diferente senão enjoa. Tá parecendo a “casa da mãe Joana”…rs

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik