Blogando com Alma... Ainda.

Você Está Mentindo Para Si Mesmo?

Uma pergunta incômoda: o que você está fazendo para fazer seu blog crescer?

Não, sério.

O que você está fazendo para fazer seu blog crescer?

Hein? Você não está interessado em fazer seu blog crescer (ter mais visitas, mais leitores, maior reconhecimento, gerar mais $$ (se você monetiza o blog – e sim, isto é um parêntese dentro de um parêntese, me processe :P), receber mais comentários, etc)?

Uél, se você não está interessado em nada disso, volte amanhã, este post não é pra você. Eu gosto de você do mesmo jeito, mas não quero entediá-lo falando de coisas que não são do seu interesse. 😉

Se você está interessado, me diga: o que você está fazendo para fazer seu blog crescer?

Run, Forrest, Run

Eu Sou Chata, Eu Sei

Tá chato ler tantas vezes a mesma pergunta, né? É.

Sabe porque eu tô enchendo seu saco? Porque eu aposto que você ainda não respondeu a pergunta.

E aposto que você não quer saber qual é a resposta. Ou você sabe qual é a resposta mas não quer pensar nela.

Porque a verdadeira resposta provavelmente é “Nada”.

Criar Conteúdo?

Escrever posts é a base de qualquer blog. Mas por muito bons que sejam, os posts por si só não vão fazer o blog crescer. Não na imensa maioria dos casos.

O que mais você está fazendo para fazer seu blog crescer?

Redes Sociais?

Twittar? Publicar no Facebook? “Interagir nas rede sociais”? Comentar em outros blogs? Participar de fóruns e listas de discussão?

Essas atividades estão realmente ajudando o blog a crescer, ou na realidade você está lá só se divertindo e fazendo de conta que são atividades úteis?

Você não tem obrigação de fazer nenhuma dessas coisas com o objetivo de fazer o blog crescer. Mas deve ser honesto consigo mesmo – se o objetivo é que essas atividades ajudem no crescimento do blog, você precisa encará-las e colocá-las em prática de forma diferente de quando são pura diversão.

O que mais você está fazendo para fazer seu blog crescer?

Informação?

Ler dicas e tutoriais sobre SEO, marketing, monetização e coisas assim?

Quantas dessas coisas que você leu você colocou em prática?

Só ler e não colocar nada em prática é o mesmo que ler sobre uma dieta e pretender emagrecer. Não serve para nada além de fazer você perder tempo.

Fazendo de Conta?

Não vou dar respostas nem conselhos hoje.

O que eu quero é que você pense seriamente nessa pergunta.

Porque tendemos a fazer de conta que estamos fazendo as coisas necessárias, quando na verdade temos preguiça ou medo de fazê-las. E depois ficamos putos e frustrados porque não obtemos os resultados esperados. Eu faço isso, e sei que você também faz.

Enquanto não pararmos de fazer de conta, continuaremos com os mesmíssimos resultados. E 2012 será igual a 2011, que foi igual à 2010, e assim substantivamente.

O que você está realmente fazendo para fazer seu blog crescer?

Image: The World According To Marty – CC By-Nd

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

O Natal Ainda Não Chegou, Mas Eu Tenho Um Presente Para Você

Next

O Nome do Dragão

7 Comments

  1. Sabe, Nosphe, já ouvi quem dissesse que crescimento do blog estava diretamente relacionado com quantidade de posts. Não que isso seja mentira, pois assim que o visitante chega pela primeira vez e vê aquele monte de conteúdo vai se maravilhar e indicar e divulgar. Hoje, penso que o crescimento do blog está relacionado a muitas outras coisas tão diversas em quantidade como em variedade. Não é o caso de falar disso agora, pois acho que você o fará noutros posts, mas me dá uma satisfação bastante grande quando vejo blogs com 15 dias de vida recebendo mais visitas que outros que tenho há um ano… Claro, aí entra a discussão de nicho, presença nas redes, relevância pro leitor, mas já que é pra responder o que disse, para meus blogs crescerem eu tenho feito uma coisa muito fácil que é…

  2. Olá Nospheratt,

    Esse seu artigo me deu uma grande inspiração para criar um material especialmente focado nessas “mentiras” que normalmente muitas pessoas criam em torno dos seus projetos, objetivando um “crescimento” ou tentativa de ser maior do que realmente é, quando na verdade, detalhes fazem toda a diferença quando aplicados por nós mesmos em nossos blogs.

    Um abraço!

  3. Willyans

    Posso culpar a falta de tempo e o fim de ano? rs

    Na verdade estou no meio de uma migração do sistema de gerenciamento e estou trabalhando das 7 às 23h. Arrumo tempo para a leitura de rotina nos blogs, mas o projeto de um novo blog continua parado. Estou pensando no domínio e providenciando hospedagem, ou seja, não está completamente parado.

  4. Tenho me esforçado muito para meu blog crescer, pena que demora demais para o blog crescer… É muito trabalho e a gente não vê resultado imediato. Gostaria de ver uma postagem falando sobre o tempo que demora para ter um blog de muitas visitas diárias!

    Abçaços

  5. Teu blog me sacode e inspira. Confesso que acho que faço o que posso e não decolo. Assim, me conformei e pareço até bem satisfeita com as visitas diárias ao ArteAmiga. Mas que gostaria de espalhar um pouco mais isso que sei que tem muita qualidade, nesse mar de blogs sem conteúdo que vejo por aí…
    Obrigada pelas ideias, compartilhamento e incentivo.

  6. Olha o que estou fazendo é melhorando meu português e também estudando inglês e principalmente lendo (ou tentando) alguns livros.
    No começo deste ano eu fiz a migração do blogger para o wordpress e também pretendo ter mais um colaborador no blog.

    Abraço!

  7. Sempre encontro aqui textos fantasticos… muito bom

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik