Blogando com Alma... Ainda.

Como Investir em Publicidade e Aumentar Sua Visitação

Continuando com a série sobre Blogs e Estagnação, vamos ver como usar a publicidade para ganhar visibilidade e aumentar seu tráfego.

Publicidade Coca-Cola

Poucos blogueiros investem seriamente em publicidade (E pode me incluir na lista dos que não o fazem – ainda). Aliás, poucos blogueiros investem em publicidade propriamente dita; a nossa raça prefere publicitar-se através da mídia social – comentários, links, redes sociais e coisas do gênero.

Talvez porque esse tipo de publicidade é grátis, só requer investimento de tempo; publicidade no sentido tradicional da palavra geralmente custa dinheiro.

No entanto, a publicidade é um ótimo meio de atrair visitantes, é claro. E pode custar menos do que você imagina. Vejamos alguma possibilidades:

1 – Anunciar no Adwords

Google Adwords - Publicidade de Baixo CustoEu nunca usei o Google Adwords, mas basicamente ele é simples.

Você cria seus anúncios e escolhe as palavras-chave que deseja relacionar com os anúncios. Os anúncios poderão aparecer nas páginas de resultados de busca do Google, quando alguém pesquisar suas palavras-chave; e em sites ou blogs que exibam conteúdo relacionado à essas palavras, e utilizem Adsense.

Sobre o custo: Não há um gasto mínimo exigido; você decide quanto pagará no AdWords. Por exemplo, você pode definir um orçamento diário de cinco reais e um custo máximo de dez centavos por cada clique em seu anúncio.

Basicamente simples. Claro que se você for levar a brincadeira à sério, terá que criar uns anúncios bacanas, escolher bem suas keywords, analisar os resultados da campanha… Mas com certeza valerá a pena.

Não sabe por onde começar? Comece por aqui:

Centro de aprendizagem do Google Adwords.

Também recomendo que você leia este post do Janio, tanto se você pretende usar Adwords, como qualquer outro tipo de publicidade online:

Publicidade na Internet: as causas do fracasso

2 – Anunciar no RSS de Outros Blogs

RSSNão tenho idéia de quanto pode custar uma coisa assim, visto que vai depender de múltiplos fatores: quantidade de assinantes, visibilidade do blog, quantidade de interessados, frequência de postagem, disponibilidade de espaço no RSS, etc.

Mesmo assim, acredito que se você escolher bem o Feed RSS onde anunciar, pode conseguir uma boa quantidade de visitas, utilizando este método.

3 – Anunciar em Outros Blogs

Anúncios BaratosNeste caso, o preço vai depender da visibilidade do blog onde você vai anunciar, e da experiência que o blogueiro tenha em vender publicidade. As possibilidades vão desde banners até resenhas patrocinadas.

De acordo com minhas pesquisas, poucos blogueiros contam com uma página detalhando opções de publicidade disponível em seu blog, embora a maioria esteja aberta à venda de espaço publicitário. Em muitos casos, o “Anuncie aqui” simplesmente é um link para o formulário de contato do blog.

Encontrei duas exceções: o Lucrando na Rede e o Homem na Cozinha. Deve haver outras, é claro. De qualquer forma, a moral da história é a seguinte: o fato de que um blog não conte com uma página detalhando opções de publicidade não quer dizer que esse blog não vende publicidade. Se você tiver interesse em anunciar lá,
entre em contato com o blogueiro.

4 – Anunciar em Sites de Anúncios Grátis

Anúncie Grátis - IdéiasEste método não é muito utilizado, mas nada impede que você divulgue seu blog em sites de classificados grátis.

Escolhas não faltam: uma busca no Google por “anuncie grátis” retorna quase um milhão de resultados.

Agora, se você vai utilizar esses serviços para anunciar seu blog, prestenção:

  • NÃO FAÇA SPAM!
  • Crie um anúncio bacana. Não fale simplesmente do blog, mas destaque alguma coisa que possa despertar o interesse de quem encontrar o anúncio.
  • Procure uma categoria adequada para publicar seu anúncio. Nem todos os sites de anúncios serão adequados para publicitar seu blog – leia os termos de serviço e as regras de uso, antes de publicar.
  • NÃO FAÇA SPAM!

5 – Anunciar Offline

Publicidade Criativa - FolhetosPublicidade offline (fora da Internet) pode não funcionar para todos os blogs. No entanto, dependendo do tópico do seu blog, basta colocar a criatividade para funcionar, e você encontrará várias oportunidades adequadas.

Por exemplo, se você escreve sobre beleza, você poderia produzir ou mandar fazer folhetos (de novo, sempre: crie anúncios bacanas, que despertem interesse) e distribuí-los no salão de beleza ou cabeleireiro do seu bairro.

Muitos lugares permitem que você deixe panfletos no balcão, sem cobrar nada por isso. Se esse não for o caso, você pode oferecer publicidade no seu blog, em troca da distribuição dos folhetos.

Essa idéia pode ser adaptada a uma variedade de tópicos e locais de distribuição.

Outras opções de anúncio offline

  • Anúncios nos classificados impressos;
  • Publicidade no jornal do seu bairro – inclusive, em alguns lugares existem “guias de serviços locais”, onde é possível publicar publicidade a um custo bem acessível;
  • Colocação de anúncios impressos em locais onde isso é permitido – quadros de anúncios em supermercados, por exemplo;
  • Cartão de visitas. Se você tem um cartão de visitas, porquê não incluir nele a URL do seu blog? A não ser que seu blog seja uma porcaria que você teria vergonha de mostrar ao seu chefe, você pode perfeitamente divulgá-lo no seu cartão.

Cartão de VisitasCaso o tópico ou estilo do blog não “case” com o seu trabalho, então que tal criar um cartão de visita só para o blog?

Desta forma, você decide em que ocasiões e para quem entregá-lo. 😉

________________________

Como você pode ver, publicidade é uma coisa acessível, seja lá qual for o seu orçamento. Claro que, se você estiver disposto a investir algum dinheiro, provavelmente obterá resultados mais rápidos.

Em qualquer caso, quanto maior o planejamento e o esforço que você investir, melhores serão os resultados obtidos. Lembre-se: não há dinheiro que salve uma campanha publicitária mal-feita.

No próximo post, vamos ver como investir no seu leitor pode alavancar o crescimento do blog. Até lá!

Enquanto isso, veja outras estratégias para estimular o crescimento do blog:

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Convide Outros Autores Para Renovar Seu Blog

Next

Feed-se – A Primeira Revista Feita por Blogueiros – Edição 2

11 Comments

  1. Oi Nospheratt;

    Seu artigo veio em boa hora. Estou estudando formas de divulgar meus blogs além das formas tradicionais que são amplamente divulgadas por blogueiros mas confesso que estou meio perdido. Agora já dá pra ter uma noção de onde focar.

  2. Leo: Minha intenção era essa mesma: sair do tradicional.

    Acho que estamos acostumados a usar sempre os mesmos meios, e estamos desperdiçando muitas oportunidades por aí. 🙂

  3. Esse post reforça ainda mais a minha intenção de divulgar meu blog através de outros veículos.

    Outra forma, dentre as citadas, também pode incluir a publicidade atráves de camisas. Estou pensando seriamente em confeccionar uma camisa para o meu blog.

    Parabéns por mais um belo post, NOSPH.

    Um abraço e sucesso,

  4. Olá. Já havia passado pela minha cabeça um possível aumento na publicidade de meu blog, cheguei até fazer orçamentos em jornais de minha cidade e outras vizinhas.
    Bom que encontrei seu blog. Assim posso complementar mais minhas idéias e fazer algo concreto, que dê um resultado esperado.
    No mais, obrigado. Continue assim.

  5. Virtualmartins: Obrigada. Eu acho que toda forma de publicidade é válida, desde que seja ética. 😉

    Danilo: me alegra ser útil, e torço para que você consiga os resultados que deseja. De nada, e pode deixar que continuarei! 🙂

  6. Olá Nospheratt.

    Você que tem experiência com blogs, teria um plugin do próprio wordpress, para me indicar para cadastro dos anunciantes?

    Na verdade não seriam anunciantes, eu só queria fazer uma listagem de advogados por estados e cidades, com alguns dados de contatos deles.

    Me sugere algo?

    Abraço e parabéns pelo trabalho (sem querer puchar o saco rsrsrs, mas o seu blog é realmente um dos mais completos em termos de recursos de blogs, na minha opinião).

  7. Incrível, agora que notei que grande parte dos seus postes são de 2006 a 2008, e isso não é ruim, não neste caso, pois eles são atualíssimos e servem de reforço para os novatos e aqueles que querem utilizar novas formas de publicidade!

    Lembro que comecei no caminho inverso, com o meu blog, pois procurei por todas as partes blogs para poder divulgar o meu, mas me deparei com o preço em torno de 100 a 150 reais (cheguei a contatar você, eu acho. Você é proprietária do Templates Para o Novo Blogger?), nada muito caro, mas me assustou no começo! Então parti para o adwords, gastei uns 7 reais por 50 visitas, nada mal. Só então fui conhecer uma fonte de visitas gratuitas, os sites de armazenamento de artigos. E agora aprendi com você neste série para tirar o blog da estagnição, na parte das dicas para Networking, outras formas de divulgação.

    *a próposito, quebrei uma das regras que você nos ensinou: “nunca publique seu site/blog nos cometários”. Mas achei que fosse uma chance, e o fiz! Espero que não se importe desta vez.

    TchaUUUUU e Obrigado (again)!

  8. Incrível, agora que notei que grande parte dos seus postes são de 2006 a 2008, e isso não é ruim, não neste caso, pois eles são atualíssimos e servem de reforço para os novatos e aqueles que querem utilizar novas formas de publicidade!

    Lembro que comecei no caminho inverso, com o meu blog de anúncios de empregos, pois procurei por todas as partes blogs para poder divulgar o meu, mas me deparei com o preço em torno de 100 a 150 reais (cheguei a contatar você, eu acho. Você é proprietária do Templates Para o Novo Blogger?), nada muito caro, mas me assustou no começo! Então parti para o adwords, gastei uns 7 reais por 50 visitas, nada mal. Só então fui conhecer uma fonte de visitas gratuitas, os sites de armazenamento de artigos. E agora aprendi com você neste série para tirar o blog da estagnição, na parte das dicas para Networking, outras formas de divulgação.

    *a propósito, tentei mandar um link por este comentário, mas quando tento enviar a página do teu é direcionado para uma página em branco. E quando mando o comentário sem o link ele funciona normalmente, como é o caso.

    TchaUUUUU e Obrigado (again)!

  9. Ótimas dicas!
    Tinha informações ai que eu não utilizava!

  10. Bom, atualmente estou tentado a investir em divulgação offline. Já que meu blog é bem específico, trata de esportes da Região onde moro, resolvi divulgá-lo de duas formas: primeiro em programa de rádio que fala sobre o mesmo tema que o meu blog e com panfletos em jogos. O que acha disso?

  11. Ótimo artigo… já estou com algumas idéias inclusive para o Off-line…

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik