Blogando com Alma... Ainda.

Hierarquia dos Blogs e Estagnação

Alguns meses atrás o blog Daily Blog Tips publicou uma coisa que eu achei interessante: a Hierarquia dos Blogueiros de Sucesso. Ele desenhou a “pirâmide alimentar” dos blogueiros, dividindo-os em 4 categorias, como você pode ver no link acima.

No entanto, ele focou sua hierarquia no rendimento dos blogs, e sua pirâmide reflete a realidade da blogosfera angla, mais que nada. Fiz pequenas modificações, as quais a meu ver refletem melhor a nossa Efigênia (e que deixam de fora o quesito monetário):

Hierarquia dos Blogs e Estagnação

Hierarquia dos Blogs

Blogueiro – Qualquer um que tem um blog. Mas sobretudo quem está começando, quem ainda é desconhecido ou conhecido por uns poucos; blogs obscuros, de visitação restrita e comentários mais ainda.

Aqui se incluem também todos os que não estão preocupados com nada mais que escrever, os que não levam o blog à sério, os que levam à sério mas ainda não chegaram à lugar nenhum, e vários etcéteras.

Estabelecido – Quem já conseguiu estabelecer seu blog; tem um número razoável de visitas diárias, comentários e inbound links.

Interney - O Guru dos Blogs BrasileirosConta com um número também razoável de leitores fiéis, seu nome/nome do blog é mais ou menos conhecido pela blogosfera afora, e já tem uma boa quantidade de conteúdo publicado.

Reconhecido – Aqui temos os blogueiros famosos, gente que já está na estrada há algum tempo. Suas visitas diárias se contam aos milhares (às vezes, dezenas de milhares).

Recebem MUITOS comentários e tem MUITOS assinantes de feed; gente que é referência dentro da sua área, e que recebe uma enorme quantidade de links. São aqueles que “chegaram lá”, digamos.

Guru – Bem, a não ser que você seja o Interney ou o mestre Inagaki, você não se encaixa nesta categoria. 😛

A Difícil Escalada

Todo mundo começa por baixo, na 1º categoria. A maioria dos blogs nunca sai desse lugar; seja porque são abandonados e morrem aí, ou por falta de competência.

Passar à 2º categoria não é difícil; é trabalhoso e leva um certo tempo – e sabemos que o pessoal não tem paciência nem constância para trabalhar.

No entanto, basta produzir conteúdo de qualidade, e fazer o dever de casa (bom design, networking, participação ativa na blogosfera, etc.) e você chega lá. Ou seja, essa primeira transição depende de você, mais que nada.

O que é difícil mesmo é passar de “Estabelecido” à “Reconhecido”. É comum que nessa fase (tendo se estabelecido) o blog entre em estagnação – as visitas se mantêm estáveis mas não aumentam, você é referenciado mas não muito, é notado mas não tanto quanto deveria ou gostaria.

Nem todos os blogs vão ser famosos

A triste realidade é que nem todo mundo vai conseguir passar ao reconhecimento. Na maioria das vezes, não por falta de talento, mas por falta de oportunidade, de espaço, de público, de tempo, e até mesmo de sorte.

Por exemplo, mesmo que você escreva supimpamente bem, sua popularidade sempre vai depender dos assuntos sobre os quais escreve. Existe muito mais gente interessada em BBB8 do que em Literatura, isso é fato. Chore comigo: buááááá! Ou, em Latim: Mecum omnes plangite! (Todos choram comigo! – da letra de Carmina Burana).

Divago. Fato é que após atingir um certo patamar, seu blog pode cair na estagnação. Se essa modorra continuar por muito tempo, é provável que o blogueiro perca a motivação que dá gás ao blog – o que só piora as coisas. Caso isso aconteça, estive matutando algumas estratégias que podem colocar seu blog em movimento ascendente novamente.

Estratégias para Estimular o Crescimento do Blog

Hierarquia dos Blogs e Estagnação

Não entende bem o quê esses pontos significam? Não tema!

Cada uma dessas estratégias será explorada mais detalhadamente em próximos posts. Caso você ainda não o tenha feito, assine meu feed (ou receba as atualizações por email, inscrevendo-se na sidebar).

Photo Credits: Sam Segar | Christophe Libert | Asif Akbar

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Blog Brand – Elementos da Marca – Valores

Next

Venda o Que as Pessoas Querem Comprar

40 Comments

  1. Guru mesmo são or irmãos Brain, foram capa do Google hj. Hehehehehe

    O que é mais fácil ser guru da blogosfera ou subir o monte Everest?

  2. OMG, to meio barbudo ali naquela foto! 😛

  3. A propósito nessa categoria de Guru tem um tal de Alexandre Inagaki com quem eu me aconselho! 🙂

    Ao topo do Everest vc pode pagar alguém pra te levar, já fazer alguém ser como o Inagaki nem naqueles programas tipo “Esquadrão da Moda ou Dez Anos Mais Jovem” 😉

  4. Nospheratt

    Fernando: Capa do Google? Onde?? E eles ensinam alguma coisa? Pergunto porque isso é requisito para ser guru, viu? 😛

    Quanto à sua pergunta, eu seria absoluta e irremediavelmente incapaz de te dar uma resposta melhor que o nosso guru, é claro. 🙂

    Edney: Como eu não sou besta de discutir com guru, já dei um apideite no post, e tá linkado o guru de gurus. 😀

    E acho que nem com experiências genéticas seria possível criar outro Inagaki… ou outro Edney, for that matter. Só se fosse clone.

    Não sei se já te disse, mas pelas dúvidas aqui vai: Eu te admiro pra caralho de filme pornô, Edney! Também admiro o Ina, ele é um ídalo pop cult como não há outro… mas você é O CARA.

    E não só pela grana (a quantas anda a contagem?) mas pelo que você demostra ser, pela Efigênia afora. Realmente, te admiro MUITO! 🙂

    Beijão, e mande saudações para o mestre, por gentileza. 🙂

  5. Eu estou ali na base da pirâmide, já quis sair, mas hoje estou indiferente.

  6. Que rasgação de seda…. rs rs
    Pra mim você é “uma Guru”, Nospheratt rs rs

    Abraço!
    PS: Parabéns acima de tudo pelo trabalho que cada um realiza! Isso é o mais importante!

  7. É menininha você não é fácil, hoje mesmo vi seu twitter com a mensagem “inspiração preciso de inspiração” ou algo do tipo, e do nada você tira esse belo post, e ainda com direito a continuação, O.o ps. o interney comentou o post, duas vezes… OMG

  8. Carapuça vestida. 😛

  9. Quais níveis a pessoa é considerada uma miss cangaiba? rs rs rs rs

    Eu acho que a parte “guru” tem uma área muuuuuuuuuito menor… e a “blogueiro” muuuuuuuito maior, não?

    Blog é como micro-empresa… fecha tudo com menos de 3 anos de vida… Se passar disso, atinge outro nível!

  10. Nossa, o Bin Laden da internet brasileira me respondeu, vou começar a juntar uns trocados e vou pro Everest.

    Pra ser guru tem que ter além de vários adjetivos, tb tem q contar com o tempo,pois ninguém vira estrela da noite pro dia (não to falando de BBB, e desde quando BBB tem estrela???)

    Agora, o tempo necessário pra ser guru é outro post pra Nospheratt.

  11. Tudo bem, tudo certo, mas o que o seu blog está fazendo na categoria de blogueiros? Será pelo tempo de vida do novo nome?

    Pode pular ao menos uma aí.

    Ou ir direto para o topo!

  12. Nospheratt, minha dúvida está no nível “estabelecido”. Quantas visitas diárias, em média, determinariam um blog neste estágio? E, no caso de blogs monetizados, qual seria a média mensal de rendimentos?

    Parabéns pelo artigo.

  13. Ale Rocha, é mais ou menos isto a sua resposta

    O Que Significa Ter Um Blog De Sucesso?

  14. Ah, só estabelecido já ta bom. é só um hobby mesmo.

    tem bastante links por aí, e o que mais me irrita, muita gente fazendo hotlink nas minhas imagens, o que demonstra em parte algum sucesso
    ou demonstra que minhas fotos sao boas.

  15. Nospheratt

    Ostrock: Isso te dá muita tranquilidade, não?

    Carlos Fran: Rasgação de seda nada, eu sou absolutamente sincera! 🙂

    Muito obrigada! Eu estou longe da categoria Guru, mas eu procuro ensinar tudo o que sei e o que vou aprendendo. Ser reconhecida por isso é extremamente gratificante, valeu pelo apoio! 🙂

    Pedrotxp: 🙂 Vou te contar um segredinho, não foi do nada não… Eu já falei várias vezes aqui que anotar todas as idéias que surgem é importante; bem, eu faço isso. Então, tenho uma fonte de assuntos e tópicos, para quando precisar. 😉

    E o pai Ney é gente finíssima, não se corrompeu com os milhões de dólares que ganha com seu império do mal. 😛

    Lu Monte: Menina, você é o caso clássico dos livros de estudo… muito talento, muito esforço, longe de obter o reconhecimento que merece!

    It sucks, é claro. Mas quem sabe alguma das minha idéias pode te ajudar… espero que sim, vamos ver! Smuack!

    Jonny: Miss Cangaíba é a partir do reconhecimento, creio eu. 🙂

    E sim, as proporções da pirâmide não estão “anatomicamente corretas”. No topo deveriam caber só uns 2 gurus, e na base porrilhões. 😛

    É isso aí, amigo. Desiste e fracassarás. 😉

    Fernando: 😀 Faz bem, não se desperdiça conselho do Ney, jamais.

    Verdade. Tempo de estrada, e tempo para atender as responsabilidades e tarefas que estão embutidas no cargo. Idéia anotada, talvez vire post. Valeu! 🙂

    Tico: Na verdade, isso é só a “marca d’água” da imagem. Sinceramente, acho que estou na região fronteiriça entre “Estabelecido” e “Reconhecido”. Muito obrigada pela força! 🙂

    Ale Rocha: Eu diria que no mínimo, 1000 únicos por dia – a partir daí é possível considerar-se estabelecido; mas é preciso levar em conta o resto dos critérios que expliquei ali.

    A questão monetária é difícil de quantificar, pois varia MUITO segundo o tópico do blog. Acho que nesse estágio você ganha “alguma coisa”, que pode ir desde uns poucos dólares por mês, até uma graninha pra torrar nos fins de semana. Mas isso é pura especulação.

    E te recomendo ler a resposta que o Fernando indicou, lá tem outros pontos de vista sobre isso. 🙂

    Fernando: 🙂 Obrigada!

    Danilo: Viu? Tudo depende de nossas expectativas e objetivos. 🙂

    Sem querer tirar o mérito das suas fotos, isso demonstra mais que nada que essas pestes são uns preguiçosos sem-vergonha e FDPs. Tem jeito de evitar hotlink no WP hosted, me parece. Procure informação por aí. 🙂

  16. EHHHHHHHHHHHHHH!!!!

    segundo a Nospheratt o jonnyken.com já pode ser considerado “estabelecido” :p

    isso me deu a idéia de escrever sobre micro-empresas X blogs… vamos ver se reuno argumentos para conseguir um texto legal!

  17. Nospheratt

    Jonny Claro que sim! 🙂

    Lembrando que a maioria dos blogs não sobrevivem aos 3 primeiros meses – o prazo de vida das microempresas que morrem é bem maior, não?

    As pessoas não sabem, mas cada mes que o blog sobrevive é uma vitória, um passo em direção à sair do montão.

  18. Na tua pirâmida adaptada, ficou parecendo que o blogsque faz parte da base 😉

  19. Nospheratt está no caminho certo pra Guru, só falta aparecer um pouco mais por aí 😉

  20. Olha, eu venho do mundo corporativo, onde várias referências usadas por vc aqui são bastante comuns. Vou lhe dizer uma coisa: acho cruel esse universo blogger. Muito mais duro do que o mundo corporativo, acredite. Porque aqui as coisas têm acontecido num rítmo vertiginoso (o que é natural na web) e isso tem um preço alto, seja no sucesso ou no insucesso. Enfim, blogar e viver disso é uma tarefa realmente, definitivamente, hercúlea! O QUE FOI FEITO DA FORMA DE FAZER EDNEYS E INAGAKIS – me diga vc, minha deusa?! rs
    Parabéns pela lucidez desse post. Beijão!

  21. Ah, faltou uma nuvenzinha ali sobre a pirâmide… que é a posição das deusas na hierarquia, né? 😉

  22. DÃÃÃÃÃÃ!

    Faltou raciocínio, mas a idéia é a mesma.

    Diferença básica entre super-professora e guru?

  23. Nospheratt

    Melo: Pelamordadeusa. Quem vai achar que eu estou lá, despois da definição que eu dei? Mas enfim, assim que recuperar meu PC das garras do Licum, vou alterar essa porcaria.

    Brigadim pela visita, sempre um prazer. 😉

    Edney: Hum, uma dica do Guru não se despreza, mas me parece que essa veio meio dúbia… Fico muito gradecida, mesmo assim, ó amado mestre. ^^

    De qualquer forma, eu nem aspiro a ser guru, pelo menos ainda. Tenho que comer umas toneladas de feijão preto, pra sequer pensar em chegar perto dos mestres. 🙂

    Wagner: Meu caro, lo sebo. Inclusive blogar como hobby, sem pensar em dinehiro, e conseguir reconhecimento por isso, é duríssimo, dificilímo.

    Eu acho que o Ney e o Ina (e outros) tiveram uma vantagem de certa forma “injusta”; eles foram pioneiros, chegaram primeiro e desbravaram um mundo novo. Nós, o resto, somos apenas aventureiros que vieram atrás deles, procurando riquezas e fama. 😉

    Eu fico ali mesmo, perto da linha que separa estabelecido de reconhecido… mas sem dúvida as meninas pairam no Olimpo, você tem muita razão! 🙂 Smuacks procê!

    Tico: Uai, Tico, a mesma diferença que tem entre eu e o Edney… Ele e os poucos da laia dele estão a anos luz de separação, em outra galáxia, far, far away.

    Acho que pra chegar lá, só construíndo um foguete que viaje no tempo, huahauhauahau! 😀

  24. baralho! eu acho que me encontro no patamar mais baixo dos mais baixos, mas já fiz vários do itens que você citou pra um blog estagnado andar de novo! Convidei gente pra publicar coisa no PI (apesar dos “bele, vamo lá” ninguém escreveu nada ainda rs…), tentei multiplicar sucessos anteriores (mas não deu certo, meu pico de visitas foi com o review da VIP de janeiro, mas o da de fevereiro foi um fracasso), mudei a direção do blog (pelo menos temporariamente, resolvi voltar à origem dos reviews e indicações) e to o tempo todo tentando trabalhar o networking rs… será que eu subo além da média de 60 visitas/dia? rs…

    beijos Nosph!!

  25. Ou continuar sendo quem você é!

    Faz o seguinte:

    Continua subindo assim e me passa os planos do foguete. Aí, você e o Edney me esperam lá (lá em cima) e a gente se encontra daqui uns dez ou vinte anos. Porque, pelo que já deu pra ver, se para construir um blog decente leva tanto tempo, imagina um foguete desses.

  26. Nospheratt

    Johnny C: Pelo que você diz, acho que seus esforços estão desordenados. Tente criar um plano, com metas simples, e decida como vai trabalhar em direção à elas.

    De qualquer forma, é uma questão complicado, e nada vai funcionar como um passe de mágica… Você terá que dispender muito esforço, durante muito tempo. Infelizmente, é assim que funciona.

    Tico: Tu é um doce! ^^

    SE algum dia eu chegar no nível do Ney, ele já vai estar na categoria de “mestre ascendido”,ahahahahahaha!
    Beijo!

  27. Tenho um blog no qual escrevo sobre política e vivo esse dilema de como fazer a sua audiência crescer um pouco mais. As suas dicas foram muito interessantes. Se puder me visitar e me mandar um e-mail dando orientações mais específicas para minha página ficaria imenssamente agradecido. Para começar poderíamos fazer uma troca de links.

  28. Nospheratt

    Luiz: Eu não troco links. Nem tenho mais tempo para fazer análises personalizadas, e muito menos para enviar emails sobre isso, desculpe.

    Não há nada que eu possa te dizer que não esteja (ou vá estar) no blog, e só você ler meus posts e encontrará informação abundante.

  29. Nosph! no final das contas, eu me precipitei um pouco quanto a dizer que o sucesso com o review da VIP de janeiro não tinha se repetido com o preview da VIP de fevereiro… quinta e sexta da semana passada tive dois recordes seguidos de visitas: 148 na quinta e 231 na sexta =)

    mas como veio o carnaval, eu viajei e não consegui postar nada nesse meio tempo… a média voltou pros 40~50 visitantes diários. Aliás, isso é uma coisa que me deixa curioso… 40~50 visitas diárias, com alguns picos de vez em quando, é uma taxa boa pra um blog que fez 3 meses de vida dia 27/01?

  30. Nospheratt

    Johnny C: Achei legal teu blog. E achei legal teus reviews da Vip, não era o que eu pensava. Me parece uma forma bem boa de caçar paraquedistas. Claro que não vai ter o retorno estrondoso dos posts “Fulana pelada, veja fotos”, mas você está atraindo visitas e oferecendo informação de verdade.

    O resto também gostei. Só te sugiro colocar fundo claro, o design do blog é lindo, mas dificulta a leitura.

    Sobre as visitas. O importante é: elas estão crescendo (mesmo que devagar)? Essa media é baixa, mas depende de muitos fatores, fazer uma avaliação dessas. Acho que você produz bom conteúdo, se se dedicar bastante ao networking, pode aumentar bastante a visitação.

  31. nossa, eu tava abrindo emails de comentários e deles abrindo os links pras páginas, mas quando vi sua resposta parei tudo e vim responder!

    primeiro, muito obrigado MESMO pelos elogios! Já tive alguns, mas a maioria foi de amigos (contam bastante, mas não conhecem muito). Ouvir um elogio de alguém que escreve sobre blogs… é inspirador! =)

    E a idéia tanto do preview quanto do review é exatamente mostrar conteúdo. Caço paraquedistas? Sim, tanto que os picos acontecem uns dias após eu publicar o post e depois as visitas voltam ao nível normal. Mas não quero baixar o nível do blog pra caçá-los!

    Em relação ao design… eu peguei o que eu mais gostei do wordpress enquanto estou por lá. Assim que melhorar um pouco mais as visitas diárias eu vou desembolsar uma graninha e pagar hospedagem, ai vou fazer uma geral no layout e cores.

    Quanto as visitas… não sei dizer agora de cabeça se a visitação diária tem aumentado mesmo que devagar – o wordpress tá chatinho pra abrir a página de stats. Mas no geral, tem subido sim. Pra voce ter uma idéia, em janeiro foram 1658 visitantes no mês todo, e nessa primeira semana de fevereiro já foram 490 (sem nenhum post novo ainda – shame on me).

    de novo, estou sem palavras pelos elogios! muitissimo obrigado!!! =D

  32. Muito bom o teu blog, realmente agrega ao visitante. Fora isso o bom humor ns deixa muito avontade tanto para ler artigos, quanto para comentar.

    Se por agora se encontra entre o estabelecido e reconhecido, esta é, sem dúvida só uma etapa diante de tudo que conseguirá.

    Seu Blog é muito bom, e a sistemática deixa gostinho de quero mais.

    Muito sucesso pra você!!!!

  33. Nospheratt

    Johnny C: De nada, uai. O mérito é todo seu! 🙂 E muito obrigada pelo carinho, viu? ^^

    Mallmann: Nossa, obrigada pelos elogios, volte sempre! E sucesso pra você também! 🙂

  34. Nosph! não tem como não sentir apreço por alguém tão atenciosa! Mas agora eu tenho um pedido: vai ver a bagunça no portal novo? rs…

  35. Nospheratt

    🙂 Brigada!

    Eu até fui lá, mas estou no PC de outra pessoa, e o monitor é de 800×600. O layout está todo quebrado, quando chegar em casa e tiver tempo eu volto.

    Mas você devia dar uma olhada nessa questão da resolução, viu? Ainda tem muita gente que usa 800×600.

  36. a idéia é que coubesse de boa num 800×600, mas como eu não fiz o layout – peguei e entupi de coisas só, não fazia idéia de como ficaria… ainda mais que meu note usa 1280×800, ai já viu né?…

    mas eu não sei, tem algo naquele layout que não gostei. acho que vou jogar ele fora e pegar um layout padrão mesmo como o antigo pra segurar as pontas, e ir testando outros em um subdominio por lá…

  37. Nospheratt

    Eu acho que o layout novo ficou bem bom. 🙂

  38. brigadu =)

  39. Parabéns pelo seu blog, muito boa essa matéria, algum dia chego a ser guru…

  40. Johnny C: De nada! 🙂

    Matheus: Muito obrigada, e boa sorte! 😀

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik