Blogando com Alma... Ainda.

Blog Brand – Elementos da Marca – Valores

Blog Brand - Elementos da Marca - Valores Continuando com a série sobre Blog Brand – a marca do seu blog, hoje vamos ver mais um elemento necessário para definir sua marca: os Valores.

Valores da Marca

O quê a marca defende? Contra o quê ela luta? Em quê ela acredita?

Este é um ponto delicado. Os valores da marca do seu blog estão intimamente relacionados com os valores do blog, os quais nascem do seu próprio sistema de valores.

Provavelmente você nunca pensou no caso, mas estou certa de você os têm, e os aplica (conscientemente ou não) ao seu blog.

Seus valores norteiam a sua atividade blogueira, sejam eles quais sejam.

Exemplos de Valores:

Honestidade: Você se preocupa com dizer a verdade, com reconhecer suas fontes, com postar conteúdo legítimo. Caso você cometa um erro, admite esse erro e pede desculpas.

Blog Brand - Elementos da Marca - ValoresEngajamento social: Você faz questão de divulgar as causas que considera justas, de disseminar informação importante, se posicionar-se abertamente contra o que está errado.

Ética: Você se abstém de publicar qualquer coisa que possa ser considerada enganosa, duvidosa ou prejudicial para outros – mesmo que isso possa lhe beneficiar.

Os valores são uma coisa extremamente pessoal, e variam muito de pessoa à pessoa. Pessoas que têm os mesmos valores os colocarão numa escala diferente, dando mais peso à alguns valores, em “detrimento” de outros.

Associando Sua Marca aos Seus Valores

Esses valores são percebidos pelo público (leitores, visitantes, outros blogueiros) através de suas palavras e de suas atitudes. A “marca” Nospheratt está bastante associada com a luta contra o plágio, não só por causa dos textos que escrevi sobre isso, mas pela minha militância nesse sentido.

Não basta escrever um texto sobre seus valores, e deixá-lo juntar poeira nos arquivos. Para que sua marca seja associada com os valores que você deseja, é preciso:

1 – Definir esses valores.

Pergunte-se quê valores determinam sua forma de blogar. Onde estão seus limites? Por quê coisas você luta? Quê coisas você não faria em hipótese alguma? Onde estão as “áreas cinzentas”?

O Problogger.net tem um excelente post sobre definição de valores para o blog, que sem dúvida vale a leitura: Strategic Blogging – Values.

Blog Brand - Elementos da Marca - Valores2 – Informar ao mundo sobre seus valores

Não é necessário escrever um post sobre seus valores; o melhor é deixar que eles transpareçam através de todos os textos que você escreve.

Se você conhece seus valores, eles o guiarão naturalmente.

3 – Ser consequente em suas ações

Este é o ponto fundamental, onde tudo converge e dá o resultado esperado. Aja de acordo com os valores que você defende, sempre. SEMPRE!

Seus valores devem nortear tudo o que você faz: a escolha de assuntos, a forma de expressar suas opiniões, os comentários que você deixa em outros blogs, a forma de responder comentários em seu blog, movimentos dos quais você participa e práticas que você adota, textos escritos para outros blogs, participações em listas de correio, interações diretas com outras pessoas (email, chat, Twitter, etc.).

Não há desculpa possível para dizer uma coisa e fazer outra; pega mal, muito mal. Se você critica blogs caça-paraquedistas, dizendo que são anti-éticos e etc; e depois publica posts caça-paraquedistas escondidos no seu blog, que tipo de valores você está mostrando? Você acha que vai ser citado como exemplo de quê?

Siga o Conselho da Sua Mãe

Blog Brand - Elementos da Marca - ValoresAposto que sua mãe lhe disse alguma vez:

“Não deixe rabo para os outros pisarem!”

Ela tem razão. Mães têm razão em muitas coisas, mas infelizmente só compreendemos isso quando já somos mais velhos.

Photo Credit: Simona Balint

Por incrível que pareça, muitas coisas que sua mãe lhe ensinou são valiosíssimas para blogar. A sua escala de valores é uma delas. Pense nisso!

No próximo post da série, veremos os Gostos/Aparência da marca. Até lá!

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Ferramentas para Combater Copiadores: Informação e um Plugin

Next

Hierarquia dos Blogs e Estagnação

6 Comments

  1. O meu eu escrevo com os valores que mamãe me ensinou viu!

    🙂

  2. As vezes eu canso de blogar, ler blogs, comentar, feed, tudo isso tem hora que da vontade de arrancar a tomada do pc e ir fazer outra coisa que não tenha nenhuma relação com o mundo digital… Enfim, blogs trazem muita responsabilidade que as vezes não estamos preparados ou simplesmente queríamos não ter que lidar com elas, esse valores que você citou são mais um “peso” diário na consciência de alguem que quer algum dia se dizer um blogueiro.

  3. Não há desculpa possível para dizer uma coisa e fazer outra; pega mal, muito mal. Se você critica blogs caça-paraquedistas, dizendo que são anti-éticos e etc; e depois publica posts caça-paraquedistas escondidos no seu blog, que tipo de valores você está mostrando?

    Pois é, tem aquele blogueiro… e aquele outro… Tomara que sejam seus leitores (e o são, hehe…)

  4. Honestidade e ética sempre! E sempre pensar na responsabilidade diante dos leitores, simples não é?

  5. Nospheratt

    Caloã: Não me diga! Sua mãe deve ser uma figura e tanto, então! 😛

    Pedrotxp: Todo mundo cansa de vez em quando. É natural, justamente por causa das responsabilidades que você menciona. Mas só os fortes continuam em frente! 😉

    Noronha: É, pois é, sabe como é… eu nem tinha pensado nisso, viu? 😛

    Evandro: Esse deveria ser o espírito de todos, sempre… mas infelizmente não é. Blé.

  6. Olá. Valores passamos de forma consciente e inconsciente a não ser que o blog seja extremamente técnico evite qualquer referência ou opinião. Ainda assim transmitiremos uma imagem pela conduta ética ou não ética.
    A propósito o que são blogueiros paraquedistas, se me perdoam a ignorãncia de jargão. Bjo Elisabeth

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik