Blogando com Alma... Ainda.

Faça um Seguro de Vida Para Seu Blog

Já analisamos as piores crises que um blog pode sofrer. A questão agora é, como podemos estar preparados para minimizar ou eliminar completamente as consequências negativas de um problema grave?

Como em qualquer outro sistema de prevenção, o primeiro passo é prever os possíveis cenários problemáticos. Isso feito, o passo seguinte é elaborar um plano de contingência, isto é, planificar antecipadamente estratégias alternativas e sistemas de apoio.

Para isso, vamos rever os pontos de ontem e ver o que podemos fazer a respeito de cada um.

1 – Perda de Dados

Neste caso, a palavra chave é BACKUP. Um processo simples e indolor, mas ignorado pela ampla maioria das pessoas que utilizam a informática e a Internet. Conheço inúmeros casos de pessoas que “deixaram para amanhã” a cópia de seus arquivos, e viram desaparecer toda sua informação e seus dados em um piscar de olhos. Parece exagerado, mas amanhã pode ser tarde demais. Nunca se sabe quando um virus vai infectar seu PC, ou em que momento os arquivos de seu sistema podem sofrer uma corrupção irreparável.

É importante não depositar todos os ovos na mesma cesta. Isso significa que é necessário contar com mais de um backup de seus dados, guardados em lugares diferentes. Existem muitas opções: seu HD (por favor, guarde os dados em uma partição diferente do lugar onde seu OS está instalado; assim, quando for necessário reinstalá-lo, a informação estará à salvo e fora de seu caminho), CD’s, memory sticks, discos externos, DVD’s, a Web… inclusive alguns serviços de Web Host oferecem backup de dados automático ou On-demand (à pedido). Consulte sua empresa.

Lembre-se de incluir no backup TODA a informação: posts, fontes de informação, emails, agendas de endereços, comentários (se for relevante em seu caso), bases de dados, projetos, etc. Talvez até mesmo seus favoritos; em suma, tudo o que for importante, fundamental, ou que exigiria tempo e esforço em ser recuperado.

Pessoalmente, além de guardar cópias dos arquivos, estou armando um cd com os programas e plug-ins que costumo usar. O CD inclui, por exemplo: meu leitor de notícias (pois uso o RSSOwl, instalado no PC), um editor de blogs (w.Bloggar), tag generator, e coisas assim. Praticamente todos os programas podem ser encontrados na web facilmente; mas ao reuní-los em um só lugar, de fácil e rápido acesso, estou economizando tempo, caso tenha que reinstalar o PC. Pense nisso.

Quanto aos feeds, especialmente se sua lista é grande, o melhor é manter um arquivo OPML atualizado. A maioria dos leitores de notícias oferecem a opção de criar um arquivo desses de forma rápida e simples; assim você poderá, em caso de perda de dados, recuperar a lista com uns poucos cliques.

Por último, assegure-se de que seu backup funciona corretamente, e mantenha-o atualizado. De nada serve uma cópia de dados desatualizada, ou que não funciona quando você precisa restaurar seus arquivos.

2 – Problemas com a Conexão Internet

Imagine que, como eu, você inesperadamente se veja sem seu serviço de conexão habitual. O que você faria? Devo confessar que o que eu fiz, foi SURTAR. Sério. Reconheço que não enfrentei a situação de forma muito adequada. O que me consola é que aprendi com meus erros.

Em primeiro lugar, se você tiver que trocar de serviço de conexão, informe-se bem sobre os prazos de desconexão-conexão de ambas empresas. Planeje corretamente, baseando-se nisso, e certifique-se de não ficar sem serviço por mais de três dias. Nesse caso, você poderá informar seus leitores que terá um breve recesso no blog, qual a razão disso, e pronto: problema resolvido.

Para outras eventualidades, planeje um sistema alternativo. Escrever em casa e ir a um cyber só para postar, usar a conexão de um amigo ou vizinho, ter um módem disponível em casa, sao algumas opções. O importante é decidir com antecipação o que fará, para não perder tempo surtando 🙂 ou procurando uma solução, quando o problema já está no seu nariz.

3 e 4 – Ausência do Escritor

E quando você não está disponível para escrever? Seja voluntaria ou imprevistamente, se seu blog é um projeto a longo prazo, é inevitável que hajam momentos de ausência. O que fazer?

Como comentei ontem, recentemente Darren Rowse, o responsável pelo Probblogger, ausentou-se durante aproximadamente duas semanas, devido ao nascimento de seu filho. Nesse período, ele usou algumas estratégias inteligentes, que podem ser copiadas por qualquer um:

  • – Deixou um amigo-blogger com a tarefa de escrever alguns posts durante sua ausência;
  • – Nos dias prévios à sua licença-paternidade, mandou por email a algumas pessoas uma “entrevista de uma pergunta”. As respostas foram publicadas como posts mais tarde;
  • – Convidou outros de seus amigos a contribuirem, cada um com um post;
  • – Escreveu posts antecipados, para serem publicados subsequentemente;
  • – Publicou posts remotamente, escritos durante sua ausência.

Além disso, anteriormente ele havia publicado uma lista de 7 Coisas Para Fazer Com Seu Blog Quando Você Está de Férias:

  1. Dar férias ao blog e seus leitores
  2. Escrever posts com antecedência
  3. Fazer uma Série Retrospectiva de Posts
  4. Deixar um Blogueiro Convidado encarregado do blog
  5. Publicar um Série de Posts escritos por outros blogueiros convidados
  6. Escrever durante sua ausência e publicar remotamente
  7. Criar posts-chamada, pedindo que os leitores deêm sua opinião nos comentários

Recomendo amplamente que sigam o link colocado acima e leiam todo o post de Darren. Lá encontrarão cada item explicado, com vantagens e desvantagens. Sem dúvida um material excelente.

E uma recomendação: contar com a colaboração de outros blogueiros é altamente positivo, por muitas razões. No entanto, é essencial ser cuidadoso na hora de escolher as pessoas convidadas, para evitar surpresas desagradáveis quando retornar. Analise a seriedade com que a pessoa vai encarar o projeto, a responsabilidade que assumirá, e também a afinidade que pode haver entre ela e seu blog. Não é necessário (e talvez nem desejável, segundo qual for sua intenção) que seu substituto escreva e pense igual que você, mas é melhor convocar gente compatível com a linha e o estilo de seu blog. Use sua intuição e bom senso.

5 – Bloqueio Criativo

A solução para este problema pode ser útil em mutos outros casos; e embora exija algum esforço, é muito simples: crie e mantenha um bom número de posts não publicados, que possam ser utilizados a qualquer momento. É melhor fazê-lo de forma constante; por exemplo, dedique algumas horas semanais a atualizar e aumentar sua base de “posts antecipados”. Obviamente, escolha assuntos que não sejam notícias do dia, mas sim tópicos que sejam interessantes sem importar a data em que serão publicados.

Também é útil manter uma lista de idéias e assuntos que possam ser desenvolvidos mais tarde. Já lhe aconteceu de ter uma idéia para um post genial, e depois esquecer completamente do que se tratava? Não desperdice esses momentos; anote tudo aquilo que lhe vier à mente. Posteriormente, algumas idéias se revelarão inúteis, mas você também encontrará insights brilhantes nessa lista.

6 – Problemas com o Web Host

Você fez sua lição de casa? Respondeu as perguntas que lhe fiz ontem sobre este ponto? A partir dessas questões é que você pode programar seu plano em caso de emergência. E lembre-se, aqui se torna fundamental outra vez o backup atualizado de seus dados. Você precisará dele se tiver que trocar de hospedagem.

7 – Problemas Relacionados ao Design e Configuração

Em primeiro lugar, inclua uma versão (correta e atualizada) de seu template em seu backup. E faça uma lista com os dados que possa necessitar em caso de instalar novamente o template: serviços externos, plug-ins, etc. Facilite sua vida.

Bem, o plano de contingência está elaborado. O último passo é tomar as providências necessárias para implementá-lo: realmente fazer o backup, começar a escrever seus posts antecipados, decidir o que fazer em caso de emergência. Depois disso, você terá a tranquilidade de que seu blog tem um bom seguro de vida!

Eu já estou trabalhando nisso, e você? O que está esperando?PS – Você já passou por algum dos desastres mencionados? Ou por algum problema que não entrou na lista? Conte sua experiência nos comentários, explique que soluções encontrou, e ajude outros blogueiros. Qualquer história de cunho relevante será publicada aqui na página principal, com link ao blog do responsável. Não deixa de ser uma boa forma de divulgar seu site, não é? APROVEITE!

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Seu Blog Está Preparado Para Enfrentar Uma Crise?

Next

Site de Empregos para Blogueiros

3 Comments

  1. Cássio Dalbem Barth

    É tu que tens um site sobre templates né?bem, descobri um design…Philippe Starck. Conhece?ele me deu bons insights hoje. Talvez eu até mude o meu template, rsssbe better and get richcássio

  2. Nospheratt

    Sim, o Blog Templates. O que sei de Philippe Starck é que ele é um designer de móveis, roupas e coisas assim, mas meu conhecimento morre aí. Mesmo assim, se ele te inspirou, ótimo! Seria legal que você colocasse no ar um layout mais tchans. 😉

  3. é….tenho que estudar muiiiiiiito…..

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik