Isso mesmo. Enquanto nós estamos berrando “Eu não sou macaco, não…”, uma Senadora dos Estados Unidos, ex-Primeira Dama do governo mais poderoso do mundo, candidata a ocupar esse mesmo governo, uma personalidade mundialmente conhecida e possivelmente capaz de influenciar o curso da história, concede entrevista a um blog.
Pelas dúvidas, vou repetir: Hillary Clinton, concedeu entrevista a um blog. Aqui:
Q&A on Hispanics with Senator Hillary Clinton
Um blog de verdade, um simples blog, com comentários, trackback, blogroll, RSS, essas coisas. O blog se chama Hispanic Trending, e trata sobre marketing direcionado aos Latinos (porque caraio para os yankees tudo que é Latino é Hispânico?) que vivem nos Estados Unidos.
Essa seguramente é a razão pela qual Hillary escolheu esse blog; ela está investindo fortemente nos votos Latinos, pois a população Latina tem crescido muito no EUA, e pode ser decisiva nas eleições, caso algum candidato consiga atraí-los (o voto lá não é obrigatório).
Como eu estava dizendo, dona Hillary Clinton está tentando construir uma imagem de preocupação e interesse pelos problemas e questões que afetam os Latinos que vivem por lá. Então, ela decidiu, como parte dessa campanha, conceder entrevista à um blog bastante conhecido e respeitado DENTRO DO MEIO – dentro da blogosfera Latina em inglês.
Claro que é um movimento intencional, um stunt político; mas é deveras interessante que um blog tenha sido escolhido para isso. Existem porrilhões de jornais online, websites e o diabo à quatro onde ela poderia ( e talvez o faça, mas não procurei informação à respeito) divulgar sua imagem de “amante dos Latinos”. 😛
Inclusive rolaram os salamaleques de praxe:
HT: Você deseja compartilhar alguma coisa específica com os leitores do Hispanic Trending?
Sen. Hillary Clinton: Tenho ouvido que Hispanic Trending é um site muito popular, e quero agradecê-lo pela oportunidade de compartilhar minha mensagem com seus leitores.
Ok, ela disse site, não blog; e não sei se a entrevista foi idéia dela (de sua equipe de marketing ou semelhante) ou do Joe Turnoe, o autor do blog. MAS ela deu entrevista para um blog.
Isso me fez reflexionar sobre a nossa blogosfera. Um candidato presidencial daria entrevista a um blog brasileiro? Falando de um blog fora do círculo “jornalista empregado em portal ou jornal online” – “apresentador da Globo” – celebridade, claro está.
Um blog que faça parte da blogosfera, um desses onde você pode ir e convidar o blogueiro para um chope, e realmente ver esse chope se materializar. Um blog escrito por um blogueiro/a que vai (ou gostaria de poder ir) ao BlogCamp.
Existe algum blog brasileiro com influência e seriedade suficientes para despertar o interesse de um candidato presidencial? Acho que a resposta, por muito que me pese, é não.
Fanny In Box
Está ai, a grande diferença de nível cultural da população usuária de internet dos dois países.
UsuárioCompulsivo
Veja o que é o desespero. Duvido muito que ela teria feito isso se ainda fosse a líder nas pesquisas de intenção para a presidência…
El hombre maíz
Eu consegui entrevistar o Carlinhos Itaberá no meu blog.Não é nada. não é nada .. é o Carlinhos Itaberá, pô
Quintino
UsuárioCompulsivo, ela é líder nas pesquisas, entre os Democratas.Mas Nospheratti, vale lembrar que Cesar Maia, prefeito do Rio, manteve durante 3 meses um blog. E hoje mantém um ex-blog que é um dos prinicipais informativos da oposição política a Lula. O blog que durou cerca de 3 meses era, inclusive, no blogspot e atualizado várias vezes por dia.José Dirceu também teve um blog após Cesar Maia
santa mistura
no inicio deste ano e ex-primeira dama fez uma campanha viral sobre as proximas eleições, associando sua imagem ao livro 1984 (video no youtube)- vote diferente – https://youtube.com/watch?v=6h3G-lMZxjo , super interessante, enfim ela gostaaaaaaaa da web né?
Cristiano Alves
Acho que essa diferença se explica porque lá existe um nº maior de pessoas com acesso a internet em suas casas, aqui no Brasil o melhor meio para falar com a maior quantidade de pessoas ainda é a TV.A questão econômica nesse caso é mais relevante que a questão cultural, não adianta o cara conceder entrevista para um blog que é visto por no máximo centenas de pessoas, o alvo dos políticos e das empresas é alcançar os milhões de eleitores/clientes no menor espaço de tempo possível.
Lu Monte
Tá, existem diferenças econômicas, culturais e o raio que o parta, mas também tem o velho problema da falta de maturidade da blogosfera tupiniquim. É natural: nascemos depois, vamos amadurecer depois.Os blogs norte-americanos também não eram respeitados quando começaram. Hoje, a CNN convida blogueiros (não-jornalistas) para mesas redondas.Questão de tempo, crescimento e boas estratégias – a gente chega lá. 🙂