Blogando com Alma... Ainda.

Dúvidas: Retirar a NavBar do Blogger – Domínio Personalizado – Robots.txt – Keywords e Indexação – Curiosidades Google

Tire suas Dúvidas

Recebo muitas consultas, dúvidas e pedidos de ajuda por email e através do formulário de contato. Essas questões muitas vezes se repetem; então, para para facilitar a vida de vocês e a minha, vou começar a postar aqui as respostas. Não vou revelar dados específicos (nome, email, URL), para respeitar a privacidade dos leitores.

Algumas questões mais complicadas serão respondidas em posts separados. Se sua dúvida não aparece aqui, tenha um pouquinho mais de paciência que eu respondo assim que puder.

Vamos às perguntas.

1 – Curiosidades Google

P – Oi , você sabe como posso excluir as curiosidades Google do meu Adsense , porque só aparece isso.

R – As curiosidades Google aparecem quando o robô do Adsense não encontra anúncios relevantes, relacionados ao seu conteúdo. Isso pode acontecer por diversas razões; porque seu conteúdo contém palavras não apropriadas (palavrões, por exemplo) ou viola os regulamentos, por falta de conteúdo (muitos vídeos, textos muito curtos, poucos textos), falta de anunciantes relacionados ao seu tópico, etc.

A melhor forma de evitar os PSA (Anúncios de Serviço Público ou Curiosidades Google), é ter uma boa quantidade de conteúdo, bem direcionado. Utilize palavras-chave no texto e nos títulos (sem exagerar) e evite tratar de muitos temas diferentes no mesmo post.

2 – Keywords (Palavras-Chave) e Indexação

P – Boa tarde, gostaria de saber se você tem ou conhece algum hack que faça com que as tags da postagem sejam mandadas para o keywords da pagina, ou então alguma coisa que facilite isso, pois meu blog tem um sério problema de indexação, sempre a postagem quando fica na pagina inicial ela é indexada mas quando sai da página principal, ela também some da indexação do Google.

R – No Blogger não é possível colocar keywords na estrutura da página do post, somente no texto. Para conseguir uma boa indexação, você precisa: conteúdo relevante ao tópico do blog; palavras-chave no título e no texto (de novo, não exagere); e inbound links que apontem às páginas dos posts, não somente à Home do blog.

3 – Configuração de Domínio Personalizado no Blogspot

P – Direto ao ponto: adoraria seguir sua dica para colocar um domínio próprio no meu blog, mas acontece que já fiz o registro do meu domínio em outro site e as opções são apenas de configuração de DNS (primário, secundário, etc) ou redirecionamento simples. Hoje uso redirecionamento, porque não sei como configurar as DNS pro Blogger. Você tem idéia de como eu saio dessa?

R – Suponho que não fui suficientemente clara no post Como Usar Um Domínio Personalizado no Blogger – Blogspot. 🙂 Se o site onde você comprou o domínio não oferece a opção de configurar o CNAME, você terá que usar o Zoneedit, conforme está explicado lá. Crie uma conta no Zoneedit, pegue os DNS que ele vai te fornecer e configure os DNS do seu domínio (no site onde você o comprou) com os valores que o Zoneedit indicou. Isso feito, você volta ao Zoneedit, e cria um CNAME lá, como está explicado no post acima citado. Depois é só configurar o domínio no Blogger, e voilá! Domínio personalizado no seu blog.

4 – Robots.txt no Blogger – Blogspot

P – Queria saber onde em meu blog coloco o robôs txt. É que antes o google indexava todos os dias, depois tive que fazer o upload do template por conta de um problema. Após isso não indexou mais.

R – Os usuários do Blogspot não têm acesso ao Robots.txt. A razão de seu blog ter deixado de ser indexado tem que ser outra, que provavelmente coincidiu com a mudança de template. Procure descobrir o que mais mudou; a frequência de postagem, a estrutura do blog, o Page Rank… muitas coisas influenciam a indexação.

Você pode experimentar incluir meta tags no Template. Embora elas não sejam uma fórmula mágica, e nem sempre sejam levadas em conta pelos robôs, podem ajudar um pouco. Eu uso 3 meta tags simples:

<meta content=’pt-br’ http-equiv=’Content-Language’/>
<meta content=’Insira suas palavras-chave aqui, separadas por vírgulas‘ name=’keywords’/>
<meta content=’Insira sua descrição aqui‘ name=’description’/>

A 1º meta tag informa que seu blog é escrito em Português; ela ajuda um pouco a evitar que os anúncios Adsense apareçam em outros idiomas.

A 2º meta tag deve conter keywords (palavras-chave) que descrevam o conteúdo do seu blog, separadas por vírgulas. Use no máximo 20 keywords, e não repita palavras – isso é considerado spam pelos robôs e pode redundar em penalização. Leve em conta que essa tag aparecerá em todas as páginas do blog; escolha palavras que descrevam os tópicos mais importantes. Elas devem informar aos robôs de quê trata seu blog.

Exemplo de metatag keywords: Adsense, Dinheiro, Dicas, Ferramentas, Afiliados, Tutoriais, Monetização, Problogger, Blogspot, Widgets, Hacks, Template, Modelo, Layout, Critérios do Adsense, Dicas Adsense, Ganhe dinheiro com seu blog, Plágio, Direitos de Autor, Blogger

A 3º meta tag é a descrição do blog; muitas vezes, os mecanismos de busca mostrarão essa descrição, quando seu blog apareça nos resultados das buscas. Escreva uma descrição chamativa, de no máximo 200 caracteres. Inclua palavras-chave, mas lembre-se de que essa descrição será lida por pessoas, e não só pelos robôs.

Exemplo de meta tag description: Aprenda a usar o Adsense. Ganhe dinheiro com seu blog – Seja um Problogger! No Blogando por Dinheiro você encontra: Programas de Afiliados; Monetização; Adsense; Tutoriais; Widgets e Hacks para Blogspot; Como Melhorar seu Blog, e muito mais!

Crie suas meta tags e adicione-as ao template logo após a tag <head>.

5 – Fonte do texto no Blogger

P – Tenho um blog no Blogger mas não consigo mudar a letra do texto. Crio uma div para ele ou mudo o CSS?

R – É melhor mudar a fonte no CSS. O mais comum é que as definições do post estejam na seção “.post” – bastaria mudar o valor “font:” para a fonte que você queira. No seu caso, vi que no seu template o texto do post está dentro de uma div – <div class=”entrybody”> – então você terá que mudar as definições de font: para essa div, que estão na seção “.entrybody” do CSS.

Para saber o nome da seção do CSS que se aplica a qualquer elemento do template, você deve olhar o código fonte da página, e procurar pelo texto desse elemento. Veja quais são as tags aplicadas à esse elemento – no caso, <div class= “entrybody”> – e depois procure no CSS pela mesma palavra – entrybody. Se a div fosse <div “class=”lalala”> você deveria procurar lalala no CSS.

6 – Retirar a NavBar do Blogger

P – Agora eu queria saber como você retirou a barra superior do blogspot?

R – Devo avisar que retirar a NavBar vai contra os regulamentos do Blogger. É decisão de cada um ficar com ela ou eliminá-la, e cada um será responsável das consequências dessa decisão. Nunca vi ninguém ter problema por causa disso, mas ninguém sabe o que o futuro trará, não é mesmo? 🙂

Isso dito, retirar a barra é muito fácil. Adicione este código ao seu template, no início do CSS, após as definições das variáveis do Blogger:

#navbar #Navbar1 iframe {
display:none;
visibility:none;
}

Pode ser que seja necessário experimentar algumas posições diferentes, para que funcione. Eu costumo colocar logo após as definições do body.

Por hoje é só. Semana que vem tem mais.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Como Ter um Blog Diferente?

Next

Você é um malabarista? O Stress de Blogar

36 Comments

  1. Guido

    Oi tudo bem?Voce cometeu um pequeno erro no seu css:#navbar #Navbar1 iframe {display:none;visibility:none;}Nao existe visibility none e sim visibility: hidden; .E eu acho inutil usar os dois (display:none e visibility: hidden) porque fazem praticamente a mesma coisa. Prefira usar soh o display:none; que alem de sumir, tambem impede que ocupe o espaco.[]s

  2. Jonny

    Como assim “Semana que vem tem mais”? Sábado não tem post??? re re rejá que é assim, uma dúvida para você responder numa próxima edição… Vira e mexe cai alguém no meu blog procurando por “blog no WordPress ou no Blogspot?” Como nunca usei nem um serviço e raramente uso o blogspot, não saberia informar… Quanto ao adsense, pelo jeito o Google tb vai mostrar PSA para páginas que abordem coisas como o que aconteceu no aeroporto de “vc sabe aonde”…

  3. Tathy

    Ola, boa noite! Te mandei um email ontem com uma duvida e com o pequeno esclarecimento de hoje, “vi a luz” e consegui configurar meu dominio de FTP para dominio personalizado. Muito obrigada!

  4. Rick

    Sempre tirando todas as minhas dúvidas, seu blog é bom demais, todas as minhas dúvidas encontro a solução aqui. #)

  5. Legend

    Oi, eu estou querendo colocar um iframe dentro do post ( tipo o do post do google ) so que não estou conseguindo, quando vo visualizar, da erro. Eu queria saber como que fazBrigado

  6. Renato

    Perdi as contas das dúvidas que já tirei por aqui. Espero que esse blog nunca saia do ar, é minh salvação.Abraços!

  7. Nospheratt

    Guido: Você tem razão. Eu nunca notei isso porque simplesmente uso o hack do jeito que copiei do site onde achei ele. Fica a dica para os leitores, vouv er se arranjo tempo para corrigir o post… Muito obrigada pela dica! 🙂Jonny: O Google mostra PSA onde ele tem vontade! 🙁 A vantagem do Blogspot sobre o WP.com é que dá pra mexer no layout e colocar todo o advertising que você quiser. Essas duas coisas são limitadas no WP.com. Tathy: Jóia! De nada, volte sempre, garota! 🙂Rick: 🙂 Legend: Infelizmente não sei nadica de nada sobre iframes. Lamento muito não poder ajudar. 🙁Renato: Se vocês continuarem lendo, juro que continuo escrevendo, por todo o sempre, amém! :)Obrigada pelo carinho!

  8. Nospheratt,
    obrigado pelas suas dicas, principalmente a “leia mais” e “imagem no título”, pois me serviram muito. Mas estou com um pequeno problema, é que meus posts não aparecem direito, ou seja, algumas letras dele fica apagada e depois aparece novamente. Se você tiver tempo (pois reconheço que você é muito ocupada) faz uma visitinha lá no meu blog, mas não olha só a primeira postagem, olhe as outras também, a medida que você vai descendo ou subindo a página com o mouse às letras vão sumindo e depois aparecem novamente. O que é isso que está acontecendo? Pois nunca vi isso antes em nenhum blog.

  9. Nospheratt

    Ícaro, estive lá e não vi nada de estranho, em nenhuma postagem. Não faço idéia de porque você está vendo isso assim! :S

  10. Nospheratt, também não faço idéia, pois o problema ainda continua. Mas, de qualquer forma, muito obrigado pela preocupação de ter visitado meu blog e tentado me ajudar.

    Um grande abraço e Feliz Natal!

  11. Nospheratt

    Icaro: Lamento não ser de mais ajuda, mas realmente não vi nada de errado! De qualquer forma, feliz Natal atrasado e um Feliz Ano Novo Adiantado! 🙂

  12. Olá Nospherat,
    fiz referência a uma de suas dicas.
    Além de utilizar outras.

    Seu blog é excelente e me foi de grande ajuda nos primeiros passos de meu recente recomeço na blogsfera.

    Continue!

    Abraço.

  13. Olá, é a primeira vez q eu to tirando uma duvida aki, eu baixei um novo modelo p meu blog so q ele é via FTP e com isso o navbar acaba sumindo e gostaria de saber se tem como adicionar o navbar nesse formato FTP???

  14. Nospheratt

    Fabrício: Obrigada pela referência! 🙂 Volte sempre, te desejo muita sorte neste recomeço! 🙂

    Murilo: Não sei se a barra some por causa do FTP; mais provável é que seu template novo tenha essas linhas de código que postei acima (que escondem a navbar). Procure por elas no seu HTML, e se as encontrar, delete-as. Não esqueça de visualizar antes de guardar, viu? Aí a navbar vai aparecer de novo. 🙂

  15. Iae Nospheratt, rpz eu acabei encontrando o codigo do navbar e so fiz apagar que apareceu.vlw cara a sua dica esclareu tudo!!!
    abração!!!

  16. Nospheratt

    De nada, volte sempre! 🙂

  17. Caro colega, tenho quebrado a cabeça para poder retirar a data no início dos meus Post, por favor como faço isso.

    Obrigado,

    João Costa

  18. Nospheratt

    João: Na tab “Elementos da página”, clique em “Editar” no Widget dos posts. Ali você pode escolher que coisas quer que apareçam ou desapareçam de seus posts.

  19. Olha eu tentei colocar em muitas posiçoes do html aquele código para retirar a navbar do blogger, mas não funcionava. sempre que eu tentava visualizar aparecia a seguinte mensagem: “Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.” Haveria outra maneira de retirar a navbar?
    Parabéns pelo blog!
    Cada dica preciosa por aqui.

  20. Nospheratt

    Arthur: Pelo que vejo, você consegui resolver o problema. Legal! E muito obrigada! 🙂

  21. Como posso saber o dns do meu blog?? preciso disso para o dominio que adquiri recentemente va ter ao blog.

  22. Boas dicas.
    Mas minha dúvida não está aqui.
    Troquei o template do blog e não consegui colocá-lo de volta. Nenhum outro, aliás.
    Ele sempre informa o ID do
    template que estava e dá mensagem de erro.
    Há alguma saída nesse caso?

  23. Descobri o problema do template.
    A solução vou postar no blog

  24. Flávio Silva

    Suas instruções não tem comparação, estou aprendendo muito…, em breve terei um blog de linguagem própria e bem elaborado, por enquanto só estudando.
    Obrigado

  25. Pedro: O seu blog não tem DNS. Mais informação neste post: Como Usar Um Domínio Personalizado no Blogger – Blogspot

    Douglas: Beleza, se quiser deixar a url do post onde publicou a solução.

    Flávio: Obrigada à você por comentar! 🙂

  26. Gabriel

    Se eu retirar a navbar do meu bog, como é que vou acessar as configurações do mesmo depois?

  27. Através do Blogger.com, acessando sua conta.

  28. hyasmim

    não achei nada que eu queria

  29. Puts essa de tirar o Navbar foi show, gostei muito
    varios blogs que tento tirar e nao consigo, agora ja sei como fazer isso

    vlw msmo

  30. Olá a todos…
    Sou muitissimo novata no assunto. Agradeceria se alguem soubesse me instruir como retornar o NAVBAR do blogspot para meu blog, já que baixei um template da Net, o mesmo entrou, mas o NAVBAR do Blogspot sumiu…
    OBRIGADAO DESDE JÁ!

  31. Não entendi como se retira a Navbar!
    Você poderia enviar pro meu e-mail passo-a-passo?
    Obrigado!

  32. Valeu pela dica, consegui escluir o navibar do meu blog. ficou muito legal. Um abraço!!

  33. Valeu a dica de como criar um dominio proprio e usar no blogspot…

  34. Muito boas as dicas. Me ganhou como seguidor no Twitter.

    Só tive um problema com as meta tags de keywords e de descrição. Quando tento adicioná-las abaixo de tenho a seguinte mensagem de erro ao salvar:
    _____
    Não foi possível salvar o modelo
    Corrija o erro abaixo e envie o seu modelo novamente.
    Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
    Mensagem de erro em XML: Open quote is expected for attribute “{1}” associated with an element type “content”.
    _____

    Pode me ajudar?

  35. Parabéns pelo seu site, suas dicas tem me ajuado a atualizar o meu blog, comprei o dominio personalizado, mas sou muito leigo, kkk. obrigado.

  36. estou me aventuando pela primeira vez a fazer o layout do meu blog, e gostaria de agradecer mto pelas dicas! Me salvaram! hahah bjux

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik