Blogando com Alma... Ainda.

Contraditório Nada, O Cardoso é um Irresponsável Sem Noção

Pecado Original

É uma vergonha, uma falta de respeito. Inqualificável. Vejam o que ele publicou:

A Internet, como um todo, pode sair do ar, ou mesmo ser racionada em nosso país.

Leia todo o post aqui: Apagão da Internet: Orkut vai sair do ar!

Ele com certeza deve estar se achando o tal por ter me enganado. A mim, e mais um monte de gente. Ele acha muito engraçado demonstrar que ele é mais inteligente do que o resto dos pobres mortais; se já é divertido tirar sarro das pobres salsinhas, imagino que será muito mais divertido tirar sarro de gente que de salsinha só tem a que comeu no almoço.

Eu estou triste, na realidade. Triste, porque ele abusou da confiança que tenho nele; sou leitora fiel de seus blogs, e o considero um cara extremamente inteligente. Por isso acreditei; imagine minha decepção quando descobri que tudo não passa de um hoax. Porra, Cardoso, onde fica tua credibilidade, tua responsabilidade, tua obrigação com o leitor?

Pausa para um Reality Check

Será que o Cardoso é mesmo um acólito de Satã? Vamos ver esse caso mais de perto.

1 – O post foi publicado no Carlos Cardoso, não no Contraditorium. Eu estava lendo no leitor de feeds e não reparei.

2 – Eu vi lá um link para “uma matéria do Terra“. Não cliquei para ver a tal matéria.

3 – A frase citada acima – A Internet, como um todo, pode sair do ar, – é simplesmente absurda. Eu não prestei atenção.

4 – Ele cita (sem link) o “especialista em sistemas Manoel D’Oro”. Eu não peguei essa referência à uma certa pessoa que eu podia jurar que sei quem é.

5 – Ele cita o famigerado “Comitê Gestor da Internet”, que não existe. Talvez – só talvez – se eu tivesse clicado no link da matéria, eu tivesse prestado atenção nisso. Pra não mencionar o fato de que o link aponta para um screenshot da matéria(!?), e não para a matéria em si.

Mesmo com todos esses sinais cavalares, eu acreditei (Não, ele não estava se referindo à mim, embora eu me encaixe no perfil :P). Para minha vergonha, não posso nem sequer afirmar que se tivesse dado de cara com o jpg eu teria percebido que era mentira, pois eu NÃO ESTAVA PRESTANDO ATENÇÃO. Eu acreditei; não que a Internet fosse sair do ar, mas não duvidei de que estivessem pretendendo bloquear sites como o YouTube e o Orkut.

Porque eu caí nessa?

Primeiro, porque eu não estava prestando atenção. Eu li apressadamente, absorvendo as informações que me pareceram relevantes, sem sequer perceber os absurdos que rodeiam as afirmações mais realistas (falta de planejamento e estrutura governamental, lentidão de acesso, traffic shaping, etc).

Mas o principal motivo é este: eu coloquei nas mãos de outra pessoa uma função que deve ser exercida entre minhas orelhas (e com alguma ajuda das tripas): determinar o que é verdade, e o que não. Eu ASSUMI que aquilo ali era verdade, mesmo havendo VÁRIOS indícios que deveriam ter, no mínimo, me deixado em dúvida.

De Quem é a Culpa?

Eu só me dei conta de minha tolice quando terminei de ler o post e fui ler os comentários. Fiquei envergonhada? Com certeza. Agora, você me diga: quem é o responsável de minha bobeada? Eu ou o Cardoso?

O pessoal que defende a credibilidade e a “Função social formadora de opinião dos blogs”, com certeza vai cair de pau em cima do Cardoso. Afinal, eu só fui salva porque tenho o hábito de ler comentários; mas as salsinhas não lêem comentários, e provavelmente muitas sairão repetindo o que ele escreveu.

Engraçado que ninguém fala na…

Responsabilidade do Leitor

Claro que não estou dizendo que vale tudo; apologia ao assassinato, por exemplo, é algo intrinsecamente errado. Mas querer que um blogueiro não publique nada que não seja uma verdade comprovada, é ridículo. Quem deveria se ater à essa regra (e frequentemente não o fazem) são os jornais e os noticiários.

Blogs são muito mais pessoais e opinativos – a menos que você se proponha especificamente ser uma fonte de notícias tão séria, impessoal e inatacável (!?) quanto os jornais e noticiários. Noves fora, a credibilidade e a responsabilidade (social ou não) que pode ser exigida de um blog é muito diferente da que pode ser exigida de um jornal.

Mas como eu disse, ninguém fala da responsabilidade do leitor. Pretender que o mundo lá fora seja um lugar completamente seguro, onde todas as informações oferecidas sejam corretas e verdadeiras, é no mínimo utópico. Cada um é responsável por si mesmo; cabe ao leitor discernir o que é informação correta, e o que é mentira deslavada. Mais ainda se a informação for importante, vital ou potencialmente perigosa.

Até porque, ninguém é perfeito. Nem os blogueiros. Se você não der com o nariz num hoax intencional, pode se dar de cara com um erro humano. É responsabilidade SUA se certificar de que o que estão lhe propondo é certo, correto, verdadeiro – seja uma receita de estragueobofe, seja um esquema piramidal que vai te fazer rico da noite pro dia.

E as opiniões, né. Eu tenho todo o direito de emitir minha opinião sobre o que quer que seja – exceto talvez sobre a vida privada dos demais. Ao emitir essa opinião, posso estar emitindo uma opinião certa ou errada; não acredito que só seja aceitável emitir uma “opinião com embasamento científico ou profissional”. Se algo tem embasamento científico ou profissional, é conhecimento, não opinião. Opinião é “eu acho que”, “acredito que”, “penso que”. Muito diferente de “eu sei que”.

E já que estamos falando do assunto, quem tem que ser imparcial e isento é juiz.

Finalizando com conclusões conclusivas

A credibilidade de um blogueiro não deveria nublar o bom-senso do leitor;

A responsabilidade de um blogueiro é a mesma de qualquer ser humano em qualquer outra área da vida: arcar com as consequências de seus atos. A decisão de quê coisas publicar, como e desde que ângulo é sua; as consequências dessa decisão recairão sobre você;

É ridículo exigir “responsabilidade social” de um blogueiro, para proteger as salsinhas (que neste momento devem estar organizando as marchas de protesto contra o fechamento da Internet); é absurdo querer mudar o mundo para salvaguardar o direito dos imbecis de acreditar em qualquer coisa que vêem pela frente, e tomar decisões baseados nisso;

É responsabilidade do leitor descobrir o que é verdade e o que é balela;

Sim, eu fiquei com vergonha de ter acreditado. Mas um Chá de Hortelã resolve tudo:

Eu não sou perfeita, respondi. Eu vou falar merda eventualmente. Se você não fala o que quer com medo de falar besteiras, é que você está atrás de uma perfeição que não existe. Você não é perfeita. Vai fazer bobagem. Vai falar bobagem. Você não sabe tudo. E é muita arrogância querer ser perfeita.

Concordo, pois sempre tive minha imperfeição assumida. Não como desculpa, mas como simples realidade.

E tenho dito.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Os 10 Mandamentos Blogueiros

Next

A Semana em que os Blogueiros Viraram Salsinhas

26 Comments

  1. cardoso

    Vou te contar um segredo: Eu vi o screenshot no site do Felipe, mas não reparei no que mais tarde falaram nos comentários: Dia 25/7 não foi sábado.EU achei que o terra houvesse publicado o Hoax do Manson, e depois retirado. Portanto eu mesmo não chequei o Hoax como deveria.

  2. Alexandre Souza, o Tabajara

    Que inveja, né? :o)

  3. Vinicius

    Tudo isso qeu vc falou tem um nome: “Usabilidade de redação” srsrs inventei agora.rs

  4. jonny

    aeeeee… comentando via smartphone, ja que a telefonica esta com problemas com o blogspot…a minha sorte eh que eu li o original. e quer saber o mais engracado disso tudo: eu achei que todo mundo ia se ligar no trote por causa do nome da jornalista, mas depois eu vi que a jornalista existe mesmo!!

  5. Felipe Cepriano

    Cardoso, sério que eu te enganei? :DNospheratt, o Comitê Gestor da Internet existe sim: https://www.cgi.br/

  6. Baixa Série

    Nossa, nospheratt, fui sequinho igual voce hoje quando li a noticia….tenho o costume de ler os comentários também, decepção,ódio, mas logo veio o pensamento: porque não pensei nisso, o cardoso é um gênio hehe, agora ai acima a revelação… até ele caiu hahahah… quer dizer… por mais que chequemos as fontes, damos credibilidade ao que lemos de nossos amigos na blogosfera…

  7. Luis Santos

    Aloha Nospheratt!Muito obrigado.A você, pelo que escreveu.Ao CC, por ter levantado a lebre.Ao Felipe, pelo imbroglio.Eu tento isto em sala de aula.Verificar informações.Manter seu próprio raciocínio e senso crítico.Obrigado a vocês.Aloha!

  8. Lu

    Já estava te estranhando pelo discurso inicial do post. :PEu nem sei se teria caído ou não no hoax, não tive a chance de descobrir: recebi a notícia por email, com link para o cocadaboa. Se a “fonte” era o MrManson, não podia ser verdade, né?

  9. Bruno

    Comigo ocorreu um pouco diferente: Quando eu li o post do Manson eu acreditei. Não chequei nada, claro, fiz o típico papel do salsinha, e ainda cheguei a comentar isso com outras pessoas. Aí li o post do Cardoso, vi o screenshot, li os comentários e a ficha caiu. Então resolvi entrar na brincadeira e fiz um post sobre tb, mas coloquei no final para não levarem a sério (acho que não deveria ter colocado).Mesmo assim já recebi até alguns emails de adolescentes “fap fap fap” (gostei dessa Cardoso!) querendo saber pq eu disse aquilo deles. Isso é muito divertido…

  10. Julia

    Quando eu li no Cocadaboa eu fiquei meio em dúvida se era verdade ou não, mas aí pensei “Ah, é o Cocadaboa, de ve ser mentira. E se for verdade daqui a pouco só vão estar falando disso nos sites de tecnologia.” Mas aí passou uns dias e ninguém falou nada, até o Cardoso desenterrar o assunto. mas aí eu já achei que era brincadeira, principalmente porque o post do Cardoso foi bem mais zoado.

  11. Nospheratt

    cardoso: Ajajajajajajaja! Bom saber que você também tem um “toque de salsinha”! 😛 Agora, quem diabos fica checando data de notícia, pra ver se bate com o dia da semana? Pra mim, você só vai perceber isso se tiver esse dia em mente por alguma razão – se foi seu aniversário, por exemplo. Alexandre Inveja do quê, mesmo? Não digo que eu não tenha, mas não captei a quê você se refere especificamente.Vinicius: Não captei! 🙁jonny: Mardita telefronica! Eu vi o nome (depois né) e achei que fosse inventada, mesmo. Mais um fora! 😛Felipe: Ufffffff. Esta semana vai ser lembrada como a semana em que a vampira se transformou em pé de salsa! Vou corrigir o post. Obrigada pelo toque! 🙂Baixa Série: Acho que estamos confundindo credibilidade com fé cega. O Cardoso é um gênio, mas não é perfeito (sorry Cardoso). Inclusive, acho que se eu tivesse lido a notícia em outro lugar, eu teria desconfiado. Como ele disse, credibilidade (e confiança) demais. Isso é péssimo!Dizia na porta do templo de Delfos: nada em excesso. Tudo em sua justa medida! É bom lembrar disso.Luis Santos: Bem vindo! E obrigada! Volte sempre. 🙂Lu: Jajaja! Eu achei que estava meio exagerado, mas à s vezes a hipérbole ajuda a demonstrar o ponto.Com certeza, se eu tivesse visto que era do Manson, não teria caído. A única credibilidade que o Manson tem é a de inventar excelentes hoaxes! Bruno: Bom, obrigada! Fico feliz de ver que alguém foi mais salsinha do que eu! :PNa verdade, acredito que ninguém está isento de fazer papel de bobo. Somos humanos, uai. 🙂Julia: Aí está, você usou DISCERNIMENTO, eu não. O post foi zoado, mas eu fiz questão de ignorar isso. Afinal, acho que foi legal eu ter caído, pois me rendeu a oportunidade de escrever um post esculachando o Cardoso! 😉

  12. W Brown

    Eita nóis, e a blogagem malemolente que eu tanto prezo esta voltando!Foi justamente sobre isso que acabeid e escrever, falando sobre um texto com 10 sugestões para a blogueiragem que vi no webinsider:https://chamberlaws2.blogspot.com/2007/08/volta-do-blog-moleque-da-arte.htmlTemos que rir destas coisas e deixar correr solto, nem tudo deve ser sério minha gente, os fanboys de plantão ja levantaram suas bandeiras e estão com lanças em punho sobre este hoax, para que isso?A arte moleque de blogar deve ser manrida a todo custo!Imagina que publiquei um texto antigo sobre o peido, uma coisa sem comprometimento e acima de tudo humoristica e ja teve nego que reclamou…A arte moleque de blogar deve ser mantida a todo custo!E tenho dito!

  13. Liliana

    Oi Nospheratt, muito obrigada por ter indicado meu texto. Você é muito gentil! Beijos! Li.

  14. Nospheratt

    W.Brown: Eu particularmente não gosto de textos sobre peidar (embora existam algumas exceções), mas gosto é que nem… :DTransformar blog em dissertação acadêmica é rídiculo e chato. E tenho dito! 😀Liliana: Eu adoro tudo que você escreve, só não vivo recomendando a toda hora por que fica feio! ;)Beijos!

  15. Tiago

    Eu nunca odiei um bloguerio. Apenas dois preconceituosos direitistas. o Cardoso e o cara do jacré banguela. Nem leio esses dois. Não prco meu tempo.

  16. Nospheratt

    Tiago, ainda bem que você não odeia ninguém! 😛

    Enfim, opinião é que nem… cada um tem a sua.

    E vamos e venhamos, odiar blogueiro é coisa de quem não tem o quê fazer… ou de quem não tem vida “sescual”.

  17. Luiz

    “eu coloquei nas mãos de outra pessoa uma função que deve ser exercida entre minhas orelhas (e com alguma ajuda das tripas): determinar o que é verdade, e o que não.”

    Nospheratt, quando eu li essa parte, eu me lembrei de algo que eu ouvi na TV, mais precisamente na novela das 20h e que tem tudo a ver com essa frase. A frase da TV é assim: “Quem vai pela cabeça dos outros é piolho”.

  18. Nospheratt

    Luiz, AHAHAHAHAH! Chorei de rir com seu comentário, muito obrigada! 😀

  19. Luiz

    Pois é. De vez em quando dá para se aproveitar algo de útil das novelas da TV. 😉

  20. Nospheratt

    Mais ou menos com a mesma frequência com que se acerta um tiro na lua, né? 😛

  21. O post é antigo mas o tema é sempre novo 😉 Leio os posts e comentários dos blogs do Cardoso e é incrível, a grande parte das pessoas que mandam ele para aquele lugar é porque nem leu o texto, talvez só as 2 primeiras linhas, aí já viu né? 🙂 Mas é bem divertido assinar os comentários dele…

  22. Nospheratt

    Eu dou altas risadas com os comentários do Cardoso. Repare que até hoje ele recebe comentários no post do acidente da Gol.

    A humanidade não tem salvação mesmo. 😛

  23. Até hoje! E continuam não lendo nada, nem o artigo e nem os comentários, muito bom! 😉

  24. Nospheratt

    Depois do chat, veio o Twitter chat. E agora, o Comments chat!!!!! 😛

  25. Pois é, tem comment que vira chat mesmo, mas isso é para poucos, ainda vou criar um desses vai ver! 🙂 E nem responda esse porque senão a gente não mata o assunto 😉

  26. Nospheratt

    Ok. Não vou dizer mais nada. 😛

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik