Blogando com Alma... Ainda.

Como eu Blogo? Onde Achar Inspiração para Escrever Conteúdo de Qualidade

Inspiração
Photo Credit

Faz tempo já – eu sou um desastre com esse negócio de tempo – que o Wise, autor do blog Em Bu$ca do Primeiro Milhão, me perguntou Como Eu Blogo, seguindo a meme iniciada pelo Fábio Seixas.

Eu sou como a cavalaria, tardo mas não falho (ao menos na maioria das vezes :P). Então…

Como Eu Blogo?

A proposta é falar sobre os métodos que uso para achar idéias sobre o que escrever. Vamos ver as principais:

1 – Minhas próprias necessidades

Eu estou sempre procurando textos e recursos que me ajudem a me aprimorar, a ganhar mais, a melhorar meus blogs. Tudo que eu encontro de interessante e útil, vai pro forno – a lista de posts para escrever.

Exemplos:
Suplemento de Trackbacks para Blogger – Blogspot
Faça um Seguro de Vida para o seu Blog

2 – As necessidades e sugestões dos leitores

Muita gente me envia suas dúvidas, e muitas dessas dúvidas viram post. Uma espécie de S.O.S Wordpress, mas sem a organização. 😛 Aliás, estou pensando em fazer um S.O.S Blogspot, o que vocês acham?Outra boa fonte de idéias são as sugestões e dicas dos leitores – que são ótimas, e muito bem-vindas.

Exemplos:
Como Exibir Anúncios AdSense Dentro do Post – Novo Blogger
Exibindo Anúncios AdSense Dentro do Post – Blogger Clássico

3 – Outros blogs

Aqui entram os Feeds. É comum que ótimos textos de outros blogs me inspirem para escrever, seja acrescentando, concordando ou discordando.Gosto de traduzir e adaptar posts de blogs em inglês, pois isso ajuda aos que não entendem inglês e não tem acesso ao cúmulo de informação nessa língua.

No entanto, é infrequente que eu simplesmente traduza o post – prefiro usá-lo como inspiração, guia ou modelo, e colocar minhas próprias idéias em cima dessa base. Sempre creditando a fonte original.

Exemplos:
Top 15 – Erros Que Blogueiros Novatos Cometem… E Uma Dica
Filosofia Blogueira

4 – Assuntos que sacodem a blogosfera

Às vezes, vale à pena escrever sobre o “assunto quente” do momento, quando é interessante. E não estou falando dos hypes caça-paraquedistas – sobre os quais muito raramente escrevo, devido à própria natureza do Blogando – mas de questões que são amplamente discutidas em determinado momento.

Exemplos:
Widgets, BlogBlogs, MyBlogLog, Privacidade e Outras Besteiras
Código de Conduta para Blogueiros – Nós, os Blogger Rangers

5 – Memes e Tags

Essas duas coisas tem proliferado, juntamente com o novíssimo hype das promoções. Meme e a tag se confundiram na mente das pessoas; meme é uma idéia que se extende de forma viral, espontânea; quando você convoca alguém para participar, é tag. De qualquer forma, o “dar nome aos bois” é mais purismo do que outra coisa.

Eu gosto de participar, é sempre um prazer ser convidada, nunca recusei nenhuma. tanto, que estou colocando os convites em dia. No entanto, esse tipo de proposta está se tornando tão frequente, que terei que ser mais seletiva no futuro; do contrário, corro (e corremos todos) o risco de transformar o blog em uma coleção de memes.

Exemplos:
Porque Eu Gosto de Blogs – Uma História
Blog, escrever por paixão ou por dinheiro?

6 – Buscas Que As Pessoas Fazem Para Chegar ao Blogando por Dinheiro

Eu já ia esquecendo desta fonte de inspiração, e é importantíssima. O Sitemeter, que é o principal contador de vistas que uso, e algumas outras ferramentas como o Hittail – sobre as quais estou devendo post faz tempo :S – me oferecem idéias valiosíssimas sobre o quê as pessoas procuram quando chegam ao Blogando por Dinheiro.É extremamente positivo satisfazer essa procura, na medida do possível.

Mas é preciso ter cuidado. Por muito que venham até aqui procurando certas coisas, eu não vou escrever sobre a Íris Stefanelli pelada na Playboy, a Marina Mantega na MTV, falando sobre sair pelada na Playboy, ou sobre a Paris Hilton na cadeia (vulgo xilindró) se perguntando se é uma boa idéia tirar umas fotos com os guardas, para sair pelada na Playboy.

Pois o Blogando por Dinheiro não é lugar para escrever sobre a Siri, a Marina Mantega e a Paris Hilton nuas, peladas e sem roupa na Playboy! 😛

Falando sério, as buscas são uma ótima fonte de inspiração. Elas mostram como as pessoas vêem o blog, o quê elas gostariam de encontrar nele, qual é seu posicionamento nas buscas, e oferecem idéias sobre o quê escrever para melhorar ou fortalecer seu posicionamento.

Exemplos:
Como Monetizar Sites de Conteúdo Adulto?
Como Personalizar seu Blogger – Blogspot: Imagem Personalizada no Header

As fontes de inspiração mais importantes e frequentes são essas 6. Também existe o insight ocasional – como o que gerou o post sobre Os 7 Pecados Capitais Que os Blogueiros Cometem – e os updates ou seguimentos, que geram posts como Como Colocar um Contador de Visitas no Blogger – Blogspot.

Como a idéia original do Fábio era um meme, não vou convocar ninguém. Quem quiser participar, me avisa, que eu linko aqui os três primeiros candidatos. 🙂

Então, e você, como bloga?

PS – Estou colocando os memes em dia. Então, embora eu vá saturar um pouco o blog, vou publicar mais alguns, pois já aceitei os convites. Além disso, eles são sobre assuntos de certa relevância para o Blogando por Dinheiro, e acredito que escrever sobre eles vai me permitir oferecer material interessante.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Eu não participei da Maratona Blogando 24h

Next

Entrando na Dimensão Desconhecida

35 Comments

  1. Anderssauro

    Eu memoTu memaEle memaVóis memeis=B

  2. Fernando

    Oi Nosphie,Que bom que aceitou meu convite. Já estava me sentindo rejeitado =PGostei principalmente do item número 6 relacionado às buscas. Nunca tinha me preocupado com isso antes.Uma das principais coisas que me faz ler seu blog, além das dicas ÓBEVEO, é a qualidade gramatical dos textos. Poucos possuem um português tão agradável quanto o seu.Ah, e obrigado por aceitar o convite =DBjos

  3. Eu utilizo o Analytics do google para fazer as minhas estatísticas, e realmente ver as buscas que eles fazem para chegar até o meu site é uma excelente fonte de inspiração!Outra são os problemas do cotidiano! No caso de informática rende uns 5 posts por dia! RA RA RA RAJonny

  4. Rick

    Excelente esse texto, sou iniciante no mundo blog e seu blog tem me ajudado bastante. #)

  5. Aceita sugestões?Que tal escrever sobre crescimento esperado para um blog comum. Só para ter uma idéia de se o Blog tende a morrer ou crescer.Qual o crescimento de acesso esperado para que um blog não morra?AbraçosJonny

  6. PsyPlanet

    Muito interessante… Principalmente na parte onde você citou o hittail.. Fui verificar o que seria e achei uma ótima ferramenta… Coisa dos deuses.. hauhauhauhaua xD

  7. Hebox

    Oi, como vai, tudo bem? Acabei de conhecer o seu blog e, olha, com toda a franqueza, gostei muito. Parabéns, mesmo! Dei uma olhada nos posts, pelo menos os da página principal (depois irei ao arquivo e lerei o resto) e notei que, em um deles, você recomenda “criar a comunidade” do blog. Peço desculpas se a solicitação é idiota, mas gostaria que você falasse um pouco mais a respeito. Quais as dicas para criar essa comunidade? – como dá para notar, sou novo neste mundo dos blogs, mas interesse não está faltando… Agradeço desde já e grande abraço!

  8. Marcelo Haubrich

    Nossa! Quando eu li pareceu fácil. Aí eu fui escrever o SEGUNDO post do meu blog, que foi inaugurado ontem, e não me veio inspiração. Absolutamente nada. Quem sabe amanhã eu não acordo inspirado? 😀

  9. Nospheratt

    Fernando: Imagina! Vê lá se eu vou te rejeitar, Fernando! 🙂 Eu é que agradeço o convite!Eu acho as buscas importantíssimas, para fortalecer a posição do blog nas buscas, atender as necessidades dos leitores e achar inspiração. Não sei o que será um portugês agradável, mas obrigada! 😛 Anderssauro: Smuacks! E VIVA A ANA PAULA OLIVEIRA! 😀 Jonny: Uh, os problemas da informática são um filão inesgotável – principalmente de posts de humor, falando dos usuários!Aceito. Está na lista de posts! Rick: Obrigada, fico feliz em ajudar! PsyPlanet: O Hittail é MORTAL. Estou devendo post sobre ele faz tempo. Hebox: Tudo bem! Obrigada, e seja bem vindo! Não é nem um pouco idiota sua questão – é ótima. Já foi devidamente anotada, e vai virar post! Obrigada pela idéia. Marcelo Haubrich: Você precisa definir o foco do blog, mesmo que seja um foco genérico (tipo, notícias quentes, coisas interessantes, internet…). Se você souber sobre quê quer escrever, saberá onde procurar assunto e achar inspiração.

  10. Osvandir

    Adorei o seu blog.
    A indicação de outros, na sua página é muito importante para que o leitor possa sempre ler bons textos.
    Visite nosso blog:
    osvandir.blogspot.com/

    Abraços
    Manoel

  11. Nospheratt

    Osvandir, seja bem vindo. Fico feliz que você tenha gostado, obrigada!

    E sim, links são uma das coisas que movem a blogosfera.

  12. Nospheratt,

    Qual a maneira mais eficiente para analisar as palavras-chave usadas nas buscas? Porque se você tem muitas visitas daria muito trabalho verificar uma por uma – no caso do Sitemeter.

    Uma vez me cadastrei em um site que continha uma página só sobre as buscas, inclusive fazia um ranking diário das mais buscadas – acho que foi o HitTail.

  13. Alex: O Hittail faz isso, o Analytics também. E eu uso o 103Bees, que é bastante interessante. Outra opção é o Clicky, embora ele não seja o melhor para isso.

  14. Valeu. Me cadastrei novamente no Hittail e tá me servindo bem.

  15. Nospheratt,
    Lendo este post, me identifiquei muito com o ítem “2-As necessidades e sugestões dos leitores”.
    Como deve saber, meu blog é sobre minhas opiniões pessoais sobre assuntos que acontecem.
    Mas nem sempre tenho a inspiração pra escrever sobre algo.
    Realmente necessito de sugestões pro meu blog, inclusive coloquei um link no sidebar pra quem quiser mandar sugestões, temas e críticas.
    Mas meu blog é novo (só alguns dias e 7 posts apenas… ainda) e quase nenhuma visita.
    Daí pensei, com melhorar meus textos pra que as pessoas mandem temas e sugestões?? (espasmo mental) Não encontrei resposta. Dê uma luz, please?

    Se não se importa, o endereço do meu blog: https://
    opinenoblog.blogspot.com

    Daí se puder dar uma olhada eu agradeço muito.

    • Fernando, fui acessar o seu blog, e tá dando uma mensagem que ele não existe… desculpa mas não consegui acessar…

  16. Obrigada pela oportunidade de comentar.Sou apenas iniciante.Você é esperiente e profissional.Concedo todos os meus elogios a vc.
    https://porumfio-guzzo.blogspot.com (se puder analizar minhas postagens)nesse humilde blog,ficarei grata.Se criticar,também te agradeço.

  17. Chato De Galocha

    Aaaaai! Mundo cruel. Você nem tem idéia de quantos posts já assassinei: pelo bem da blogosfera acho que devia assassinar meu blog comigo junto.
    Uma caminhadinha na praia me faz cheio de idéias para novos posts, mas sentar na frente do PC me dá um branco instantâneo do caramba. Que saquinho!

  18. Nick

    Seu blog se tornou uma biblia para mim, gostaria de te perguntar, e claro,se responder me ajudara muito.
    Adoro genetica, é um assunto a meu ver, muito intressante, mas fico receoso em escrever sobre o asunto, seria bem recebido pelos internaltas? É uma boa falar sobre isso? Tem publico?
    Como fasso para saber se esse asunto é de interesse para as pessoas?
    O caso é, sei como criar um blog, mas não sei se assunto que escolhi tem probabilidades de crescer. Sei que tenho de jogar a linha para pegar o peixe, mas antes quero saber se tem peixe, entende?
    Agradeceria muito se podesse me ajudar!

  19. Eu tava fuçando do google(escrevi errado em algum lugar) e achei esse blog, comecei a ler e gostei dele, você tá de parabéns cara. Eu sou uma bloqueira, mas não tenho muito tempo e meu bloquezinho vive as moscas coitado, agora tou começando outro, e espero que dê certo

    Beijão cara, valeu pelas dicas ^^

  20. Carol

    Nospheratt, estou começando um blog e nem sei como direito acabei caindo aqui no seu post sobre “Como eu blogo”.
    Comento apenas para dizer que adorei o post e todos os links aos quais cheguei a partir dele. Parabéns! Tenho certeza que as mais de duas horas que gastei aqui não foram perdidas.

  21. Nospheratt, amei as dicas para ter inspiração!
    Tem dias que quero escrever, mas a dita cuja não baixa….rs

    Bjs

  22. Adorei tudo que li.
    Suas dicas são fantasticas e me ajudaram bastante.
    Parabens e obrigada.
    Gostaria de tirar uma dúvida,tenho um Blog que fala sobre o meu livro já que a maior parte das pessoas depois de terminarem o livro se tornaram “intimas”.
    Noto a vontade que elas tem de saber como a minha vida segue e tambem a das pessoas envolvidas na historia.
    Acabo colocando coisas do meu dia a dia.
    Nunca tinha tido contato com um Blog e confesso que nã buscava por nenhum,mas agora me sinto perdida na hora de postar.
    Você poderia me dar algumas dicas?
    Mais uma vez parabens e obrigada
    Ana Karina

  23. Nospheratt, você realmente abriu a minha cabeça em relaçao a esse mundo blogal,o blosque virou a minha biblia, já que sou nova nesse mundo e devoro cada detalhe do que voce escreve!Quando voce diz: “O processo criativo so é possivel quando deixamos de nos preocupar com o ridículo,quando permitimos que toda e qualquer idéia surja….”noooossa…isso me motivou demais..obrigada por fazer um blog tao bem explicado e de facil compreensao aos novatos!As vezes as duvidas invadem e as ideias escapam nessa minha mente de principiante,entao volto ao blosque e me reenergizo!!!Valeu Nosphe!!!Beijos, Tati!

  24. ahhhh…e detalhe…hehehe…imprimi quase tudo para poder ler em qualquer lugar, cheguei a terminar a tinta e levar esporro do maridao!!!!Mas valeu a peeeeeena!!!!beijao..Tati!!

  25. Dáah

    Puxa vida gostei muito…
    Criei um blog agora…
    Não sei de nada…
    Pode ajuda?

    Beijo…

  26. Excelente! Muito bom o seu blog, a forma como tudo distribuido. Muito bom mesmo. Estou iniciando o meu blog, no momento há somente um post, mas tem muita coisa para escrever. O meu blog esta direcionado a sobrevivencia no trânsito se dirigindo um carro e principalmente uma moto. Já tem um assunto a ser direcionado, o que me falta é as pessoas terem acesso ao meu blog, e até o momento, eu não descobri como fazer isso. Vou continuar a ler o seus post, mas se puder me dar um ajudinha pra iniciar no mundo do blog ficarei por demais agradecido.

  27. Boa Tarde !! Quero lhe dar os Parabéns por este blog.. estava procurando um blog assim para inciantes como eu , adorei a forma como você aborda os assuntos de maneira simples e bem humorada … O post sobre inspiração muito bom.. ultimamente só pagina em branco … Paz …

  28. Galera sou novata no blogger e amei esse site, ele me deu boas dicas vou estar sempre ligada nas atualizações (♥)

  29. carlos alberto rocha camillato

    Cada vez que leio as suas dicas fico mais enteressado no que escreve e me propondo a entrar nesse desafio ( para mim está sendo assim) do querer ser bologueiro.
    Duvidas, se puder me esclarecer ja agradeço!
    Meu blog será sobre culinária , que é algo que sou apaixonado, apaixonado de tal maneira que estou até fora de forma. Mas gosto mais de cozinhar, criar pratos numa porcentagem de agradar a outros, pois gosto de ver as pessoas com alegria estampada no rosto por algum prato que fiz.
    Ai vai a pergunta: posso desse mundo da culinaria no blog, conceituar, tirar fotos de restaurantes, lanchonetes e bares que visitar e gostar do ambiente, e principalmente do que foi servido?
    Posso também assistindo programas de culinárias, tipo Edu Guedes da vida e dar opinião , não do apresentador, pois o foco não será a tv em si, mas a culinária. Tem fundamento a minha idéia, é por ai que devo seguir?
    Agradeço de novo, pela atenção.
    Bom dia!

  30. Boa Noite!
    Bem, venho por acaso, pois minha busca era outra, e me interesso por como escrever.
    No momento estou em uma fase de pouca escrita, e uma leitura moderada. (minhas idéias surgem quando leio), e como estou lendo conteúdos específicos, está bem limitada minhas postagens. Mas claro que não é regra, as vezes até uma cena na rua nos inspira, ou até mesmo o noticiário, nossas possibilidades são enormes.
    Parabéns pelo excelente trabalho, está ótimo.

    Um abraço

  31. Ágata

    Gostaria que me tirasse uma dúvida. Para que as pessoas postem seus comentários no meu blog, elas tem que ter um blog também?
    Agradeceria muito se pudesse me ajudar. Um abraço.

    • Não, não precisa ter blog para comentar. Se você usa Blogspot, pode configurar para que as pessoas tenham que se identificar de alguma forma, há várias opções – mas nenhuma requer que a pessoa tenha blog.

  32. Estou fazendo um blog voltado à literatura, música e cinema, algo mais antigo e cult. Fiquei pensando na sua dica sobre postar no blog coisas mais atuais, no meu caso, como posso fazer isso? E, também, gostaria de perguntar sobre o nome do blog, um blog com essa segmentação não teria que ter um nome voltado para essa área ou pode ser o meu nome mesmo, Viviane di Ferreira ( que não tem nenhum igual no google). Estou gostando muito dos seus ensinamentos, desde já, agradeço.

    • Não é obrigatório postar sobre coisas atuais, a menos que você seja um blog de notícias – coisas atuais é só uma opção. Se o seu conteúdo é bacana, outras pessoas vão se interessar por ele. 🙂

      Sobre o nome, a escolha é sua. Se quiser mais informação, dê uma olhada na minha série sobre Blog Brand e no Bê-a-Blog. 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik