Blogando com Alma... Ainda.

Top 5 – Erros que se Cometem Com o Primeiro Blog

Todo mundo entra na Blogosfera do mesmo jeito – pela porta dos fundos, pelado com a mão no bolso, e geralmente sozinho e sem saber lhufas do assunto. E acaba fazendo m*rda. Errar e aprender são ossos do ofício de ser ignorante; ser ignorante faz parte do ofício de ser novato. Em qualquer coisa, e os blogs não escapam à essa regra.

O primeiro blog a gente nunca esquece…

…Principalmente por causa dos erros cavalares que se cometem com ele.

Errado

No entanto, com um pouco de boa vontade, bom senso e pesquisa, muitos erros básicos podem ser evitados quando você começa seu primeiro blog. São erros desnecessários, nos quais se incorre por pura inexperiência.

Para dar uma mãozinha aos recém chegados nessa Blogosfera tupiniquim, aqui esté o Top 5 de erros que podem – e devem – ser evitados:

5 – Feed Inexistente ou Incompleto

O Feed RSS é uma ferramenta que permite que as pessoas leiam seu blog, sem visitar o blog. Pode parecer que isso é desvantajoso para o blogueiro, mas não é. O Feed ainda não é uma coisa amplamente difundida; seus usuários são na maioria, blogueiros. E a maioria deles não simpatiza com blogs que não disponibilizam feed completo.

Porquê você deveria se importar com isso? Porque um blog que não faz parte da comunidade, da blogosfera, está fadado ao esquecimento, à obscuridade. Você precisa interagir com outros blogs; essa é uma das partes mais importantes das coisas que conformam a base de um blog bem-sucedido – seja ele monetizado ou não. Blogueiros dificilmente acompanham blogs que não oferecem feed, e dificilmente mencionam ou linkam blogs que não acompanham.

Vá até o FeedBurner, crie um feed completo para o seu blog, e disponiblize-o em um lugar visível em seu site.

4 – Layout Predeterminado

Esse é um grande problema no Blogspot, mas não só lá. Até mesmo os usuários do WordPress self-hosted, que contam com literalmente milhares de opções de templates, incorrem nesse erro.

Os mesmos themes e layouts são usados milhões de vezes, quando bastam algumas horas de pesquisa para encontrar ótimos templates que quase ninguém usa.

Vai além da minha compreensão por que as pessoas escolhem um layout que já foi baixado 4.000 vezes, quando facilmente podem encontrar outros que foram baixados apenas 3 vezes. E não se engane, pensando que são feios, mal feitos ou qualquer coisa do genêro. São layouts tão bons quanto qualquer outro; ignoro porquê as pessoas escolhem sempre a mesma coisa.

Depois dos upgrades mais recentes, existem várias opções de layout no Blogspot. Mesmo assim, é possível encontrar outros layouts além dos predeterminados, hacks que podem ser facilmente implementados para mudar a aparência do blog, além das modificações de fontes e cores que o próprio Blogger oferece.

Então, em vez de ser o porrilhonésimo blog em usar o template padrão, pesquise! Um pouco de paciência para escolher um template e um conhecimento mínimo de CSS fazem maravilhas.

3 – Lançar o Blog Antes de ter Conteúdo

Você criou o blog, colocou um post ou dois, e agora quer ver os resultados.

Então, começa a divulgar seu endereço, coloca-o na assinatura do email e nos comentários em outros blog, convida os amigos para visitar, pede que os membros de listas de discussão opinem sobre o blog…

Peralá! Qualquer um que cair no seu blog a essa altura do campeonato vai ver dois míseros posts – datados de uma semana atrás, pois você esteve ocupado divulgando o blog – um blogroll com os links padrão da instalação, e uma página de “About” sem editar.

Resultado? A pessoa vai embora sem olhar pra trás, pra nunca mais voltar.

Só político vive de promessa. Se as pessoas não encontrarem um blog de verdade ao lhe visitar, não pensarão em voltar depois. Preocupe-se primeiro em atualizar todos os links do blog, incluir recursos úteis ou interessantes, e escreva no mínimo 10 posts.

ATENÇÃO: Não vale usar conteúdo copiado, plagiado ou roubado. Seja original e honesto.

Depois de ter conteúdo você pode lançar o blog, dizer ao mundo sobre sua nova aventura, e obter algum retorno.

E não esqueça de atualizar constantemente; principalmente no início da vida do blog, é aconselhável postar ao menos uma vez por dia – embora você possa descansar no fim de semana, já que ninguém é de ferro.

2 – Frufrus e Mais Frufrus

Palavras com glitter e gifs animados. Livrinhos de visita. Mapinhas que mostram onde o visitante está. Botões de concursos. Mural de recados. Chat. Smileys por todo canto.

O pior de tudo: música de fundo!

AAAARGHHH! Deu pra entender?

Nada disso acrescenta valor ao blog; todas essas “frescuras” tornam o carregamento da página pesado, transformam a experiência visual num pesadelo e detonam a credibilidade do blog. Não use nada disso!

1 – Spam

No afã de divulgar o blog e atrair vistantes, o blogueiro novato acaba fazendo merdeira:

Errado – Enviar email para listas de discussão, anunciando o lançamento do blog e pedindo visitas.
Correto – Participar de listas de discussão, incluindo o endereço do blog na assinatura

Errado – Abrir threads nos fórums para anunciar seu blog e pedir visitas, ou spammear threads sobre outros assuntos com a mesma finalidade.
Correto – Anunciar seu blog nas threads criadas para essa finalidade; participar do fórum, e colocar seu endereço na sua assinatura.

Errado – Deixar comentários em outros blogs pedindo visitas.
Correto – Deixar comentários pertinentes e genuínos em outros blogs, utilizando o campo apropriado (onde diz “seu website”) para inserir seu endereço. Não assine seus próprios comentários, nem inclua um link para o seu blog no comentário.

Como regra geral, não peça visitas a ninguém.

No máximo, pode pedir pra sua mãe visitar seu blog, e comentar sobre o blog com seus amigos. Participe da blogosfera, dos fórums, ofereça algo de valor, e será recompensado.

Lembre-se: pedir visitas é como pedir esmola.

Só os mendigos e os desesperados fazem isso. E ninguém gosta de visitar mendigos.

As pessoas só visitam e acompanham blogs que oferecem alguma coisa de valor para elas; seja informação, diversão, educação, opinião, guia, etc.

Que valor você oferece às pessoas?

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

7 Mitos Sobre Plágio

Next

Problogger Group Writing Project Top 5 – Lista de Participantes Brasileiros – Quem Ganhou os Mil Dólares?

135 Comments

  1. celsojunior

    haha! Relaxa… É impossível euzinho ganhar um concurso desses, mas quem sabe?! =P

  2. Bender

    Impossível é uma palavra que não existe no dicionário da sorte do Celso junior (sim, a sorte dele é uma entidade independente…).Olha, desses erros eu acho o 3 o mais determinante de todos. Disparado.

  3. Nospheratt

    Impossível? Celso, tu tá drogado ou bebâdo? A tua sorte já é mitológica na blogosfera brazuca!!!!!!!Bender, acho que você tem razão. Esse aí queima o filme mesmo, mata o blog antes de nascer. E como a gente sofre com isso nas listas e nos fóruns, né?

  4. Fabiana

    Lista premordial para qualquer pessoa que quer começar um Blog. Também me arrisquei para ganhar as 1000 doletas, mas nem tenho tanta esperança assim…

  5. Cristian

    Admito que cometi quase todos os erros, exceto o 1 e o 2. É no que dá começar um blog com tarefas intermináveis por fazer… mas, oh dip, devo fazer algo por aquela agonizante criatura nos próximos dias.Acrescento um erro AINDA PIOR: assinar hospedagem antes de decidir como será o blog. EU FIZ ISSO. Agora só restam 6 meses e eu terei que encarar a conta negra da Dreamhost, sem lubrificante nem desconto.

  6. Cristian L, o de cima

    Ah, sobre o comentário do holocausto de blogueiros, Nospheratt, segura na mão de Deus e escreve o que quiser, se quiser! =DCOMENTÁRIO EXTREMAMENTE MAMÃE-VIREI-PROBLOGGER: Aliás, isso dá pra caçar uns estudantes paraquedistas procurando por Hitler e Holocausto, hein? 😛

  7. Norberto Kawakami

    Putz! Quando estava chegando em casa pensei exatamente em escrever os TOP 5 erros do blogueiro… Mas você chegou antes…De qualquer modo, se você não ganhar, a blogosfera já ganhou com estas 5 dicas…abraços

  8. Lu

    Nossa, por muito tempo não tive feed – a porqueira do Weblogger não dava essa opção. Se não me engano, comecei a *usar* feeds antes de ter o meu próprio.Os tais dos frufrus se manifestam numa forma mais clean (ás vezes) no WordPress: o excesso de plugins. À€s vezes, não acrescentam nada ao leitor, ou poderiam ser substituí­dos por algum trabalhinho direto no código, mas a gente acaba sucumbindo à tentação.Achei tão fraquinha a participação da blogosfera nacional… prova de que somos mesmo insignificantes…

  9. Anderssauro

    Seria massa se um de nós ganhasse! :DBom, eu tô tentando! xDolha o link:5 Dicas para um PC sem Internet[off]Nospheratt, tenho algumas dúvidas sobre blogspot e tals…Se puder me ajudar! ^^[/off]

  10. Anny Rose

    “2 – Frufrus e Mais Frufrus” – Esse é o mais f*da de todos. Quando visito um blog cheio de gifs e “coisinhas brilhantes”, fecho imediatamente.P.S: Esses erros também são resultados da preguiça de pesquisar um pouco sobre o assunto. Eu mesmo, antes de fazer meu primeiro blog, li como um louco e fiz um blog para ver como funcionava as postagens, fontes e o template de uma forma geral. Abraço à todos.

  11. Rafael Schouery

    Olá, participei do Top 5 também!Top 5 ferramentas Linux para Desenvolvedores

  12. Cobalto

    Eu não tenho vergonha na cara? Por que? Olha que eu levo pro lado pessoal hein! Te processo!Não entendi também a parte do “rir moooito” da minha cara, dá pra explicar? o.0Mas olhe esse link, e diga se eu mereço ou não ganhar.

  13. Uma coisa interessante é criar um blog apócrifo para fazer bobagem, depois um s ganhas com os erros corrigidos. Fiz isso há um longo tempo atrás e felizmente ninguém associa aquele projeto de criatura de Frankenstein, devidamente deletado e desindexado, por mim 🙂 .Tamos aí também, tentando ganhar do Celso:Top 5 weird gadgets I’ve ever seen

  14. Nospheratt

    Fabiana: eu adoraria ter encontrado uma lista do estilo quando comecei… teria sido muito útil, realmente! E tá, agora já sabemos quem ganhou… O inportante é que não foi o Celso! :PFalando sério, o importante é que todos ganhamos um belo empurrão para a próxima contagem de PR.Lu: eu também tive um seudo blog no Weblogger, juajuajua! Levou dois meses até que perdi a paciência por estar constantemente fora do ar e me lasquei pra o Blogger. Em seguida descobri os feeds, e como “leitoraholic” que sou, pra mim foi como descobrir a pedra filosofal.Fomos poucos mesmo… ainda nos falta muito para termos uma blogosfera madura e ampla como a do yankees. E os plugins, valeu o toque… estou começando com o WP, vou ter isso em mente! eu odeio frufrus! 😛 Cristian: Ouch! Meus pêsames, viu? 😛 E os erros, duvido que alguém tenha começado sem cometer nenhum. Adorei o seu COMENTÁRIO EXTREMAMENTE MAMÃE-VIREI-PROBLOGGER. Junto com o do Hitler, demonstra que você é muito criativo, e bastante engraçado… devia investir nesse blog duma vez.Anderssauro: Seria, teria sido. Enfim. Já te passei meu PVT. 😉Norberto Kawakami: Ups, sorry! 🙂 Obrigado pelo elogio. Anny Rose: Eu também. Num guento. É verdade, um pouco de pesquisa salvaria muitos blogs do massacre que fazemos com ele. Quando comecei no Weblogger (credo) não sabia nada. Por sorte, logo saí de lá e comecei a pesquisar e aprender sobre blogs de verdade. 🙂Rafael Schouery: listado! Obrigada e volte sempre. 🙂Cobalto: ui! Foi brincadeirinha, não fique bravo… Mas que cê não tem vergonha na cara, num tem! :PRir muito seria se algum de nós tivesse ganho, já que você parecia tão descrente da possibilidade… pior de tudo é que cê tava certo. Hunf.j. noronha: Engraçado é que o meu “blog” no Weblogger se chamava Crônica Apócrifas! 😛 Por falar nisso, acho que aquilo inda tá lá… vou ver e se estiver, delete nele. O que eu uso hoje em dia são blogs-laboratórios, onde testo novos layouts, widgets e coisas assim… mas acho que não tem nada a ver com o que você tá dizendo, né?

  15. Diego Matias

    Nooossa! Ahh se eu soubesse disso antes..Mas estou aprendendo a me policiar, principalmente em fóruns e comentários.

  16. Nospheratt

    Não se preocupe. Ainda estou para conhecer um blogueiro que não tenha pensado ” Ah, se eu soubesse disso antes” alguma vez, sobre algum erro que tenha cometido. Faz parte do processo. O importante é ir aprendendo! 🙂

  17. Thera Fajyn

    Acho que as sias dicas me vão ser bastante úteis na manutenção do meu blog pessoal e no novo que eu estou montando, obrigada!

  18. Nospheratt

    Eu que agradeço pela sua visita e seu comentário! 😀

  19. Ótimo tutorial!Vai me ajudar muito!

  20. Nospheratt

    Fico feliz em ser útil, boa sorte! 🙂

  21. tô mudando totalmente o layout do meu blog pra 2008 e a maioria dos hacks e widgets que tem lá são do seu outro blog (blosque).
    de todos os sites, blogs que falam sobre hacks, widgets, layouts, e modificações para blogs, eu acho esse daqui e o blosque os melhores (tô virando seu fã).
    Eu acho que você deveria colocar layots minima modificados como base pra fazer layouts personalizados.

    sucesso!!

  22. Nospheratt

    Icaro: Me desculpe, mas eu acho que você bebeu tanto no Natal que ainda está borracho. Você está comentando no Blosque, uai! 0.o

    Talvez você veio parar aqui desde os links do Blog Templates (o meu blog de templates para Blogger), e se confundiu? Se não for isso, é bebedeira mesmo! 😛

    Falando sério, obrigada pela força, e pela sugestão. Eu já pensei em fazer algo assim, mas cadê tempo? Talvez em 2008 eu consiga um pouco desse bem tão escasso! 🙂

  23. Quando eu li o item sobre firulas piscantes, de imediato, lembrei do blog (?) da Carla Perez (que não vou linkar aqui. Já basta no meu blog que linkei em um post sem saber como usar o nofollow). É algo inexplicável. Até agora eu não consegui ver onde está o texto, se é que tem… Acho que ela precisa te incluir no feed urgente.

    Acompanho suas dicas e, paulatina e coerentemente, procuro incorporá-la a minha realidade. Algumas já fazia naturalmente e outras comecei na base do “não é que ela tem razão?”

    Abração.

  24. * inexplicável (sorry. Campanha pelo uso do bom português, sempre 🙂 )

  25. Nospheratt

    Cler: Nem me fale nessa imundícia, que ontem eu tive a infelicidade de entrar lá. Falaram tanto sobre o horror que é, que eu entrei por curiosidade.

    Sobrou desgosto pra vida inteira. :S

    Eu também aprendi (e continuo aprendendo) assim, seguindo as dicas dos mais experientes. Acho que o caminho é esse mesmo, unir nosso bom senso com a disposição de seguir o exemplo de quem está na estrada há mais tempo. 🙂

    Sempre, sempre! Editei teu comentário para que fique à altura do teu português. 😉

    Ah, caso ainda não tenha descoberto como se usa nofollow me avise que eu te explico. 🙂

  26. Valeu,guria (bah, tri gaúcha 🙂 )! To amando esse ambiente de contribuições mútuas que se encontra na blogsfera. A história do “nofollow” prendi o berro para o Noronha ontem a tarde e ele me explicou (quando escrevi o outro comentário ele não tinha respondido ainda, mas foi rápido no gatilho 🙂 ). Mas valeu mesmo. Alias, indiquei o seu site, o do Noronha e mais três blogueiros do Olimpo para alguns amigos que, assim como eu, são blogueiros bebês e cometem muitas falhas evitáveis.

  27. Nospheratt

    Eu também sou gaúcha, então, fica tudo em casa! 😉

    Blogueiros do Olimpo?? Noussa, eu não estou pra tanto, mas agradeço muitíssimo o carinho! Beijão, e bom carnaval! 🙂

  28. Iza

    Descobrindo o mundo da internet, cometi vários erros no início. Apesar de não me sentir imfluenciada para que meu blog gere receita, como a maioria das pessoas, quero ser vista e comentada.
    Tenho vários penduricalhos em meu blog (porque achei bonito…parte ruím) Não parti para a divulgação porque tudo é muito recente. Tenho que melhorar muito.
    Gosto de lugares como este onde as pessoas se dedicam a orientar aos marinheiros de primeira viagem.
    Saio daqui aprendendo muito e pretendendo voltar…

  29. Nospheratt

    Iza: Estive no seu blog, e não acho que você tenha exagerado nos “penduricalhos”, ou na quantidade deles.

    Ruim mesmo são gifs piscantes, animações em flash, musica que sai berrando nos ouvidos da gente mal carregou a página…

    Seu blog está limpo, nada do que tem lá atrapalha a leitura ou a visualização da página. A única cois que eu tiraria (por questão de gosto pessoal, só por isso) são os mapinhas da sidebar.

    O que eu quero dizer é que você não se preocupe, seu blog não se encaixa nesse erro aí! 🙂

    Seja muito bem vinda, e volte sempre! 🙂

  30. to participando!

  31. Nospheratt

    Do quê? Lamento informar, mas o concurso aconteceu em Maio do ano passado.

  32. Muito obrigada, suas dicas eu vou seguir, embora ainda vá demorar mais um pouquinho. Mas logo eu dou um jeito nisto. Meu negócio não é internet, é escrever, mas estou aprendendo. Você ajuda muito.

  33. MPolten: Fico feliz de ajudar! Tenha paciência, que você chega lá! 🙂

  34. Cara essas dicas me serviu muito de alerta, pois criei meu blog á 2 meses atras e quase nao tenho conteudos, e como é meu primeiro blog, tenho algumas dificuldades, mas suas dicas me ajudou um pouquinho.
    Vou passar a colocar mas conteudos em meu site antes de sair divulgando-o.
    Um grande abraço

  35. Fiquei um bom tempo pensando no blog, como seriam layout, cores, foco, propaganda… rs
    E no fim comecei errando pra Karamba! O que me deixou muito preocupado foi o erro penso ser o mais grave, o plágio e o respeito aos direitos autorais. Não copiei nenhum post ou texto, o conteúdo escrito do meu blog é meu, mas postei no blog links para um filme inteiro e uma série da TV. Eu li também os posts sobre o assunto e percebi o quanto o que fiz é grave.
    Tenho que corrigir estes erros e continuar lendo seus posts, Nospheratt! Adorei seu blog e já o adicionei aos favoritos, estarei sempre por aqui.
    Obrigado pelas orientações!!!

  36. Renan: De nada, fico feliz em ser útil. Obrigada por comentar! 🙂

    Vanks: Errar é humano, o importante é aprender com os erros. Volte sempre, sim, será muito bem vindo! 🙂

  37. Vou rever o meu blog e ver com atenção cada regra. Mmmm. Realmente deixar de ser preguiçosa e interagir com os outros blogs deve ser boa ideia.

    Abraço e obrigada pelas dicas.

  38. Celina: De nada! E posso te garantir que vale à pena, sim. Experimente, e vocÊ pode se surpreender com os resultados! 🙂

  39. Olá. Como faço para saber se meu feed está completo?
    E outra coisa… Na blogosfera copiar um texto inteiro, mas colocando o nome do autor e link do blog, é violação dedireitos autorais? Pelo que tenho percebido, a maioria dos blogueiros prefere que se for para alguém publicar seu texto, que seja apenas um trecho com link p/ o texto comleto. É isso mesmo?

  40. Ju: Entre na sua conta do Blogger, em Configurações ->Site Feed -> Permitir feeds do blog. Deve dizer “Completa”, para que seu feed saia completo.

    Sobre os textos: depende de cada autor. Cada pessoa determina como seu conteúdo é distribuído.

    Se no site diz em algum lugar “Todos os direitos reservados”, não pode copiar mais do que um trecho.

    Se tem licença Creative Commons (geralmente um ícone cinza que diz CC ou Creative Commons) você tem que ler a licença, ou o que diz no site, para saber se pode copiar. E leia direitinho, tem gente que não permite a cópia em sites monetizados, por exemplo.

    Se não diz nada, o melhor é perguntar ao autor. Nunca assuma que porque não diz nada sobre cópias, você pode copiar. Geralmente é ao contrário.

    De qualquer forma, te recomendo adotar a prática de só copiar trechos e colocar um link, mesmo que o site permita a cópia integral – evita problemas e é melhor para a indexação do seu blog.

  41. Nosphie, quem seria a Fal do item nº 2?

  42. Fábio: Obrigada por ter chamado minha atenção para o erro imperdoável e inexplicável de não ter colocado o link da Fal neste post. Já arrumei!

    A Fal é uma das melhores blogueiras que existem, existiram ou vão existir. Eu entrei na blogosfera através do blog dela. Vai, clica lá no link e se delicie. 🙂

  43. Eu adorei as dicas, é bom ter orientações quando se aventura no mundo virtual.

  44. Fico contente de ser útil. Volte sempre! 🙂

  45. Nossa, eis que achei o que precisava aqui. Obrigado pelas excelentes informações. Sou blogueira novata migrando do space.live para o blogger e compratilho de suas opiniões. Nada mais chato do que ter que ficar desligando música em cada blog que visitamos. Não entendi muito bem os RSS mas fiz como você indicou. Espero continuar aprendendo e como já estou no caminho não vou pedir para você visitar meu blog e dar a sua opinião mas se visita-lo não deixe de opinar, as vezes sou muito apressada e acabo fazendo bobagens e meu filho fica dizendo que pareço criança colorindo tudo.
    Parabéns pelo blog estarei sempre aqui aprendendo com você

  46. É básico como feijão com arroz, bife e batata frita. Mas é bom como almoçar com 4 horas de atraso. Estou satisfeito!
    Algumas informações e expressões (feeds, RSS, etc)são novas pra um novato como eu. Isso exigiu alguma pesquisa adicional. Más valeu como a espera da sobremesa.

  47. me humilhou ! você não deve ser tão duro com gente que esta começando agora ! estou atrasada mas tou! ja estou indo desligar minha musiquinha que achei tão legal ! 🙁

  48. Heloá

    Hahahaha! “Porrilhonésimo” é fogo!

    Queria perguntar… o que é CSS? Seria Counter Strike Source (grande jogo!) ou Cansei de Ser Sexy (tomara que não =P)?

    um blogroll com os links do WP, do Google e “Edit me”, e um about sem editar.
    Hmm… não entendi essas coisas.

    “Principalmente no início da vida do blog, é aconselhável postar ao menos uma vez por dia”
    Isso será difícil pra mim, fazendo 2º grau do E.M. e Senai.rsrsr
    Mas vou tentar, como você disse, “principalmente no início”. Ouvi dizer que há uma ferramenta (e que agora o Blogger a disponibiliza) em que você programa quando os posts serão lançados no blog. Que legal, cara! Você acha uma boa idéia?

    Adorei esse seu post como alguém que experimenta pela primeira vez sorvete de pistache. Você come, fecha os olhos pra sentir melhor o gosto e fala “Caramba! Como eu nunca comi isso antes?” e enche outra colher.

    Eu, na verdade, conheci o seu blog a partir de um post para blogueiros iniciantes que encontrei num outro site (foi há meia hora atrás mas já me esqueci qual site era). Fui bem aventurada, este seu blog é ótimo.

    Parabéns! Lerei algo aqui sempre que tiver um tempinho.
    Feliz natal e bom final de ano ;D
    O pior de tudo: música de fundo!

  49. Heloá

    Desculpa o comment duplo mas quando vi a yara comentar da música não pude sufocar o desejo de comentar sobre isso também.

    Meu Deus! Música de fundo é um porre! Hoje mesmo visitei um blog com musiquinha. Acabei de olhar pra caixinha de som. A pobre se traumatizou e encontra-se desligada.
    Nem todo mundo gosta do mesmo tipo de música. Cada leitor é um! Não acabamos de ler isso?
    E se me dá o chico e eu coloco In Sorte Diaboli do Dimmu Borgir pra tocar no meu blog? Quantos teriam a coragem de visitar o meu blog? Talvez alguns de meus amigos e meu ex, no máximo. rsrsrs

  50. Adorei as dicas. Comecei meu blog há 1 mês e meio e já tenho uns 80 posts, é basicamente sobre música que gosto de ouvir. Bjs

  51. Poxa muito legal, criei um blog agora pouco e ja vi que cometi erros, mas nada irremediável. Muito obrigado pelas dicas, seu blog tem ajudado bastante.

  52. Adriana

    valeu pelas dicas !

  53. Olá,
    Também sou novato no mundo dos blogs. Tenho algumas dúvidas sobre o ítem 4 que fala sobre o layout. A principal é sobre o CSS. O que é CSS? É um programa?
    Bem, pelo que eu entendi os layouts legais que você fala são oferecidos pelo próprio blogger, só que eles foram pouco usados, mé isso?
    José Milanez

  54. Parabens… achei muito interessante o seu top5 erros… realmente tem razão e penso que todos os iniciantes caiem nestes erros… espero que este topico ainda venha a ajudar os futuros blogueiros…

  55. Darvin da Silveira

    Muito bom!

    Faz uma semana que comecei a estudar sobre blogs lucrativos e encontrar o Blosque foi minha salvação.
    Já encontrei bastante coisa e estou começando a me familiarizar com o assunto, quero entrar com o pé direito na Blogosfera.
    Uma coisa que achei bem interessante nesse post foi a respeito dos feeds, até agora não tinha lido nada que o creditasse como importante e acredito que já vai ser um erro a menos que eu irei cometer.
    Vou continuar lendo os artigos, creio que tenho muita coisa a aprender ainda.
    Abraço!
    E obrigado pelo Blosque.

  56. Legal ai as dicas.. Bom o pessoal ficar ligado nelas 😀

  57. Adoro todas as suas dicas estão me ajudando muito, sou novata aqui faz duas semanas que tenho o blog e fiquei feliz em saber que eu não cometi a maioria dos erros!!! obrigada de verdade!

  58. Muito bom, aprendi muito com esse post!
    mas o mural de recados eu vou deixar hahahaha
    afinal é muito bom receber elogias p/ inspirar a trabalhar muito mais!

    Pelo que li aqui, acho que comecei bem então, mas já reparei muitas coisas no meu blog, e olha que só tenho 2 dias de blog.

    Já estão nos meus favoritos!

  59. Achei que as dicas são muito boas e ajudam os blogueiros de primeira viagem.Valew ,gostei das dicas e usei o que você digitou aí.Bejão!

  60. Luzinha

    oi, nossa qro agradecer porque graças a deus estou começando cm o meu blog e encontrei uma super ajuda antes de cometer todos os erros, e parabéns mesmo por conseguir manter o blog desde 2007 (ou antes não sei :D)…

    obrigada, pois foi MT util pra mim a metéria.

    bjs

  61. Parabéns! Gostei das dicas, embora alguns termos sejam desconhecidos para mim. Estou entrando neste mundo agora e mais por curiosidade. Mas é sempre bom a gente aprender, apesar dos erros cometidos. Abraços

  62. Gutemberg O. da Fonseca

    Mais uma vez, informação com conteúdo. Continue assim.

  63. boa dica legal mesmo, me ví em vários comentários sobre blogueiros que estão no ovo(como eu)rssrsrs!!!
    mas com esforço e inteligência eu faço um blog legal!!!
    obrigado

  64. Edgar

    Eu já fui blogueiro e agora estou voltando, acho que o 2 e o 3 são os piores, com certeza.

  65. No meu primeiro blog, no Blogger, tinha mais erros do que acertos! Eu nem se quer sabia o que eram marcadores… Aí, depois que descobri tudo isso, até abandonei o blog. Se você repor tudo, era mais fácil crir um outro blog. E foi isso que eu fiz… 😀

  66. perfeito esse post, tirei muito aprendizado daí. Valeu!! Ajudou muito mesmo!

  67. Olá sou novata por aqui,criei meu blog no impulso e percebi que cometi alguns erros.Legal estas dicas agora posso dar qualidade ao blog. obrigada!

  68. Fátima

    Legal! Estou precisando mesmo aprender. No começo a gente apanha pra caramba

  69. Dicas muito úteis, as quais tenho buscado aplicar! Tirando a parte de eu estar comentando aqui e ter colocado meu blog no espaço adequado, mas sabendo que possuo cerca de 6 posts. Além de estar usando um layout mínima…rs. Dá para acreditar?

  70. Vim para aqui vindo da cartilha be-a-blog, ela é incrivel estou aprendendo bastante.

    Agradecido por todas as dicas-e puxões de orelha rsrs!

  71. Este site é maravilhoso. Pena que não o conheci antes de criar meu blog. Senti q cometi zilões de erros, em apenas 2 leituras q fiz, imagina na continuidade. kkk Mas, como boa aprendiz, a medida que lia, ia ao blog e formatava.
    Ainda não está como manda o figurino, mas com o tempo vou ajustando.

    Se você ainda não tem um livro, deveria pensar em fazer, pq os textos são maravilhosos.

    Abs

  72. Adorei as dicas…vou tentar fazer tudo direitnho no meu blog!!

    Beijoos!

  73. Excelentes dicas! Já parei de cometer alguns erros a partir da leitura desse post…hehe

  74. De fato pedir visitas, ou visitar os outros com comentários que dizem “te visitei, me visita também” é o cúmulo.
    Assim como nos blogs e sites a música incomoda, deveria se regra de etiqueta não postar recadinhos com desenhos, menos ainda recados com som e os e-mails “musicados”.Quando abro uma página em que não encontro rápido o botãozinho de “mute”, nunca mais visito!

  75. Ótimo artigo como todos os outros neste blog.
    Parabens e sucesso.

  76. Muito legal suas dicas, eu sou novo no ramo dos blogs,e não quero cair em erros, vou usar suas dicas, valeu mesmo.

  77. Perla

    Muito obrigada pelas dicas!

    Além disso, amei a sua maneira natural de falr, de explicar…
    Abraços,
    Perla

    PS: Não coloquei o meu wedsite pois depois de cometer tantos erros, tenho que trabalhar nele de novo… Portant, condidere-me como não tenho um, ainda… 🙂

  78. Putz!!!!
    Me senti um idiota com suas dicas!!!!
    Vou tentar seguir a risca… valeu mesmo…
    Abraços

  79. ADOREEEI as dicas! Não sabia disso tudo nao :S ehhe

    eu sou iniciante e não entendo muito de html e css aheau Porém já tinha procurado um template para meu blog, não sei se é só cmg mas nao sei como adicionar coisas nele, tp músicas, vídeos..
    Meu template já vinha com um tp “link” na pag inicial que redirecionaria para outras págs (videos, contatos..)
    Já pesquisei milhares de maneiras de acrescentar essas coisas mas não consegui =/
    Será que é por causa do html do template? se tiver como vce postar algo a respeito seria muito útil ehhehe

  80. pow cada post que olho desse blog fico ainda + contente e penso cada vez + no meu… Realmente paginas cheias de FRESCURAS são chatas para caramba! E copias tbm! Eu tento ao maximo não PLAGIAR ninguem.

  81. adorei as dicas.

  82. muito bom!
    adorei as dicas!
    eu fazia algumas 😛
    bjos*

  83. Estou ha alguns minutos no seu blog e até agora me senti apta a ser blogueira de sucesso. Porem possuo uma duvida especifica que gostaria de tirar. Escolhi uma temática regional, falar sobre meu bairro. Será que é muito restrito para valer a pena? Abraços.

  84. Pode ser muito restrito ou não. Depende do tamanho do seu bairro, de quanta gente há nele e quanta gente acessa a Internet, de se existem outros sites sobre o bairro ou não… Só você pode analisar essas coisas e saber se vale a pena ou não.

  85. Muito obrigado pelas dicas!!!
    Comecei a fazer o meu, estou fazendo sobre música, claro que existe muitos de música, porém o meu é sobre música Erudita com ênfase no instrumento musical que é o violão. Mas ainda falta coisas, e essas dicas reforçaram muito!
    Obrigado!

  86. Oi aproveitando, como faço para deixar os meus comentário dessa forma.
    NOME:
    E-MAIL:
    SITE:
    Porque no meu blog, se eu deixar anônimo, quando clicar para deixar um comentário só aparece essa parte em branco. E nos blogs que eu vejo estão dessa forma parecido com o seu!

  87. Nossa velho, adorei o seu blog e ele esta me ajudando muito mesmo, estou com 18 dias de blog e tenho 12 posts, gostei das dicas depois de ler algumas paginas de seu blog resolvi me dedicar mais ao meu estou mudando ele radicalmente, isso da trabalho e como eu não conheço muito deste mundo resolvi fazer pesquisas e então achei o Blosque e me está sendo muito util.
    realmente músiquinhas em blogs, nem todos temos o mesmo gosto pra musica, o que seria do meu blog se eu botasse a música RAWWR – Bring Me The Horizon no meu ? acho que so alguns de meus amigos e parentes iriam visitar , rs
    músicas realmente não são uma boa ideia em alguns casos são extressantes ainda mais quando não são músicas em si mas sim sons, hj mesmo entrei em um site que possuia sons de trovões e logo desliguei a caixa de som, e sendo assim não aproveitei nem um pouco do blog pois seu conteudo era em videos tutoriais com voz , rs
    enfim, acho que ja falei de mais, adorei o Blosque e pretendo ler todos os posts para aprender e assim poder melhorar o meu Blog *-*

  88. Muito legal
    ajudou muito
    Obrigado

  89. Estou iniciando nesse universo e achei maravilhosas essas dicas

  90. Bel

    Acabei de criar o meu blog. Como sou muito curiosa e perfeccionista, já visitei vaaaaaários sites e blogs com “n” dicas p/blogueiros. Abri o Blog para começar a divulgar meu novo trabalho… Que tédio!!! Nem sei por onde começar… Visito blogs e mais blogs, babando pelo tanto de criatividade que encontro, imaginando o que devo fazer p/ter coisas simples, que qualquer blogueiro iniciante deve saber, como por exemplo, “home – fotos – contatos…” e não sei como fazer… Fala Sério!!! Mas eu chego lá! rs. Adorei suas dicas… Acho que já li quase todas… rsrsrsrs. Abraços.

  91. Roseli

    Gostei muito dessas dicas todas! Estou pensando em criar um blog, e o texto veio a calhar. Parabéns!

  92. Isis_go

    Simplesmente amei o blosque, está de parabéns por que em todos os post’s de alguma forma você dá dicas que a gente leva a sério tipo, aquelas “10 razões pelas quais você NUNCA será um blogueiro”.
    Eu criei um blog faz pouco tempo,sou muito novata em tudo, mas quero fazer as coisas do jeito certo e todas as suas postagens aqui de alguma forma me ajudaram e me fizeram mudar meu ponto de vista em relação ao que rola na web,e em relação a questão de TER um blog.
    Obg.Bjos

  93. Cara, muito boa as dicas. Logo no começo meu maior erro foi divulgar excessivamente a cada postagem. Até que alguém comentou isso comigo e eu travei. Divulgo no twitter quando faço nova postagem, ou por falta do que twittar. E também divulgo no orkut, nas comunidades de Blogs que é direcionado a isso.

    Quando estava divulgando excessivamente, ninguém olhava. Ao divulgar corretamente o blog realmente cresceu e muitos comentários de elogios apareceram.

  94. Suas dicas são valiosas. Já melhorei muito meu blog, lendo seus posts.
    Não tinha me antenado para uma porção de coisas que você menciona.
    Tudo vem a calhar. Obrigada.
    Abração
    Eloí

  95. kel

    Oi obrigado por existir!Não sabia nem enviar um comentário!hehe…

  96. É realmente fazendo que se aprende, nehhh…

    Vejo meus blogs anteriores, aqueles que comecei porque a idéia era bunitinha… (rs), e vejo meu blog atual, que esta longe da perfeiçao, mas já me liberou de várias esquisitices do passado… (musica, gifs, chats… ow ow ow )

    Estou na fase de entrar na roda, ou seja, de interagir com outros blogueiros…

    He He He… entra na roda comigo ow! abç

  97. Eu não entendi muito bem como se anunciar de forma correta um blog, afinal, contar para amigos não vai fazer com que o bloguer se torne conhecido, e um bloguer tbm não se tornará famoso de um dia para outro.
    E não entendi muito bem como vou fazer para então divulgar meu blog em outros?
    Amei o site!Me responde por favor!eu realmente estou desesperada para levar me blogger para frente.

  98. Camila Lacerda

    Parabéns pelo post!! Eu estou começando um novo blog agora (eu já tive outros, mas eram sempre compartilhados e brigas acabavam com eles. E eles tinham erros e tal).
    Ajudou muito. Já não cometo muitos erros, embora ainda cometa alguns, que eu espero que de aqui em diante não cometa mais. 😀

  99. Gostei das dicas! Principalmente a da música, não tinha percebido que cada um tem seu gosto mesmo não, se eu quero levar o blog a serio não posso deixar só rock ;/ apesar de rock ser o que presta DOIEAHOIDAEHODAEIDAEHEHID

  100. Olá gostei muito das dicas. Estou iniciando meu blog e quero me aperfeicoar. estou corrigindo pequenos facilos. vou melhorar ressss. grato

    j.nunes

  101. Eu tive uma crise de risos ao ler o seu post…inexplicavelmente realista. Estou entrando na blogsfera e estava meio perdida. Pode ter certeza que vc acaba de salvar um blog a caminho do fracasso!
    hahaha
    obrigada!

    beijos

  102. gostei muito das dicas vou passar a visitar seu blog sempre,muito obrg….

  103. como boa blogueira novata que sou vou seguir a risca a todas estas dicas.Esse realismo que marca seu blog faz com que as pessoas realmente queiram levar o blog a sério e mergulhar de cabeça na blogsfera

  104. Vander Lima

    Meus blogs ainda estão em construção, por isso, valeu por cada dica. É muito bom consultar blogueiros com experiência como vocês.
    Abraços e até mais!

  105. eh… incriveis suas dicas pra nós q estamos iniciando nessa “coisa” rsss…
    mas ainda temos tanta estrada pela frente… oh céus!!! parece q criar um blog interessante é como achar a agulha do palheiro… affs… mas vamos testando neh, e seguindo seus conselhos… obg por existir!!!

  106. Luciene

    Sinto-me anciosa por tornar-me uma bloguiera principalmente após ter lido suas dicas que além de serem imprescindíveias demandam tempo e bastante atenção.
    quero brevemente poder retornar e dedicar-me ao máximo a este mundo maravilhoso da blogosfera.

    Abraços e até breve!!!

  107. Bia

    Eu gostei muito das dicas, comecei agora a escrever um blog e acho que vão me ajudar muito. Acabei caindo no erro de pedir visitantes sem conteúdo no blog, mas acontece.
    Muito Obrigado

  108. Sou mais um alien na blogosfera. A Amazônia é outro planeta em todos os sentidos. Aqui Internet é privilégio prá poucos. Banda laraga hahahahahahahahahahahahahahah Só no país vizinho, um tal de Brasil.
    Acompanho o que rola na net meio de longe, literalmente, hahahah
    Sou doido por tecnologia mas detesto modismos descartáveis. Fiz meu primeiro e até mês atrás, único blog em 2008.
    É um blog ‘raiz’, tipo ‘querido diário’ hahahah
    é o brasildetornado.wordpress.com meu diário da viagem oiapoque-chuí-oiapoque de moto !
    Fiz algo bem pessoal, sem frufrus como vc fala. A idéia era registrar o eu que me marcava nessa aventura muito doida.
    O manifestosamazonicos é um experiência nova e que as vezes me dá medo.
    Sou escrivão de fórum e nas horas vagas gosto de escrever.
    Sem quere encher teus pacovás, please, ve que merda foi que eufiz, até porque isso é só o começo…
    PS. Promovo eventos desde 1990 e cagadas fazem parte, como diria o grande filósofo Bambam!

  109. Indispensáveis todos os seus comentários e, sabe que a cada leitura eu corria lá no meu blog para ver se encontrava “semelhanças” com o Top5???Será mera coincidência, mas como estou engatinhando nesse novo mundo, já engoli seco com algumas colocações suas.
    Ainda estou mastigando, digerindo…ruminando…e vou chegar lá porque não desisto dos meus objetivos.
    Pretendo ler..ler…e ler…até aprender!
    Obrigada!

  110. kkkkkk… morri de rir do seu post!!! Me identifiquei bastaaantee com algumas coisas rsrsrs

    muito bom! vlw pelas dicas!

    agora tenho que ir correndo concertar uns certosss errinhosss basicos rsrsrs

  111. Adorei as dicas, sou novata nessa coisa de “Blog”, então as dicas vieram em boa hora. Espero que sempre hajam dicas e informações úteis como estas para os blogueiros.
    Karen

  112. Essas dicas apareceram como divisoras de águas! No momento estou começando a construir um blog para o Estabelecimento de Ensino onde trabalho, agora sei de que maneira devo agir.
    Valeu!!! Abraço!!!

  113. muito bom, você consegue informar sem perde o fio da piada, esse top five é de grande ajuda

  114. Obrigada pelas dicas. Valeu mesmo, já encontrei alguns erros que cometi.

  115. Muito bons seus post, estou seguindo passo a passo tudo que estou lendo aqui, está me ajudando muito com o meu novo blog.

  116. Um amigo meu esses dias no final da conferência virtual ficava no chat
    “visitem meu blog” “visitem meu blog ”
    Eu falei pra ele que isso era péssimo e fiquei surpreendida com essa atitude sabe.Tem muitas pessoas que precisam ainda saber como se portar na internet acham que spamear dá resultado, assim como muitos e muitos que querem fazer sucesso na internet ainda continuam mandando spam de negócios por e-mail achando que isso dá resultado.

  117. Gostei muito pois eu tava cometendo alguns erros grotescos q vc me ajudou a corrigir, so ainda nao sei como colocar o meu feed ja fiz mas nao sei como copia da paginas de feeds para o meu blog. vc pode me ajudar. obrigada.

  118. GABRIEL BELTRAMI

    Estou pensando em fazer um Blog, mas sentí a responsa. vou pensar mais

  119. Muito bom esse post,eu dei uma lida e vi que tenho alguns desses erros aí,ainda mais o da musica de fundo..Bom post para iniciantes como eu rs ´.Abraços !

  120. Estou perdida total nessa coisa de blog, mas as dicas ajudam demais 😉
    Vlw!

  121. Cara, li vários posts seus e achei eles bem interessantes. Quão importante você acha que um layout personalizado é?

    abraços

    • Eu acho fundamental ter um visual personalizado, para se diferenciar do resto dos milhões de blogs que existem. Se você não pode fazer ou comprar um design personalizado, no mínimo pode mudar a imagem do cabeçalho e aprender a mudar as cores dos links e títulos, por exemplo. 🙂

  122. Boas dicas….o importante é ver seu blog….como um profissional de marketing olha para um um produto…define seu público alvo e define estratégias para conquistar e vender.
    Valeu…
    Mony

  123. Adorei teu espaço e tuas dicas são super úteis! Vc é uruguaia?! Vi que torce para a celeste no teu twitter! Sou de Montevideo…

    Abç,

    Valeria Berriel
    twitter/valeriaberriel

    • Sou sim!! Nasci em Montevideo, cresci no Brasil e voltei para Montevideo em 97. Jura que eu tenho uma compatriota lendo o blog?! 😀

  124. Uau! Essas dicas são demais. Eu adoro o Blosque :P.
    Estou lendo ele há algum tempo. Tenho um blog e sempre me baseio nas dicas aqui para melhorar e aperfeiçoar cada vez mais o meu blog 😀 valeu

  125. ola adorei todas as suas dicas, e concordo, nao devemos pedir “esmola” a niguem :p

  126. Valeu pelas dicas, foi de mais!!!!!!

  127. Nossa , me senti uma ignorante de carteirinha, na boa ! Tava fazendo TUDO errado . Obrigado pelas dicas ! 🙂

  128. Dé@ Brasil

    …Queridinha…coloquei site “em construção” porque depois dessa e muitas outras dicas que li nos seus posts (aliás só fiz isso hj, li vc!!), vou “re”planejar meu blog completamente. Agradeço e volto.
    bjim,
    Dé@

  129. Amigo parabens pela iniciativa, espaço otimo e necessario. Comecei no universo blogger recentemente e tenho cometido todos essas m..das que voçe comentou e varias outras.
    Me ajudou bastante.
    Forte abraço

  130. Acabei de criar meu blog, e já estou cheio de idéias para levá-lo ao sucesso na rede! Gostei das dicas e já consertei algumas coisas que vinha fazendo de errado. Obrigado!

  131. vitor

    meu caro as suas dicas são espetaculares, mas pelo seu guião não estou conseguindo nenhum avanço , pq não é o que aparece aqui, eu sou novo nesse ramo e não tenho muitos conhecimentos e queria saber aonde aparece essas tal de TAB pode ser uma pergunta estúpida mas eu nao sei.

  132. Nossa, gostei muito!!! Mto pertinente seus comentários!!!

  133. Como sempre… ótimas dicas..

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik