Blogando com Alma... Ainda.

3 Passos Para Recriar o Sucesso do Seu Blog

Use o sucesso de ontem para construir o sucesso de amanhã.

Aqui estamos, com mais um post com dicas para reativar o crescimento do seu blog. A estratégia de hoje é multiplicar sucessos anteriores.

Você talvez esteja se perguntado que diachos isso significa. A idéia é descobrir os textos e estratégias que fazem mais sucesso no seu blog, e recriar esse sucesso em novos textos. Vamos lá?

1 – Descubra quais são os textos que obtiveram mais sucesso

Construa Seu Sucesso

Existem várias formas de medir isso. Para começar, olhe seu contador de visitas e descubra quais são seus 20 ou 30 posts mais visitados. Faça uma lista desses posts, que inclua:

  • Visitação – a quantidade de visitas recebidas por cada post:
  • Número de comentários por post
  • Quantidade de links recebidos por post
  • Quantidade de votos recebidos nas redes sociais, se for o caso.

Faça um ranking com os posts, baseado no critério que for mais importante para você. Se você quer atrair mais visitas, ordene os posts por número de visitas; se quer conseguir links, ordene por quantidade de links; e assim por diante.

2 – Analise as razões do sucesso

Construa Seu Sucesso

Agora, olhe bem para cada post e faça uma boa análise dos motivos que levaram ao sucesso. Para isso, também será útil listar:

  • Assunto
  • Estilo – resenha, opinão, dica, crônica, crítica, entrevista…
  • Estrutura – texto com imagens, lista, curto, longo, citação…
  • E qualquer outra informação que você achar pertinente.

Não desanime se o seu maior sucesso foram 2 links ou 3 comentários. Mesmo que pareça pouco, é um lugar por onde começar.

E lembre-se: 2 links ou 3 comentários significa que você escreveu alguma coisa que alguém achou valioso – e isso é MUITO mais do que a maioria dos blogs que existem tem ou terá.

De posse dessas informações, procure por padrões ou coisas em comum. Pode ser o assunto, o estilo, a quantidade de trabalho e cuidado que você colocou no texto… qualquer coisa.

É bem possível que você descubra padrões interessantes e até mesmo surpreendentes.

3 – Recrie o sucesso

Construa Seu Sucesso
Tendo uma boa idéia de quais são seus “post-hits”, e sabendo o quê fez deles um sucesso, você pode começar a experimentar com diferentes formas de recriar esse sucesso.

Você pode:

1 – Aprofundar a informação

Pesquise mais sobre o assunto. Faça entrevistas. Leia o quê os experts dizem. Ofereça outro ponto de vista, outras opiniões, outra solução, descubra a história ou o passado.

2 – Expandir a informação

Procure tópicos relacionados, que complementem e ampliem o que você já publicou. Por exemplo, se você faz sucesso dando dicas sobre restaurantes, que tal dar dicas barzinhos também? Ou de vinhos?

3 – Atualizar a informação

Fácil: se a informação perdeu validade, ou surgiram novidades relevantes no assunto, desde que você publicou, escreva textos atualizados. E inclua um link ao post atualizado, no post antigo.

4 – Recriar a informação em outro contexto

Aplique a mesma idéia ou formato à outros tópicos – de preferência, relacionados ao tópico principal. Isto é especialmente útil quando a razão do sucesso for o formato ou estilo do post.

Finalizando

Construa Seu SucessoAplique estas idéias com criatividade, não faça simples clones de seus posts. Recriar seus sucessos anteriores vai demandar um certo esforço, e um certo tempo.

No entanto, com um pouco de atenção e uma boa dose de bom senso, não será difícil orientar seu trabalho na direção correta – aquela que vai em direção ao êxito.

No penúltimo post da série, vamos procurar uma nova direção para o seu blog.

____________________

Leia outras estratégias para estimular o crescimento do blog:

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Investir no Leitor é um Bom Negócio

Next

Da Importância da Hospedagem do seu Blog

6 Comments

  1. Já vi muita gente parar de escrever em seus blogs por achar que não há mais o que escrever, assim como já vi sites e blogs que dominavam as primeiras colocações nos mecanismos de buscas perderem posição por não se atualizarem. A idéia de atualizar posts é muito boa e todo blogueiro deveria fazer isso pelo menos uma vez por ano.

  2. pior é que é praticamente bom senso isso né? rs…

    ainda bem que vi o twitter, se não seria mais um artigo que ficaria enterrado no meu google reader que eu não vejo faz uns 2 meses quase o.o *medo*

    assim que tiver net, de novo, em casa ou móvel, posso colocar isso em prática e ressucitar o PInet rs…

    beijos kerida! =D

  3. Leo: Olha, manter o blog atualizado é a regra número 1 de sobrevivência.

    Como você bem disse, parar as atualizações é uma estratégia segura para perder posições, e ser ultrapassado por outros sites e blogs.

    Johnny C: Talvez, mas é uma prática que não é muito usada, que eu saiba.

    Vê se ressucita sim, não deixe seu blog morrer! 🙂 Abraço!

  4. Comecei a blogar em 2001, parei em 2004 e voltei agora… As vezes tenhoa sensação que perdi a oportunidade de falar de muita coisa nesse tempo que fiquei “apenas na platéia”… MAs enfim, voltei para trás da cochia, vamos trabalhar!

  5. Wallace: Seja bem vindo de volta, então!

    E você tem razão, o negócio é olhar pra frente e trabalhar… Para o alto, e avante! 😉

  6. Eu estou passando por um problema com meu blog. À princípio eu escreveria sobre cultura, eventos, dicas de livros e etc. Porém, foi só escrever um post meio fora de mão sobre a moda da renda que iria voltar no verão, que o post bombou (quando estava hospedado). Reavaliei o conteúdo e comecei a escrever algumas coisas sobre moda e beleza, ou seja, misturei o público alvo totalmente! Depois, como eu queria escrever sobre os Cavaleiros do Zodíaco e sobre minimalismo e Zen, criei outros 2 blogs, o GarotosZodiacais (que era um antigo projeto que havia abandonado) e o GarotaZen. Esses dois têm seu público super definidos e não saio dessa linha, porém, o meu blog principal, camilando, se perdeu. Estou tendo dificuldades em reencontrar seu propósito. Uma pena, pois é o blog que mais me dediquei, seria o “principal”. Estou lendo várias dicas suas, mas está um pouco difícil encontrar um foco em que eu possa “recriá-lo”.

    Vou continuar procurando por dicas, mas acho que só eu posso resolver esse problema.
    Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik