Blogando com Alma... Ainda.

Investir no Leitor é um Bom Negócio

Continuando com a série sobre Blogs e Estagnação, vamos ver como investir no seu leitor pode ajudar seu blog a crescer.

O leitor é o recurso mais valioso que você tem no seu blog. Um leitor vale ouro – é uma pessoa que está interessado no que você escreve, e que dá valor ao seu conteúdo e ao seu trabalho. Nunca esqueça disso: seu leitor vale ouro. E não só no sentido monetário da palavra.

Moedas de Ouro

Se você oferece valor ao leitor, ele se sentirá satisfeito, e provavelmente recomendará e linkará seu blog. Um leitor bem-atendido pode ser uma fonte de novos leitores – nos dias de hoje, o boca a boca é a alma do negócio.

Portanto, se você está tentando dar um impulso ao crescimento do seu blog, uma boa estratégia é investir no leitor.

Como? Oferecendo mais valor, melhor serviço, melhor experiência. Quanto melhor for o que você oferecer, mais o leitor tenderá a ser fiel – a retornar uma e outra vez ao seu blog – e a recomendar seu blog a outras pessoas.

Explorar isso não é nada escuso. É uma característica natural do bicho serumano: quando achamos alguma coisa bacana e/ou útil, queremos compartilhar isso com outras pessoas.

Aqui temos outra situação ganha-ganha. Ganha o leitor, pois você se esforça por oferecer-lhe um serviço excelente, que atenda e supere suas expectativas; e ganha você, pois ele naturalmente irá recomendar seu blog e trazer-lhe novos leitores.

Algumas Estratégias Para Investir no Leitor

1 – Ofereça ao leitor o que ele quer

PerguntasPergunte ao leitor o quê ele acha do blog, o que ele gostaria que você publique, peça sugestões.

Isso pode ser feito através de posts – como o meu Querido Leitor: Aceito Sugestões – ou através de enquetes (O Que Vocês Querem De Mim? Resultados da Enquete).

Claro que você não precisa fazer tudo o que os leitores sugerirem, mas se você perguntar, deverá seguir ao menos alguma sugestões.

Use seu critério e seu bom-senso para decidir o quê pode ser feito.

Outra forma de descobrir o que o leitor deseja é prestando atenção aos comentários. Além de pedidos e sugestões explícitas, fique atento às perguntas que são feitas, e aos posts que geram mais comentários.

2 – Dê um serviço especial ao leitor

Cerveja EspecialVocê pode oferecer um serviço ou benefício, que seja exclusivo para leitores fiéis.

Isso, além de ser um bônus para quem já é seu leitor, será um motivo a mais para que os visitantes e leitores eventuais se tornem leitores fiéis.

Um exemplo? Uma newsletter ou feed exclusivo, com dicas e/ou conteúdo que não é acessível em nenhum outro lugar. Ou conteúdo exclusivo no feed, só visível para assinantes.

Outro exemplo?

O Cardoso foi criativo e criou um grupo fechado do Yahoo, para os 50 primeiros indicados que se cadastraram no programa de afiliados do Interney Shop, através do link dele.

O objetivo do grupo é discutir “estratégias e técnicas Jedi para maximizar nossos ganhos com esse sistema e outras técnicas de monetização online”. Nada mal, ter uma “galinha direta” com o Cardoso, para falar de monetização.

Se você analisar um pouco a situação, você verá que o Cardoso foi MUITO esperto – essa estratégia tem o potencial de gerar muitos benefícios, em vários aspectos.

3 – Faça projetos dos quais os leitores possam participar

ParticipativoLeitores fiéis gostam de participar – opinar, comentar, responder perguntas. Abra espaço para que eles participem. Bote a cachola para funcionar, e crie um projeto do qual eles possam participar.

Bons exemplos disso são a Blogagem Inédita e o Blogueiro Repórter – Revista Vox Blogs, do nosso Guru Interney.

Você não precisa copiar a idéia do Ney. Use a criatividade, e invente alguma coisa que interesse aos seus leitores.

4 – Crie um fórum

Quebra-cabeçaEsta não é uma estratégia que sirva para qualquer um. Para que um fórum funcione, você precisa ter uma boa quantidade de leitores, ou um assunto que vá atrair gente de fora (que possivelmente se tornará leitor do blog).

Além disso, você terá trabalho extra para acompanhar a administração do blog. Um fórum precisa de manutenção, moderação, participação do dono; pense nisso antes de se decidir a criar um.

No entanto, um fórum pode ser um sucesso retumbante. O BrPoint está aí para provar isso.

5 – Responda comentários

Máquina de Escrever AntigaResponder todos os comentários dá um trabalho do caraleo. Consome tempo que é uma beleza.

A questão é que, se uma pessoa se deu ao trabalho de despender tempo para me deixar um comentário, ela sem duvida merece retorno de minha parte.

Além disso, quando alguém lhe faz um elogio, acho que é falta de educação não responder, nem que seja com um simples (e sincero) Obrigada!

O Alessandro Martins escreveu muito bem sobre essa questão aqui: Como se espalhar pela blogosfera. Leia!

E saiba: responder os comentários faz uma enorme diferença. Experimente e veja por você mesmo.

6 – Responda emails

Arroba - EmailEu recebo uma quantidade enorme de emails, tanto diretos como pelo formulário de contato. Às vezes eu demoro tanto para responder que chega a ser ridículo, mas eu sempre respondo. Pelas mesmas razões do ponto anterior.

Outra opção é responder emails com um post, como o Janio faz. Veja um exemplo:

Como Ganhar 300 Reais por Mês na Internet

Lembre-se de respeitar a privacidade do leitor, e de avisá-lo por email que escreveu um post em resposta à sua pergunta.

7 – Faça enquetes

Neste caso, não estou falando de perguntar questões relacionadas ao blog, mas de abrir espaço para que os leitores opinem sobre qualquer assunto. Por exemplo, se seu blog fala de beleza, você pode perguntar a opinião das leitoras sobre produtos ou tratamentos.

Em suma, use a enquete como um espaço a mais, destinado à participação e expressão do leitor.

8 – Respeite seu leitor

Pensamento - Idéia Esta é uma regra de ouro. Respeitar o leitor significa não só responder emails e comentários, mas respeitar realmente essa pessoa.

Seja educado e gentil, sempre; pense no leitor quando for criar conteúdo e definir estratégias de divulgação e crescimento para o blog.

As pessoas percebem quando são respeitadas e levadas em conta, e isso causa uma impressão positiva.

Respeite o leitor, sempre.

No próximo post, vamos ver como multiplicar sucessos anteriores. Até lá!

Enquanto isso, veja outras estratégias para estimular o crescimento do blog:

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Feed-se – A Primeira Revista Feita por Blogueiros – Edição 2

Next

3 Passos Para Recriar o Sucesso do Seu Blog

9 Comments

  1. Gostei das dicas. Só não consigo é responder a todos os comentários, mas um dia chego lá. 😉

  2. Parabens , otimas dicas , vou por em pratica algumas , ate mais , um abraço.

  3. Roberto: Bem, eu sei que responder todos os comentários não é pra qualquer um – nem sequer tenho certeza de que eu vá poder fazê-lo sempre.

    Enquanto posso, vou fazendo. Mas consume tempo pra caraleo, é impressionante. Acho que a melhor alternativa é atender bem seus leitores – coisa que eu sei que você faz muito bem! Abraço! 🙂

    Alex: Muito obrigada, boa sorte, e volte sempre! 🙂

  4. Nospheratt querida, você está excluída com louvor =P

    E sua modéstia me impressiona.

    Enfim, tento o máximo possível seguir essas regras, mas ultimamente tenho notado uma certa preguiça de ler nas pessoas. Por exemplo, nesse post que fiz sobre a síndrome do pseudo-problogger você foi A ÚNICA PESSOA que respondeu com coerência. As outras pessoas comentaram como se fosse um post sobre erros de português, apenas.

    Algumas vezes, por mais que você respeite o leitor, ele não lhe respeita nem um pouco.

  5. Nospheratt;

    Sua dicas como sempre são valiosas e sábias. De todos os itens o que mais me chamou a atenção foi o segundo. Confesso que a idéia pra mim é nova e gostei muito dela. Vou pensar em algo criativo para meus leitores mais participativos.

  6. Olá,
    gostei muito do artigo.
    Eu sempre respondo todas as mensagens,
    além de abrir espaço para a contribuição dos leitores com sugestões e acréscimos. Também busco oferecer um conteúdo da melhor qualidade.
    Abraço,
    está sendo um prazer visitar tua página. Faz tempo que estava curioso (vendo e ouvindo teu nome entre os amigos, principalmente com o Janio), e hoje resolvi vir aqui.

  7. Fábio: 😀 Na verdade, não sou modesta. Nem um pouco, mesmo. Mas eu conheço meu valor e meu lugar; meu lema é “Tudo em sua justa medida, nem mais, nem menos”. 😉

    Você está coberto de razão. E infelizmente, isso não acontece só com você; é só o blog crescer um pouquinho, que o besteirol começa. Por isso o Cardoso fala de salsinhas e coisas do tipo… é um fenômeno crescente. Blé!

    Leo: Nossa, obrigada! 🙂 Eu recomendo MUITO investir no leitor, pois essa estratégia é uma das maiores responsáveis por eu ter chegado onde cheguei.

    Gentil: Olá! Seja muito bem vindo! Muito obrigada. Fico feliz que você tenha vindo, e espero que volte.

    Sobre os leitores e a qualidade: esse é o melhor caminho, não é? 😀

  8. Oi Nospheratt.
    Eu tenho uma duvida quanto às respostas dos comentários, devem ser respondidos no blog do leitor ou nos teu proprio blog.De repente é uma pergunta idiota, mas tenho lido que muitos leitores nao voltam ao blog para ler a resposta. Ou de repente nos 2?
    Beijos e obrigada como sempre!!

  9. Olá, Otimas dicas !

    Meus parabéns pelo blog, estou conhecendo ele agora e tou achando ótimo ! 😀

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik