Então, como escapar da mediocridade? Algumas idéias:
1 – Faça um trabalho excelente
Não se conforme com escrever qualquer coisa e publicar. Recuse-se a publicar textos meia-boca só para “encher linguiça”. Faça um compromisso consigo mesmo de publicar o melhor texto possível, sempre; tenha um padrão de qualidade e atenha-se a ele.
Isso inclui:
2 – Pesquise
Antes de escrever, leia sobre o assunto, informe-se, procure referências e embasamento para o que vai dizer. Aprenda o que for necessário para produzir um bom texto.
3 – Confira Suas Informações
Se vai passar alguma informação adiante, o mínimo que você pode fazer é checar a veracidade dessa informação, não é? Pois essa não é uma prática muito popular, o que leva a erros grotescos como sair dizendo que a Xuxa processou o Twitter – o que não passa de uma notícia inventada por um blog humorístico.
Fazer questão de cuidar da veracidade e exatidão das suas informações faz maravilhas pela sua credibilidade.
4 – Edite Seu Texto
Depois que o texto estiver pronto, releia-o uma, duas, três vezes. Se puder, espere para revisá-lo no dia seguinte, e só então publique. Essa espera permite que você veja o texto com outros olhos, mais críticos – e perceba o que precisa ser cortado, melhorado, expandido ou dito de outra forma.
5 – Ofereça Mais Informação Que Ninguém
Os itens prévios facilitam este. Se você se der ao trabalho de pesquisar, checar informações e editar seu texto, terá uma boa quantidade de material para oferecer. Vá além do que os outros publicaram; inclua citações, links, ferramentas, escreva um texto mais completo. Faça com que seja possível encontrar no seu blog o que não se encontra em nenhum outro lugar.
Dá trabalho, mas é assim que a gente vira referência e ganha autoridade.
6 – Seja Extremamente Útil
Quando for decidir sobre quê vai escrever, pergunte-se: Que utilidade tem isto para o meu leitor? Como posso fazer para que esta informação, este texto seja útil para o leitor?
A forma mais simples de ser útil é resolver problemas, ensinar #comofas, detalhar soluções. No entanto, mesmo que você escreva sobre amenidades, se prestar atenção nos itens anteriores poderá perfeitamente ser útil para o seu público.
7 – Responda Perguntas e Dúvidas
Sem importar que tipo de assunto você cobre, com certeza recebe enxurradas de dúvidas e perguntas nos comentários e no formulário de contato. A melhor forma de lidar com isso e ser extremamente útil é responder essas dúvidas em forma de post.
Além disso, as dúvidas dos leitores geralmente apontam coisas que você provavelmente não pensaria em explicar, pois já tem um certo conhecimento sobre o assunto do blog – o que é óbvio para nós, muitas vezes é um mistério para o leitor.
8 – Cubra Assuntos e Áreas Inexplorados
Observe outros blogs dentro do seu nicho. Onde existem lacunas no conteúdo oferecido? Que tipo de informação não se encontra nesses outros blogs? Siga essas pistas, e explore as “áreas escuras”. Fale do que ninguém fala, ensine o que ninguém sabe fazer, encontre a solução que todo mundo está procurando.
9 – Tenha Um Objetivo
Ter um objetivo significa que você sabe para onde está indo e onde quer chegar.
Seja algo concreto e mensurável – atingir o patamar de x visitantes únicos por dia – ou algo mais intangível, como “construir credibilidade” ou “publicar somente textos de excelente qualidade”, um objetivo evita que você caia na estagnação, se você se mantiver focado e trabalhando por esse objetivo.
10 – Seja Criativo
Soa bonito, não é? “Seja criativo”, como se fosse simples. Bem, é e não é; ao contrário do que se pensa, a criatividade não é somente um talento natural com o qual alguns poucos são agraciados. É um talento que pode (e deve) ser exercitado e treinado.
Ok, mas como? Essa é a pergunta do milhão. Mas eu não vou respondê-la hoje. Vou dedicar um mês inteiro a isso!
Setembro acaba de ser declarado o “Mês da Criatividade” aqui no Blosque.
Durante este mês, vou pesquisar idéias, sugestões e técnicas para exercitar a criatividade, e ver como podemos aplicá-las nos blogs. Tenho certeza de que será uma jornada enriquecedora e divertida. Com um pouco de sorte, veremos algumas idéias malucas e interessantes surgindo.
Vamos? 🙂
Marina
Esperando ansiosamente pelas dicas de como exercitar a criatividade. Acho que estou precisando. Beijos, Nosphie!
Myres
Tô começando um blog agora,ou melhor ressuscitando um blog que já estava abandonado há uns 3 anos,e suas dicas são muito interessantes e úteis .Acompanharei os post sobre criatividade!Uma palavrinha tão bonita e difícil de ser ter!
Rafael
Eu sigo boa parte destas dicas como o hábito de ler algumas vezes antes de publicar mais acredito que tenho que melhorar muito a minha escrita mais sempre procuro dar dicas e citar as fontes é claro!
Evandro Cesar
Ótimas dicas, é bom organizar o trabalho mas me surgiu uma pergunta: como mensurar um trabalho quase 100% intuitivo que é feito pelo simples prazer em escrever? Não dá para medir muito nesse caso porque é um troço muito pessoal que poucos se identificam, né? Pelo menos é o que sinto com meu blog pessoal. 🙂
Rocky
Post perfeito! *-*
Coisas que geralmente já sabemos, mas que precisamos relembrar e colocar em prática.
Feed devidamente assinado para acompanhar o mês da criatividade. =]
Jocas
Boas…
Cai aqui de paraquedas e agradou-me o conteúdo… Boa qualidade de escrita e excelente posição na definição da qualidade… Na verdade, a qualidade de escrita não é inacta, ela adquire-se com a prática e conhecimentos adquiridos…Basicamente, quanto mais se escreve melhor se fica. Não concordas?
Tenho um blog pessoal, recente e sem visitas, onde sai dicas flash para os futuros leitores, a qualidade de escrita não é a melhor comparado com outros blogs que possuo de indole profissional e de acordo com o minha actividade profissional, ou até mesmo comparado com o teu blog, mas não é esse o meu objectivo…Penso eu, posso estar errado…?
Já agora gostava de umas dicas tuas acerca do meu trabalho o “Jocas Blog”. Espero receber a tua opinião critica e construtiva possivel…
Até já…
Nanda Botelho
legal sua ideia de exercícios para criatividade! Peguei uma dica sua de ver o que meus leitores querem ver escrito e já escrevi alguns textos por sugestão de leitor.
Eu escrevo crônicas sobre auto conhecimento, são minhas percepções e pontos de reflexão, até agora saiu tudo bem, escrevo com antecedência e releio várias vezes antes de publicar.
Bjão!
magda gonçalves
Quando construi meu blog não tinha a menor noção de nada sobre o assunto,ainda sou uma amadora em blog ,mas você tem me ajudado muito ,então estou aqui para deixar meu obrigado!
Alan Niemies
Nosphie, fico assustado de ver você lidar com a criatividade de maneira tão interessante! Ainda quero ser criativo como você, hehe.
Ótimas dicas também, pois sei que sou medíocre em vários pontos. O problema é que acabamos nos acostumando com a mediocridade e fica difícil retirá-la totalmente de nossa vida blogueira.
Um beijão e sucesso no Mês da Criatividade!
Robson Rogerio
Ola Nospheratt, parabens pelo seu blog e pelas informações que disponibiliza a todos.
Estou acompanhando seu trabalho a alguns dias e me surpreendo a cada leitura e a cada dica.
Grande abraço.
Wilzen
Mais uma vez, lhe agradeço pelas dicas. Sempre tive esta percepção, mas ver outra pessoa recomendando com tanta veracidade é outra coisa! A propósito vc não tem banner de divulgação?
Abraço…
Carlos Medeiros
Você anda meio sumida neste blog.
Paulo Passant
Excelente post. Se você quer se destacar no meio escrito, você precisa ser relevante. Precisa trazer algo útil às pessoas. Só faz sucesso quem se destaca. Portanto, é necessário assumir um nível de qualidade absoluto.
Mais uma vez, excelente post.
Abraços, Paulo Passant.
Thiago
Mesmo um post antigo como esse é lembrado e é muito util, pricipalmente para quem está começando como eu !