Blogando com Alma... Ainda.

Evernote – Ótima Ferramenta Para Gerenciamento de Informação

Eu já devo ter mencionado isso em algum lugar: eu sou viciada em organização. Não que eu seja extremamente organizada; sou menos organizada do que se poderia esperar, visto meu gosto por ferramentas e métodos de organização e produtividade. Mas eu me viro.

Uma coisa que eu não ainda não tinha encontrado nessa área, era uma ferramenta que me permitisse armazenar, administrar e usar toda a informação relacionada à produção dos meus blogs, em um lugar só. Eu estava usando uma combinação de Excel, Zoundry, Bookmarks, pastas no HD e Notepad. Funciona, mas eu vivia sonhando com uma ferramenta que reunisse tudo num lugar só.

E Domingo, encontrei algo que talvez seja a resposta às minhas preces: o Evernote.

Evernote

O Evernote é uma aplicação gratuita (existe uma versão Premium, claro – veja as diferenças aqui) para “fazer anotações”. A graça é que essas anotações podem ser texto, áudio, imagens, páginas web inteiras ou partes delas, arquivos adjuntos (txt, html, jpeg, gif, wav e png), emails…

Capturando Informação

Além disso, você pode criar sua anotações de várias formas:

  • Escrevendo diretamente lá
  • Copiando e colando
  • Usando o “Web Clipper”. Há extensões para o Firefox, Flock, Internet Explorer e Outlook, além de um “Universal Clipper” no próprio Evernote – todos eles permitem “clipar” páginas inteiras ou partes delas, e criam uma nova anotação automagicamente
  • Arrastando arquivos (dos tipos suportados) para o Evernote
  • Enviando os dados que você quer incluir na nota por email, para um endereço especial que você obtém ao criar sua conta.

É possível dar formato às suas notas, embora as opções sejam limitadas. E uma função que achei bem bacana, é a de adicionar check-box ao texto, que você pode ticar. Bem útil para listas To-do.

Sincronizando Entre Diferentes Instalações

Evernote - CadernosO Evernote tem várias versões. Desktop para Windows e Mac, versões mobile (iPhone, Windows Mobile e Evernote Mobile Web) e Evernote Web.

E pelo que vi, eles oferecem inclusive uma versão “Portable” (custa 20 doletas) que permite que você transporte suas anotações e bases de dados, de um computador a outro.

Existem algumas diferenças entre as diferentes versões, mas elas permitem outra das grandes vantagens do Evernote: sincronização.

A coisa funciona assim: digamos que você instala o Evernote no seu desktop e no seu notebook. Ao instalar, você é convidado a criar uma conta no Evernote Web. Isso feito, você pode adicionar anotações em qualquer uma das instalações, e sincronizá-las através da web, a qualquer tempo. Super ultra recontra prático.

Depois que você começa a colocar informação lá, ele oferece várias formas de organizar e encontrar o que você precisa.

Organizando a Informação

Evernote - TagsNo tocante à organização, ele permite que você crie “cadernos”, que nada mais são do que pastas, para dividir o conteúdo (veja a imagem anterior). Você pode mover a informação entre cadernos, simplesmente arrastando suas anotações entre eles.

Não é possível criar “sub-cadernos”, mas o Evernote oferece um sistema de tags hierárquicas, que pode suprir bastante bem essa função.

Ou seja, você não tem sub-cadernos, mas pode ter sub-tags, se quiser. Para isso, basta criar a tag-filha, e depois arrastá-la para dentro da tag-mãe desejada.

Usando uma combinação de cadernos, tags e sub-tags, dá pra organizar tudo direitinho.

Encontrando a Informação

Com a facilidade de adicionar conteúdo de várias formas, estando em praticamente qualquer lugar, é claro que logo logo você terá uma montanha de informação armazenada. Para encontrar a informação que você quiser, O Evernote oferece uma poderosa ferramenta de busca.

Além das palavras chave, você pode filtrar sua busca por data de criação ou modificação das anotações, tipo de midia, fonte de captura (web, desktop app, celular, etc). E você pode salvar suas buscas, o que além de ser útil, não deixa de ser outra forma de organização.

Ah, e ele reconhece texto em imagens – mesmo que o texto seja manuscrito, numa letra mais ou menos clara. O que significa que, por exemplo, você pode escrever uma anotação à mão, tirar uma foto ou escanear o papel, e mandá-lo ao seu caderno. Não vai funcionar 100% das vezes, mas é bacana.

Compartilhando Seus Cadernos e Anotações

Como se tudo isso não bastasse, você pode tornar seus cadernos públicos – eles aparecerão na web, e serão indexados. Também é possível compartilhar anotações – por email, para qualquer endereço de email (a pessoa receberá o conteúdo no corpo do email, e/ou como adjunto), ou exportando-as para que outro user de Evernote as importe em seu próprio caderno.

Certamente estou esquecendo alguma coisa, mas acho que fiz um bom sumário do Evernote. Tanto, que vou deixar o “como usar o Evernote para o seu blog”, para o próximo post. Enquanto isso, recomendo MUITO que você experimente. Vai lá: Evernote. Tenho certeza de que você vai achar alguma utilidade pra ele.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Bê-a-Blog – Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Blogs

Next

Feed-Se Edição Especial – Democracia

19 Comments

  1. Grande dica ! Eu já usava a versão para iPhone e agora descobri que tem essa para desktop. E realmente é tudo que eu precisava pra melhorar minha organização!

  2. O melhor é o elefante do thumbnail 🙂

    Bom, o fato é que antes de partir para algo como o Evernote eu preciso fazer uma faxina no PC. Aí sim eu posso começar a me organizar de uma vez por todas (ou não).

    Excelente dica, como sempre (e eu entrei aqui TODOS OS DIAS desde a última postagem. Tava sentindo sua falta moça =P

  3. Parece ser bom. Vou baixar, depois eu passo aqui e digo o que eu achei.

  4. Olá Nospheratt,

    Meu primeiro comentário aqui hen! =D

    Sempre visito seu blog, e resolvi comentar dessa vez, me tornar um blogueiro ativo no mundo dos blogs e comentários.

    É sempre bom ser organizado, principalmente para os blogueiros, não sei se você também é assim, mas eu sou um desastre para organizar meus deveres com o blog. Não que eu não tente, mas é que sempre eu acabo bagunçando tudo… U_U’

    Enfim, essa ferramenta pode ajudar muitos, e quem sabe me ajudar também…

    Abçs!

  5. Eu não fazia idéia que o treco tinha versão instalável! Talvez por só ter usado no trabalho – onde não posso instalar nada – só reparei na versão web… Ai, ai. Vou fuçar lá de novo, em breve.

  6. Olá,

    Nossa! Ótima dica. Vou fazer meus testes e ver no que dá.

    Abraços,
    Monthiel

  7. Testando hoje mesmo, eu preciso muiiiiito de algo assim. Minha mesa de trabalho é uma mistura de papéis, cds, dvds e a pia da cozinha =) .

  8. Gostei muito da sua sugestão, e lendo ela por meio do seu feed eu vi que tu tem dificuldade para organizar as coisas. Eu também tinha, porém, comecei a usar o OneNote da Microsoft… não é assim uma Brastemp.. rsrs… mas dá pro gasto… Vou conhecer esse que tu indicou…

    Abraços e boa semana ^^

  9. Nossa, pela sua descrição parece fantástico!!! Tá, acho fantástico qualquer coisa que que entenda leia anotações manustcritas…acho fora de sério isso 🙂 Tem aquelas ferramentas de scaner tb, que vc scaneia o texto e ele converte para .doc acho isso tão fantástico…
    E qq ferrameta de organização já é um achado… nem que seja a histórias das 3 caixas conforme li no efetividade.net (acho)… Muito show!!!

  10. Eu tenho usado o read it later e o google notebook, vou checar esse.

  11. Estava mesmo procurando um programa assim.
    Sempre tenho que escrever os posts na hora pra não perder a referencia das imagens ou da notícia e isso tava me atrasando um pouco.

    Obrogado por compartilhar.

  12. Helber

    Bonzinho, como uma opção para Mac e mobiles, mas muito inferior ao OneNote, que na minha opinião é o melhor aplicativo da Microsoft.

    A vantagem que ele tem em relação ao OneNote é a capacidade de sincronização, porém é o volume de dados na versão gratuita é pequeno.

  13. Marisa Caetano

    Boa noite;

    Gostava de saber se esta aplicação (evernote) que me parece ser interessante, pode ser Sincronizada para o telemóvel (nokia 5230)?

    Para que desta forma, possa manter a calendarização de trabalhos actualizada em ambos os aparelhos (pc e telem). Se esta situação for possível, a aplicação torna-se ainda
    mais vantajosa do que já me parece.

    Obrigada

  14. Samuel Lins

    Já está no pc aqui instalado
    Excelente dica (igual a todas que achei aqui)

    Só como consideração, se Bloggeiro fosse religião, o seu Bê-a-blog era nosso livro sagrado

  15. Eu não sou muito organizado, mais chegou um momento em que não tem como mais ficar asim!!
    vou estudar melhor essa ferramente! obrigado pela dica xP

  16. Marcel

    mas pelo pouco que fuçei ele só te dá alguns dias para experimentar :/

    • Não, a versão grátis do Evernote não tem limite de tempo (nem a versão premium, na verdade). O que tem limite de uso é a quantidade de informação que você pode colocar na sua conta por mês; mas esse limite é zerado e renovado a cada 30 dias. 🙂

  17. Fabiana Correia

    Adorei seu blog, ainda não conhecia! Vim através do Google na busca pelo evernote! Parabéns, vou fuçar um pouco mais! Bj

  18. Olha você está de parabéns, esta dica me salvou eu já estava perdido no meio de tantos lembretes feitos no bloco de notas, instalei o Evernote e os meus problemas acabaram, muito fácil de usar e até já coloquei este post em uma pasta que criei com o nome: Artigos Facilitadores.

    Valeu, obrigado pela dica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik