Blogando com Alma... Ainda.

Top 10 Ferramentas Para Blogar

Este é um post que estava há tempos na minha lista de idéias: Top 10 Ferramentas Para Blogar.

Tive a idéia depois de ler o Top 10 Tools to Get Blogging Done do Lifehacker, e ver que minha lista seria completamente diferente.

Então, fui fazer minha lista. E percebi que mais do que um post listando todas as ferramentas, elas ameritam um post cada uma. Voilá! Acaba de nascer uma série de posts.

Para começar, vamos ver as 10 ferramentas, e umas poucas linhas sobre cada uma.

1 – Zoundry

Zoundry

O Zoundry é o melhor editor de blogs do Universo, mesmo. Depois que comecei a usá-lo (lá em 2006), nunca mais olhei para trás. Eu escrevi brevemente sobre ele aqui: Analise a Qualidade de seu Blog

Obs: Ainda estou usando a versão antiga, não o Zoundry Raven. Explicações do motivo, no post sobre o Zoundry.

2 – Evernote

Evernote

Minha mais nova paixão de “productivity junkie”. Vão menos de 2 meses de uso, e já não posso viver sem ele. A praticidade de ter rascunhos, idéias, inspirações, listas de tópicos, imagens, anotações, bookmarks, to-do lists e o que mais eu possa imaginar, tudo no mesmo lugar (e contando com uma busca poderosa, que acha TUDO), não tem preço.

Escrevi aqui sobre ele:

3 – Gmail

Gmail

Se eu tivesse que escolher uma só ferramenta desta lista, seria o Gmail. Eu já usei tudo quanto é tipo de serviço de email, e o Gmail é o melhor, sem dúvida nenhuma.

Se não fossem as ferramentas que ele oferece para organizar e administrar o enorme fluxo de emails que recebo e envio, eu já teria pirado. Além de funcionar em conjunto com os outros produtos Google que eu uso (Adsense, Blogger, Docs, Groups, Talk e algum outro) ele é uma verdadeira central de coordenação da minha vida blogueira.

4 – Remember The Milk

Remember The Milk

O Remember The Milk (ou RTM) é um serviço gratuito que permite que você crie e administre listas de tarefas. Apesar de simples, ele oferece várias funções que o tornam super útil para organizar o dia-a-dia.

Você pode criar quantas tarefas quiser, colocar data e hora de vencimento (ou não), adicionar anotações e/ou URLs à cada tarefa, organizar suas tarefas com listas, tags e locações (funciona com o Google Maps), compartilhar tarefas, e mais um mundo de coisas.

Ah, e ele funciona dentro do Gmail, também! 🙂

5 – Irfanview

É o meu editor de imagens preferido, para os servicinhos simples do post nosso de cada dia: ver, recortar e resizear imagens. É leve, simples, e resolve a questão rapidamente.

6 – Google Reader

Google Reader

Além de ler feeds, ele permite compartilhar textos, enviá-los por email, adicionar anotações, e guardar seus textos favoritos (marcando-os com uma estrela).

Eu gosto dele justamente porque além de ser um leitor de feeds, ele oferece funções de compartilhamento social. Além disso, os feeds são uma fonte de idéias para novos posts – e uma leitor de feeds é uma ferramenta imprescindível para isso. O Google Reader é meu preferido.

7 – Twitter

Twitter

O Twitter é um serviço de micro-blogging – ou pelo menos, essa é a idéia original. No entanto, ele serve como canal de comunicação e divulgação, incubadora de idéias, captação de leitores, distração… Escrevi sobre ele aqui: Twitter: Considerações Opiniológicas + 15 Fatos sobre o Twitter

Desde então, algumas coisas mudaram por lá – algumas para melhor, outras para pior. Vale um novo post.

8 – Firefox

Firefox

O que seria de minha vida online sem o Firefox, não sei dizer. A facilidade e segurança da navegação que ele oferece, unidas à quantidade de add-ons (plugins que adicionam funcionalidades ao navegador) disponíveis, fazem do Firefox uma benção.

Ele teve navegação com abas bem antes do Internet Explorer (o qual continua sendo uma bostalina frita, na minha opinião), e oferece muito mais possibilidades de customização e expansão.

9 – Health Keeper

Eu escrevi sobre o Health Keeper logo que comecei a usá-lo: Mantenha-se Saudável Enquanto Trabalha no PC

Health Keeper

Pode até parecer exagero, mas esse programinha mudou minha vida. As dores nas costas e na cabeça (causadas por demasiadas horas na frente do PC) praticamente sumiram; elas só voltam quando eu me comporto mal e ignoro as pausas que ele manda fazer.

Além de descansar o físico, as pausas frequentes refrescam as idéias, me mantêm focada, com energia e ânimo para trabalhar, e evitam que eu perca a noção do tempo.

10 – Listas de Discussão

BlogLista

Eu assino várias. Já assinei demasiadas, tanto que tive que fazer uma limpa recentemente: de que serve assinar trocentas listas, se você não consegue acompanhar nenhuma?

No entanto, quando você acha o número correto para você, as listas de discussão são uma ótima fonte de idéias, aprendizado e contatos.
_____________________________

Aí está, resumido, meu Top 10 de Ferramentas para Blogar. Nos próximos posts, veremos cada uma delas mais de perto, e mais especificamente como elas me ajudam a blogar. Não perca! 🙂

Imagem das Ferramentas: Woodsy

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Vem Aí o Desafio 21 Dias – Edição 2008!

Next

Desafio 21 Dias – Edição 2008 – Inscrições Abertas!

19 Comments

  1. Ótima lista Nospheratt, embora algumas ferramentas eu considero importante e outras nem tanto.

    Espero que futuramente alguém invente um programinha com todas as ferramentas dísponiveis na web. Assim fica tudo mais fácil.

    A comodidade é muito importante pra mim.. rsrs

    Abçs

  2. Ótima lista de serviços, realmente todos são ótimos.

    Att,
    Monthiel

  3. Perabéns pela lita, esses serviços ajudam e muito nossa vida blogeira, em breve vou cadastrar meu blog no blog lista.

    Abraços

  4. Há poucos dias criei um blog com coisas da Faculdade e da Profissão de Enfermagem, acredito q meu blog tem potencial… quanto ao autor, tenho minhas dúvidas… (perdão)… mas navegando por aí, caí aqui no Blosque… poxa seu trabalho tem uma contribuição fantástica… Até porque encontrei de imediato várias falhas no meu (inclusive plágio)…. fiquei preocupado e já estou reestruturando-o… mas valeu vou tentar melhorá-lo de imediato.
    Essas 10 dicas salvam a vida de qualquer um.. Se bem que algumas delas eu até já seguia… Vlw mesmo….
    Aguardo contato.

  5. Muito bom este artigo, Nospheratt. Apesar de já usar alguns serviços, outros são completamente novos para mim. Seu site é ótimo. Parabéns!

  6. Ótima lista! Cada dia aprendo mais com blogueiros como você! Obrigado amigo! Grande Abraço!

  7. Ótima lista de serviços, eu já conhecia todos, mais alguns só estou começando a usar agora.

    Parabéns pelo blog, é a minha primeira visita mais acho tudo muito bom. As dicas que o Blosque oferece estão me ajudando muito.

    Um grande Abraço!

  8. Aprendiz

    Estou tentando montar um blog da minha turma, pois sou professora, e meu interesse é divulgar o trabalho desenvolvido pelos alunos. Mas confesso que embora já tenha saído do jardim da infância em relação à informática , ainda me encontro na alfabetização e estou necessitando de muito auxílio. Já criamos um blog, porém ele ainda está muito precário pois tenho muito o que aprender ainda. Pode me ajudar? Grata

  9. Olhando sua lista, de um a dez, eu estou com uma nota 02, é pouco, melhor pensar com 20% rsrs.
    As redes sociais são muito importantes para os iniciantes e amadores, é um aprendizado constante,já para os profissionais …
    ABÇs

  10. Passei a usar por indicação sua o Zoundry hoje. Não publiquei nada ainda, mas já gostei bastante da interface. Quando tiver uma opinião mais substanciosa, volto aqui.

    P.s.: só de não deixar o código poluído como o Live Writer já fiquei bem feliz.

  11. Gostei muito do seu “site” 🙂 você está de parabéns. Gostaria de saber se é possível editar o blogspot e depois colocá-lo em dominío “.com”. Sou novato e agradeço por todas as dicas. gostei de todos os assuntos e links. 😉

  12. falando no internet explorer… queria que todos os que navegam pelo universo insondável da web fizessem um baixo assinado pra tirar do ar, da rede e enterrer de vez esse falecido internet exploer(o pior navegador do mundo)… imagina”!”… nem o meunu horizontal do meu site não se organiza horizontalmente nessa bosta desse navegador… os demais nevegadores, até os mais rins não desorganiza meu menu, exeto a porcaria do internet explorer que faz o meu menu desabar desorganizadamente na vestical… dão só uma olhada jlmartinns.com/

    usem o internet exploer e o mozila e veja a diferença que da raiva só de olhar para o logo do maldito;;. rrsss!!!

    abraçoss

  13. Vivian

    Ótima lista! Parabens de novo!

  14. Respeito Opinião

    Blogs interessantes são como esse. Mesmo tendo sido publicado em Nov/2008, o conteúdo continua atual e ajudando a pessoas como eu que estão começando seus blogs agora. Muito bom mesmo.
    Agora, uma perguntinha: Como eu faço para acompanhar o seu blog? Estou falando de uma ferramenta que vi no Blogger [Ajuda do Google › Ajuda do Blogger › Getting started › Using the ‘Following’ feature › Como faço para adicionar o gadget Acompanhamento ao meu blog?]

  15. Amaryllis

    Olá,vim a conhecer seu blog por indicação de um professor,Luis marcelo zanlucki.Adorei!realmente foi uma dica de ouro essa do luis.nestes ultimos dias venho usando seu blog para estudar mesmo.Parabéns e obrigado pelo aporte de informações,pra quem está começando,essas contribuições fazem toda a diferença.
    Lendo sobre as 10 ferramentas para blogar,eu não conhecia nem o Evernot e o Zoundry.Não consegui instalar o Evernot,fui ao site deles e nada,abri um cadastro,conta,fiz o download e não se realizou.Será o que esta acontecendo?eu tenho windows xp.Se você tiver sabendo do porque,me avise.Obrigadooo!

  16. Eu uso algumas dessas ferramentas e outras não!
    Porem são bem úteis.

  17. rodolfo

    Eu espero que todos que blogam sejam lidos, eu espero que todos que tenham ideias sejam acompanhadas, eu espero e não tenho a menor pressa… apenas estou esperando que o WWW resolva tudo? Vou deixar o WWW resolver!!!!… O porque ainda somos descriminados o porque do 3º mundo se não tem o 2º???? vou deixar resover… o porque eu vivo agora e estou acostumado a ver as opiniões no meu PC, vou deixar resolver mas quem vai resolver? sobre tudo e todos. Vamos construir um mundo que domina você, eu e todos. Quem é você que bloga? É exatamente o anonimo da sociedade que é o ninguém… como eu! Que ao invés de reclamar na rua bloga mas pode ter certeza que reclamar na rua gera uma imagem pelo helicóptero que voa em cima de você e sempre tem um para assistir TV e uma imagem vale mil palavras. O quanto você se enfiar no WWW é menos ideias nas ruas.

  18. Viviane

    Foi muito util as informações que recebi aqui. Vou ficar ligada nas dicas que foram dadas e procurar sempre o aprimoramento, que no final , é o que conta .
    Obrigada

  19. Apesar de este post ter sido escrito em 2008, mantém toda a actualidade, obrigada por partilhar a sua utilidade.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik