Nos últimos 3 anos eu deixei as resoluções de Ano Novo de lado.
Eu até faço listas de resoluções de vez em quando, mas mais como análise de como estou indo e para onde quero ir do que como uma lista de coisas para fazer.
Deixei de lado as resoluções depois de ler este post: Resolution Revolution: A Better Way to Start Your Year.
Desde então, tenho escolhido uma palavra para cada ano. E para mim funciona muito bem, muito melhor do que as benditas resoluções alguma vez funcionaram.
Então este ano pensei: que tal escolher uma palavra para o blog também?
Uma Palavra
É muito simples. Você escolhe uma palavra que será sua guia durante o próximo ano.
Uma palavra. Uma só.
Pode parecer simples demais. Mas quanto mais simples algo é, melhor chance temos de levá-la adiante.
Você escolhe sua palavra, e a mantém perto de si durante o ano. Ela se converte em guia, pedra de toque, talismã.
Cada vez que você for agir, decidir, empreender, e lembrar da sua palavra e for inspirado por ela, terá dado um passo na direção certa.
Um Exemplo
A Christine explica:
Digamos que você é uma das muitas pessoas que escolheriam “Ser mais organizado”. Você olha ao seu redor e vê tranqueiras e porcarias por todas partes. Você está cansado do caos. Então você pensa “Preciso me organizar. Essa deveria ser minha resolução este ano.”
Mas então você lê este blog [O da Christine]. Você decide experimentar.
Você se senta com suas tranqueiras. Passa alguns dias pensando em palavras que poderiam lhe inspirar. Você percebe de repente que tende a se apegar a muitas coisas. Você tem medo de deixá-las ir embora. Então escolhe a palavra “Soltar” pois ela o inspira mais que “Ser organizado”.
Então, cada vez que você se aproxima das suas tranqueiras lembra a si mesmo dessa palavra. “Soltar,” você diz com suavidade. Você começa a deixar as coisas irem embora.
Eventualmente, você percebe que ainda se apega a muitas outras coisas, além das tranqueiras físicas. Você percebe que se agarra ao ressentimento de relações passadas. “Soltar”, você se relembra. (…)
Durante o ano, você consegue ver claramente o quanto você se apega. “Soltar” é sua pedra de toque. Ela faz com que você cresça durante o ano. Ela se converte em sua força guia, não em um padrão rigoroso.
A palavra que ela usa no original é “Release“; ao invés de “soltar” eu poderia ter usado “desapego“, “liberação” ou outras palavras do gênero; a escolha/interpretação fica ao seu gosto.
Acho que com esse exemplo a idéia fica clara.
Como Escolher Sua Palavra
Olhe para dentro. Medite sobre o que você precisa, qual seria a melhor guia para você no ano que começa.
E escolha. Não se preocupe em escolher a palavra “certa”; não existe tal coisa. Pense no que pode ser útil e apropriado, no que vai lhe ajudar mais a ter um bom ano. No que você sente mais falta em sua vida.
Se você entende Inglês, baixe isto: Word-of-the-Year Discovery Tool. Eu tenho usado essa ferramenta todos os anos e é realmente útil.
Além de ser bacana é surpreendente rever minhas anotações durante o ano e descobrir o monte de coisas que eu realmente fiz/mudei/atingi, muitas vezes sem nem lembrar que tinha anotado.
Basta Lembrar
Basta lembrar da palavra. Deixar-se guiar por ela. Funciona.
Em 2010 e 2011 escolhi “Crescimento” e “Paz de Espírito“, respectivamente. Ainda não sei qual será a palavra de 2012, mas vou escolher também uma palavra para o blog. Que pode ser a mesma ou não; veremos o que eu sinto que é mais apropriado. 😉
E você? Se você escolher uma palavra para 2012 e quiser me contar qual é, vou adorar saber! 🙂
Image: Alan Cleaver – CC
Geraldo
Olá Nospheratt,
A palavra para este ano foi mudança e para ano que vem, continuidade (da mudança, é claro)
Abraço
Debora Bortoleti
Nosphie, que boa lembrança! Em 2009, lembro que escolhi a palavra “respeito” para 2010. E foi ela que determinou todas as mudanças na minha vida! Para 2011, não sei ao certo se escolhi a palavra, ou ela me escolheu, mas foi “coragem”. E precisei muito dela – e a tive. Para 2012, ainda não sei, mas penso bastante no conceito de “resiliência”.
Vale a pena mesmo pensar em apenas uma coisa e cumpri-la. Ela, certamente, trará muitas outras! 🙂
Beijo. Bom ano pra ti! Com amor,
Deh
carlosromero
Já escolhi a minha palavra. E é um verbo bem simples, mas que estou esquecendo de conjugá-lo: VIVER.
Em 2011, o trabalho me consumiu 24 horas por dias, durante os 7 dias da semana. Deixei simplesmente as coisas boas passarem. Dediquei-me além da conta, além do necessário, enquanto a vida lá fora explodia. E hoje está escrito em minha testa, em letras garrafais: ARREPENDIMENTO.
Portanto, em 2012, mundo, aqui estarei eu de volta, para simplesmente viver.
Julia
Fiquei uma hora pensando e analisando qual seria a minha palavra, de repente veio a palavra “comunicação”, e eu vi que essa era a palavra certa, não sei o porque.
Beijo, e um bom fim de ano a você.
Mel Salvi
Já li esse há alguns anos e não consigo. Para minha vida pessoal quero uma coisa, o lado profissional quero outra e para o blog uma terceira. Juntar as três numa só palavra é complicado.
bjks
Mel
Amanda Mazzei
Bom, eu sempre quero fazer algo diferente, mas as vezes é meio difícil. A palavra que veio na minha cabeça foi “criatividade” e “divulgação”.
Vou escolher a criatividade, mas sempre lembrar da divulgação.
Adorei esse post.
Daisy Melo
amei o post e gostaria, se for possivel, postá-lo no meu facebook.
aguardo a sua resposta.
mas a primeira palavra que me veio ‘a mente foi FOCO. Preciso focar em projetos esquecidos e abandonados e principalmente, focar em coisas novas que virão.
abs e blog apaixonante.
parabéns!
Susana
gostei muito do post e resolvi fazer o mesmo…
a minha palavra é oportunidade…
tenho um blog católico e desejo oportunidades para mudanças, para entrega total à Deus.
obrigada!