Blogando com Alma... Ainda.

Página Super Útil – Desafio 21 Dias 2011

Hoje chegamos ao 13º dia do Desafio 21 Dias 2011.

Faltam só 8 dias para o desafio acabar, Novembro chegar ao fim e Dezembro bater na porta – trazendo todas as correrias do último mês do ano. E nós estaremos tranquilos – pelo menos no tocante aos blogs. 😛

Bora lá? A tarefa de hoje é criar uma página de recursos para seus leitores.

Desafio 21 Dias 2011

O Que é Uma Página de Recursos?

É uma página cheia de links selecionados com informação e ferramentas, organizada em torno de um assunto específico.

Um bom exemplo disso são minhas páginas sobre Blogspot, Plágio e Começar a Blogar. Em cada uma delas você encontra listas dos meus melhores posts sobre cada um desses assuntos. (Elas precisam de atualização, e vou aproveitar o embalo do Desafio para fazer isso assim que eu puder.)

Esse tipo de página é muito útil para o leitor pois centraliza uma boa quantidade de informação. E é útil para você porque essas páginas costumam ser bem indexadas pelos motores de busca, e atraem uma boa quantidade de visitas.

Você pode criar várias páginas desse tipo, mas para o Desafio só é necessária uma.

Como Criar a Sua Página

1 – Decida qual vai ser o assunto da página

Seja que seu blog fale de um assunto específico, seja generalista ou pessoal, escolha um tema que seja do interesse do seu público.

O que as pessoas mais procuram no seu blog? Pode ser qualquer coisa. Receitas, dicas de artesanato, resenhas de livros, ferramentas para melhorar o blog… Você sabe o que é mais interessante para seu leitor.

2 – Selecione links

Comece com seus próprios textos. Selecione o que você escreveu de melhor e mais útil – dificilmente tooodos os seus textos sobre o assunto tem qualidade suficiente para estar na sua página de recursos. Escolha somente aqueles que valem a pena – sempre dentro do tema que você escolheu para sua página.

Isso feito, você pode (se quiser) selecionar links de outros blogs e sites para complementar sua lista. De novo, não coloque qualquer coisa. Você não vai recomendar qualquer porcaria para seu leitor, vai? Dê-se ao trabalho de escolher bem, textos e ferramentas realmente úteis para quem está procurando informação sobre o assunto da sua página.

3 – Crie a página

Coloque um título claro, que explique claramente sobre que assunto ela é.

Coloque seus links, e acompanhe cada um com uma frase ou parágrafo explicativo. Isso é uma das coisas que preciso fazer nas minhas próprias páginas, e é importante porque permite que o leitor saiba por que ele deve clicar no link. 😉

4 – Linke sua página em lugar visível

No menu de navegação ou na sidebar, para que as pessoas possam encontrá-la facilmente. Não serve de muito ter uma página bacanésima se as pessoas só podem encontrá-la fuçando no blog ou fazendo uma busca, né?

Para Que Este Desafio Conte Como Cumprido:

  1. Crie sua página de recursos.
  2. Deixe o link da página nos comentários.

Desafio 21 Dias – Edição 2011

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

O Que Aprendemos em 2011? Desafio 21 Dias 2011

Next

Por que Você Bloga? Desafio 21 Dias 2011

31 Comments

  1. Olá, bom dia! Há pouco tinha vindo espreitar a ver se já havia nova tarefa pois não posso deixar para a noite ou acontece como ontem – dor de cabeça em cima, eu nem pensava direito, só queria despachar! Não estava a conseguir entrar no Blosque, até limpei a cache! Essa tarefa é uma ideia genial, mas requer pesquisa e atenção. Vamos ver se consigo ir fazendo aos poucos pois sem dúvida vale a pena!

  2. SOS

    Estou atrasada nos desafios e ainda vim aqui pedir ajuda dos participantes! Muita cara de pau, mas é por uma boa razão. Nos últimos dias foquei em ações para no carregamento do blog, que estava muito lento. Como os teste como pingdom, page speed e yslow não estão se entendendo, cada um diz uma coisa, gostaria da avaliação de vocês. Será possível?

    Obrigada,
    Mel

  3. Nospherat,

    não, não estou participando do desafio, mas leio seus posts fervorosamente! Pois bem, tenho dessas páginas estão mal indexadas, mal escritas, resumindo uma desorganização total, mas só terei tempo ano que vem pra minha almejada faxina e simplificação do blog. Isto posto, minha pergunta é sobre links.

    Por exemplo, faço uma página com links importantes para meus leitores sobre o que há de mais relevante sobre Jane Austen no meu blog e também pelo mundo afora.

    Pergunta: devo colocar os links de modo que abram na mesma página ou uso o recurso “abrir em outra aba”?

    Tem gente que acha antipático abrir em outra aba – eu acho antipático abrir em outra janela – e outras preferem que abra na própria página e depois usam o botão voltar para a página anterior.

    Fico sempre na dúvida sobre esse quesito…

    beijocas,

    • Isso é meio pessoal. Eu uso um meio termo: links do meu próprio blog abrem na mesma aba, links externos em outra aba. Jamais em outra janela, isso de jeito nenhum.

      Se tem muita dúvida, o melhor é deixar tudo abrir na mesma aba e o visitante decide onde vai abrir. Eu deveria fazer isso (o correto mesmo é deixar que cada um decida o que prefere, né?), mas bem, ainda não consegui me convencer. 😛

  4. No meu blog não tem mais espaço para página assim!
    Eu tenho uma página qe criei justamente com o propósito que o texto manda, a página de goodies, para reunir tutoriais de scripts e gadgets para blogger.
    Não sei se vale, mas diz aí, vale ou não?
    Se não valer eu faço outra, seila, me viro nos 30!
    https://blogdamazzei.blogspot.com/p/goodies-e-extras.html

    • Olha, como diz nas regras, “eu já fiz isso” não vale. Mas você pode atualizar e melhorar a página que já tem, se não quiser criar outra. Procure mais links, liste mais posts, etc. 😉

      • Ok, tudo bem, só estava na dúvida mesmo!
        Bom, eu estava meio sem idéias, então adicionei novos links que eu estava faz tempo para adicionar, que eu coloquei nos destaques na sidebar. Achei legal colocar na página por que as pessoas vão lá justamente para procurar por esses posts.
        E dei uma arrumadinha na estética, tinha uma frase super nada a ver que eu apaguei. Só não fiz outras páginas por que de páginas isso aqui tá cheiiio!
        Nem cabem mais!

  5. Uia, consegui: fiz um post: https://drang.com.br/blog/2011/11/pagina-com-dicas-para-o-leitor/ sobre o desafio. E, aqui, o link para a página: https://drang.com.br/blog/dicas-e-receitas/
    beijo, menina

  6. Fiz! Mas sinceramente não sei se está certo!
    Um dos assuntos mais buscados no meu blog atualmente é a trilogia Jogos Vorazes, então criei uma página linkando o que já escrevi sobre a saga (sobre a trilogia, resenha dos livros, trailers e posteres do filme) e incluí link para informações sobre a autora, q eu não tenho nada escrito, por isso linkei pra um site externo. Não tem tantos links, mas cobre tudo o que se precisa saber sobre Jogos Vorazes, e a minha ideia é incluir outros links à medida que eu publicar mais material sobre o filme. Ah, coloquei um link para a página no meu box de destaques na home.
    Não sei se era isso mesmo o objetivo da tarefa, me diz se é isso mesmo, por favor.

    E já ia me esquecendo do mais importante, o link… kkk
    https://www.fosforo.blog.br/jogos-vorazes/

  7. Olha eu aqui outra vez, atrasada mas aqui.
    Depois de alguns dias elaborando… minha pagina util (nao sei se ficou super util), esta pronta!
    Segue ela aqui: https://graflor.blogspot.com/p/ah-maternidade.html
    Espero que tenha sido essa a ideia e eu tenha conseguido cumprir mais uma tarefa (gostei muito de realizar essa tambem!)
    Abracos e otimo final de semana para voce.
    Gra

  8. Eu ia escrever sobre alergia, mas o povo tem essa mania de achar que a internet substitui o médico, então deixei de lado. Fiz uma listagem de todas as marcas de esmalte que eu já resenhei, assim quando me perguntarem pela 317a vez se eu já usei a marca tal eu só respondo com o link xD
    https://esmaltesdakika.com/esmaltes-por-marca/

  9. Olá,

    Segue a página que criei, sobre crimes eletrônicos:

    https://www.vlima.com/blog/crime-digital-o-que-fazer/

  10. Olha eu aqui colocando as tarefas em dia, não sei se está certo, mas foi o que consegui pensar por enquanto

    https://mahmind.com/especiais/

  11. Correndo como o vento para deixar aqui o link da minha “Página de Recursos”, ligeiramente adaptada às características do meu Blog.

    https://estranhobipolar.blogspot.com/p/humor.html

    Sinceramente, ficou uma página um pouco fraca, por conta do pouco conteúdo publicado no UEB.

    Mas posso garantir que o cumprimento dessa tarefa semeou algumas ideias interessantes para uma ou duas páginas como essa, que pretendo inaugurar em 2012. 🙂

    Agora, vamos ao próximo desafio!

  12. Eu fiz uma página com indicações de lojas online onde eu já comprei, dizendo quais eu recomendo e quais não! Ainda não está com link no blog (pretendo mexer bastante no layout antes) mas já está publicada e prontinha. Segue o link: https://cocotanerd.blogspot.com/p/lojas-online-que-indico.html

  13. Acho que esse foi o Desafio mais difícil! Não tinha nem idéia sobre o que criar minha página de recursos, porque o blog não fala de um tema específico… Mas aproveitei para fazer uma postagem que eu já estava planejando! =)

    https://cliqueneurotico.blogspot.com/p/top-5-games-de-ps3-2011.html

  14. A página ainda não ficou do jeitinho que eu quero, mas prometo que é meu projeto pessoal ir arrumando até dar a cara e o jeito que eu imagino.
    https://laslinhasepelos.com.br/planeta-dos-gatos/
    Lãs, Linhas & Pelos

  15. Nospheratt, terminei! Era o único desafio que faltava eu fazer.
    O link da página é esse: https://cantinhodagabiih.blogspot.com/p/para-blogueiros.html
    Agora vou dar mais umas atualizadas nela e postar mais coisas com esse tema!

    Beijoos… Foi muito bom participar!

  16. mais ou menos cumprida, na verdade, eu tinha tudo incluso nas outras paginas do blog.

    https://viesfeminino.blogspot.com/2011/11/desafio-21-dias-tirando-o-atraso-11-12.html

  17. Editei o título do post, por isso, peço que delete o anterior. Como eu havia dito, esta é uma postagem que eu chamaria de metamorfose ambulante porque nunca estará terminada. Melhor assim, pois dúvidas de Português saltam na minha timeline, e-mail, comentários no blog todos os dias.

    https://www.queroaprenderportugues.com.br/p/duvidas-mais-comuns.html

  18. Adorei cumprir essa tarefa! Abriu minha mente para uma ideia bem legal que eu já deveria ter feito há mais tempo. 🙂

    https://happybatatinha.com.br/blog/2011/12/13/desafio-21-dias-dia-13-pagina-super-util/

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik