Para complementar o post 7 Razões Para Usar Domínio Próprio – Hoje Mesmo! resolvi fazer uma compilação de links úteis para quem decidir seguir meu conselho e comprar seu domínio.
1 – Ter ou não ter um domínio, eis a questão
Nesse ótimo texto, a Juliana do Dicas Blogger relata sua experiência, e fala das consequências de não ter comprado seu domínio no começo do blog.
Além disso, ela lista outros textos relacionados com o assunto, e nos “Posts Relacionados” você encontra ainda mais informação útil sobre a utilização e configuração de domínios no Blogger.
Se isso não for suficiente para você, faça uma busca no Dicas Blogger sobre “domínios”, e vai encontrar uma tonelada de textos sobre o assunto. Eita menina super produtiva! 🙂
2 – Como usar domínio próprio no Tumblr
Se você usa Tumblr, aprenda aqui a configurar seu domínio por lá.
3 – Tenha um domínio próprio para seu blog antes que seja tarde demais
Considerações do Alê Martins sobre a dupla domínio próprio + hospedagem paga.
4 – Usando seu domínio em uma conta do Gmail – Google Apps
Para quem já tem hospedagem paga: aprenda a configurar seu endereço do Gmail para que ele use seu domínio personalizado.
5 – Usar vários domínios em um único blog/site pode ser uma má idéia
O Códigos Blog explica por que comprar mais de uma versão do mesmo domínio é útil, e por que você não deve usar todos eles.
6 – Olá e Adeus: Nova Opção de Redirecionamento Externo (Wordpress.com)
Post no blog oficial em Português do Wordpress.com que explica como utilizar a nova função de redirecionamento para o seu domínio próprio, caso você decida sair do Wordpress.com.
Essa função, bem como o uso de domínio personalizado no Wordpress.com tem um custo.
7 – Setting up custom domains (Posterous)
Em inglês. Para quem usa Posterous e quer configurar seu próprio domínio.
8 – Custom Domains (Blogger)
Em Inglês, com tradução via Google Translator disponível. Esse link aponta para o arquivo de posts sobre domínios personalizados no blog “The Real Blogger Status”.
Nesse blog você encontra muitas informações sobre problemas comuns e não tão comuns do Blogger, bem como diversas soluções e truques. Quando eu usava blogspot, esse blog me salvou em várias ocasiões.
9 – Como Usar Um Domínio Personalizado no Blogger – Blogspot
Meu post, embora meio desatualizado (é de 2007) ensina o básico necessário para configurar seu domínio usando o Godaddy ou algum serviço de venda de domínios que não permita edição do CNAME (essencial para usar seu domínio no Blogger).
10 – Venda de Domínios
Se você não tem cartão de crédito internacional para comprar seu domínio, recomendo o serviço de domínios da Via Hospedagem. Mesmo que você não vá comprar hospedagem, o serviço da Via é garantia de evitar dores de cabeça com seu domínio.
Image Credit: Svilen001
tyo
Bom dia, Nospheratt
Acho que no item 4, ao invés de “Para quem já tem hospedagem paga…” você quis dizer “…domínio pago”, não foi?
Já tinha visitado o site da viahospedagem quando você respondeu meu comentário na postagem anterior e gostei da idéia de ter um email “meunome@meudomínio.sufixo” com uma conta do gmail.
Não por cobrança pela informação mas sim porque aprecio como você escreve: ainda vai escrever sobre o .com.br? (https://blosque.com/dominio-proprio/comment-page-1/#comment-9293) 🙂
Nospheratt
Não, o item 4 é para quem tem host porque o tutorial requer o uso do Cpanel.
Yeps, vou escrever sim. 🙂
tyo
Hmm… entendi.
Eu uso uma hospedagem gratuita enquanto aprendo a mexer no wordpress (ja usava antes pra administrar uma comunidade em phpbb) e lá eles oferecem cPanel com esse recurso. 🙂
Vou seguir seu conselho! Vou comprar o domínio agora enquanto engatinho pela sua recomendação e depois eu me preocupo com a hospedagem.
Obrigado pelo Blosque!
~Ana Paula~
Nospheratt,
Saudações!!
Quando comecei o meu Blog, há cerca de três meses atrás, quase, quase providenciei a hospedagem (além do domínio). MAS, li em um Post seu – pena que agora não me recordo qual foi – que o importante mesmo era o domínio. Equivoquei-me??
Será que posso prosseguir um tempo mais sem a hospedagem, ou seja, apenas com o domínio e a plataforma do Blogger??
Obrigada!! Fique com Deus!
Hugo Santos
Aqui esta um bom post para mostrar aqueles que sao reticentes a comprar um dominio.
Fazer migracao para um dominio proprio foi das melhores coisas que fiz
Edu
Domínio próprio é essencial, principalmente para quem pretende investir a logo prazo. Se for para começar, que já comece bem.
josiel jose dos santos
eu adorei as dicas são ótimas