Como eu comentei ontem, o blog continuou recebendo visitas e comentários, durante a minha (vergonhosa) ausência. Quero agradecer a todos os que passaram por aqui, deixaram comentários e dicas, e tiveram a gentileza e a paciência de não esquecer a minha existência.
É por vocês que eu escrevo, e por causa de vocês é que eu sempre volto; apesar de que a vida teima em me atropelar, em inventar diabólicas armadilhas para me afastar daqui. É por você, meu idolatrado salve salve leitor, que eu nunca desisto. Obrigada! 🙂
E falando nisso, vejam o post que me foi deixado nos comentários, no texto Vale a Pena Investir Dinheiro no Seu Blog? Infelizmente, o seu George A. de Araújo (ô nome que me deixou intrigada!) não deixou nenhum link ou contato que possibilitasse a continuação da conversa.
Enfim. Aqui segue o post-comentário:
_______________________________
Ganhar dinheiro? Querer ganhar e ganhar estão separados por alguns fatores, que você tem que considerar em um planejamento.
É super legal ouvir a história de alguém que faz algo para tirar uma onda, e isto vira uma atividade ou um negócio: o garoto que surfava muito, a moça que cantava nas festinhas da família, a tia do amigo que tinha uma ótima receita de cookies, o camarada que leu toda a biblioteca da escola na juventude … e hoje têm uma grife de surf wear com seu nome, discos de sucesso, uma fábrica de doces caseiros e uma editora. Talentos naturais que tomaram caminhos de trabalho e negócios. E aí, que bom: “esse negócio que sei fazer serve para alguma coisa”.
Em outros casos, na falta de um interessante ou destacado talento natural, há na decisão de trabalhar sobre determinada(s) área(s), a decisão de fazer e se empenhar na continuidade. O que pode ser o caso de produzir um blog.
A primeira pergunta: fazer para quê? Para dizer o que ninguém me ouve dizer, para fazer política, para me exibir … Para o quê, afinal? Sabendo para o quê, você tem que avaliar o que te custa em tempo para produzir eventualmente, semanalmente … todo tempo.
É saber que seja o que for, ocupa um tempo seu e custa. Isto antes mesmo de saber se o que vai publicar tem ou não aceitação pública; o que (por sua vez) vai definir em alguma altura do campeonato seu sucesso, mas que pode levar um tempo (sem avaliação ainda) para adoção … Você pode ser uma contista com um estilo tão incomum que levará tempo para ser entendida, consumida, ‘adotada’ … Pode ser um Van Gogh e seu blog gallery vai ficar meio século sem visitação, para depois ser um campeão de visitações, publicidade e compras.
Pense, se a parada é ganhar um dinheiro, em ter um plano de negócios. Com erros, muitos erros e acertos, trabalha-se um plano de negócios, que parte de um plano de produção e vai por planos e avaliações, até ser o plano de negócios. Pelo plano de negócios você corrige os erros.
Se você é o seu produto, te conhecerem melhor é a validação do trabalho, é a alma do negócio. Dali é o caminho do ganhar dinheiro, então o cartão de visita é a vitrine, portfólio ou “test drive”, seja lá o que de você é seu produto/serviço. Então o blog vai se pagar/te pagar, e é um empreendimento sim.
Se você é um conhecedor de certa área, analista, consultor, inventor e tem cacife para estar nas cabeças, é cabível que atraia possíveis anunciantes da área relativa para se expor ao seu público. Se eu sou um novo comentarista de automobilismo, daqueles de novíssima geração que só os muito inteirados ouviram falar, e estou no limite mínimo da possibilidade de investir, é claro que eu vou investir no meu blog sim; mas dentro de um escopo de veículos e itens promocionais, mas é claro que vou investir. É decisivo para eu aparecer no mercado e entrar na mira da propaganda.
É isso que rege a propaganda. Você tem um público que me interessa? Então eu quero espaço junto a você, na sua camiseta, macacão, boné, maiô, carro ou blog. Mas aí entram mensurações técnicas que são padrões no mercado, e (que) você terá que saber aplicar ao seu blog.
Só há pouquíssimo tempo estou vendo o universo problogger, mas entendo que toda iniciativa empreendedora tem que ter um plano de negócios.
George A. de Araújo
_______________________________
Não são pontos estrondosamente novos, mas gostei da forma clara como ele os expôs. Achei muito interessante a questão Plano de Negócios x Investimento de Tempo. Pense no assunto. Vou pesquisar e escrever mais sobre isso.
Por último: gente, deixem seus links nos comentários! É uma grande decepção ler um excelente comentário, escrito de forma inteligente e interessante, e não ter uma forma de entrar em contato com o cristão que o escreveu. Além do quê, se seus comentários são bons, as outras pessoas vão querer conhecer o seu blog. Comentar em outros blogs é uma das formas mais efetivas de divulgação, eu que o diga. Recebo muitas visitas vindas de comentários que fiz pela blogosfera afora. Você vai perder essa boquinha?
Sérgio Rebelo
O meu primeiro investimento no meu blog foi comprar o domínio e o alojamento. Outros investimentos como publicidade, precisariam de um plano de negócios mais elaborado. Penso que o alojamento e domínio são um investimento que vale sempre a pena, ainda que você não tenha publicidade e rentabilidade directa com o seu blog. Já vi que você não concorda comigo 🙂
Nospheratt
Sergio, eu não tinha visto seu comentário. Antes tarde do que nunca, né? :)Eu acho que vale a pena sempre sim, independente da rentabilidade. Se você tem condições de investir nisso, excelente. Eu ainda não o tinha feito porque não podia, realmente – mesmo que pareça mentira. De novo, melhor tarde do que nunca! 🙂
rodrigo
Parabéns por postar estas informações a respeito de blog, foi útil para mim. Vc fala sobre o publico que acessa o blog, fiquei curioso, que maneira utilizar para saber qual publico alvo esta realmente sendo atingindo com o blog, como identificar o perfil dele.