Blogando com Alma... Ainda.

Eu Quisera Saber…

Eu não ia dizer absolutamente nada sobre o Best Blog Brazil 2008. Não falei que fui indicada, não pedi votos, não divulguei nada – fiquei completamente de fora.

No entanto, fiquei sabendo de uma coisa hoje, e achei que não dava para ficar calada. A Lucia recebeu um link de um blog hospedado no Blogspot – o Caldeirão de Idéias. Fomos ver, e o link veio de um post do Nick Ellis, publicado em sua coluna no Yahoo Posts.

O dono do Caldeirão de Idéias está infringindo direitos autorais, pois o conteúdo do Yahoo Posts tem copyright; não é permitido copiar o conteúdo na íntegra.

Até aí nada demais, pois infelizmente o roubo de conteúdo é muito comum.

Acontece que esse blog tem um selo do Best Blogs Brazil na sidebar, com a legenda Confirmado – Caldeirão de Idéias o Melhor Blog do Brasil 2008“.

Na hora, achei que era fake – um cara que rouba conteúdo é perfeitamente capaz de mentir que ganhou um prêmio, oras. Além disso, um blog que não respeita direitos autorais não vai ter chegado na final do Best Blogs Brazil, certo?

ERRADO.

Não só ele chegou na final, como ganhou na sua categoria. Veja com seus próprios olhos, no site do concurso.

Aí, eu fui checar o blog. A maioria dos textos dele são copiados; tanto de fontes Creative Commons, que pemitem a cópia, como de sites com “Todos os Direitos Reservados” – o que constitui violação de direitos autorais, você está careca de saber.

Além disso, o blog de corporativo não tem absolutamente nada, nada – pode ir lá e conferir. E aproveite e me explique como esse blog ganhou de blogs como o Doce Shop ou a Coworkers.

ENTÃO…

WTF?

O que eu quisera saber é como a organização do concurso deixou um blog que viola direitos autorais de forma contumaz, chegar na final.

Numa categoria à qual ele nem sequer pertence.

E ganhar.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Trago Seu Page Rank De Volta Em 3 Dias!

Next

Tarot Blogueiro – Consulte a Sorte do Seu Blog

25 Comments

  1. Esse BBB, cada vez que mexe acha alguma coisa errada. Nem da pra ficar impressionado mais. 🙁

  2. Em games aconteceu algo parecido. O 2º e 3º lugar ficaram com blogs que tinham meia dúzia de posts e ainda todos eram coisa de 2 linhas e um link para crack de Brasfoot ou algo do tipo.
    E o pior é que foram menos de 10 votos de diferença entre o 1º e 2º colocado.

  3. O Best Blog Brazil não passa de uma brincadeira para inflar o ego de alguns blogueiros.

    Não vale absolutamente nada, a organização praticamente inexiste, além de blogs péssimos terem um número misterioso de votos.

    Valeu!

  4. BBB é realmente desprezível. Nem esquenta a cabeça com isso… Qualquer um pode lançar um concurso “Os 10 melhores blogs da Internet By Fulano de Tal”… e ai? Vai dar crédito?

    Ainda bem que colocou NoFollow no link! Já ia te alertar disso! hehehe

    T+

  5. Eu cheguei a pedir votos na fase de classificação, mas depois desencanei do Best Blogs Brazil. Ele foi a coisa mais mal organizada que já vi.

    Mas sabe por que não reclamei? Porque cansei de reclamar de coisas assim, mal-feitas, e depois ter que ouvir “Não gostou? Faz melhor”.

  6. Sobre ser ou não ser corporativo: https://letravivadoroig.blogspot.com/2008/12/caldeiro-de-idias-concorrendo-ao-best.html
    Faria mais sentido concorrer na categoria Educação. 🙂

  7. Aff… Vários blogs realmente bons não estão no prêmio ou ficam com poucos votos.

    Alguns vencedores são plagiadores de conteúdo no meio de milhões e tem um incrível número de votos.

    Que prêmio mais ridículo.

  8. Elaine

    Eu só posso dizer que sinto “meda”, “muita meda!” pois ainda alimento um olhar “Poliana” sobre a blogosfera e não quero acreditar que existem MESMO mocinhos e bandidos. Quero ser mocinha e acreditar que só existem mocinhos! E você pára de me desanimar, hein?!
    Tô brincando! Beijo prá você!
    E não se descabela não, não vale a pena!

  9. Eu também não pedi indicações, muito menos votos. Além de irrelevante, o BBB foi muito desorganizado.

  10. O sujeito é educador e fica usando conteúdo protegido por direitos autorais? Isso é deprimente. Deveria dar melhor exemplo.

  11. Nospheratt, gostaria de saber também. Ano passado não acompanhei o BBB, mas esse ano, por causa do grupo “Blogspot Brasil”, passei a me inteirar mais do que acontece nesse meio social. Confesso que não difere em nada daquilo que ouço (e vejo) em igrejas, repartições públicas, partidos políticos e por aí vai. Gente querendo levar vantagem em tudo, levando às últimas consequências a lei de Gérson, abusando da boa fé alheia e ainda assim, sendo recompensado, posando de bom moço, de boa moça. Infelizmente temos de nos acostumar com a visão, mas, é claro, não devemos nos calar quando vemos.

    P.s.: será que teremos explicação? Se não for boa, ano que vem eu ganho em duas ou três categorias…rs.

  12. PS: Ele fez hotliking 😮

  13. Diego Camara

    Realmente não sei o que dizer, o BBB cada dia mais decepciona e mostra o quanto falho e ridículo é.

    Interessante disto tudo é que um blog foi excluído da competição por ter links para download ilegal de arquivos.
    Mas eu vi praticamente todos os blogs que estavam lá, e vi outros que tinham conteúdo para download também.

    Por que apenas um foi excluído? E os outros? Será que eles estavam disponibilizando mesmo conteúdo legal? Onde estava a fiscalização para permitir que blogs sejam elencados para a votação sem o mínimo de bom senso? A seleção não deveria ser filtrada? Realmente o BBB foi totalmente falho, e espero que ele melhore no futuro.

    No final ficou parecendo que ganhou quem tem o maior número de amigos, o que não deixou de ser realmente uma grande verdade.
    E parabéns para Nospheratt por não ter divulgado o blog dela. Você não precisa disso, tem para mim o melhor metablog do Brasil! E não será uma votaçãozinha mequetrefe que irá mudar a opinião de ninguém.

  14. Eu nem levei minha participação adiante pois sabia que esses problemas ocorreriam, e como não é um selinho que vai dizer o quão bom eu sou, deixei de lado logo após a inscrição.
    Pena pela Cynara [com y né?], pelo que comentam, é uma guria com boas intenções.

  15. Olá Nospheratt,tudo bem?
    Olha,eu sou novata em “bloguear” por isso nao sou indicada a nada e ando dando graças a Deus.Semana retrasada,acho,li no Dicas Blogger da Juliana Sardinha,que ela estava decepcionada,pois estava havendo manipulações no BBB8,como houvera no rank do BlogBlogs.
    Ora,se todos já sabem que (como eu denominei),povinho “bundas”,sempre dá um jeito de manipular,por que o estresse?
    Quando entrarem num concurso ou coisa parecida e começarem as manipulações,saiam todos os bons da jogada e deixe que ganhem de si mesmos.Quero ver a graça disso.Se todos os grandes blogs como o seu,do Compulsivo,da Juliana,etc…começarem a fazer isso,as pessoas que controlam o “jogo”vão ter que tomar uma providência;ou excluem definitivamente esse pessoal de participar,ou fica só com esses tipinhos participando.
    Excluir,acho que está fora de cogitação,pois que o direito assegura que todos podem se expressar…
    Agora será que eles querem ser reconhecidos como o pessoal que só faz concurso com quem “não presta”?

    Alguma providência terá que ser tomada,com certeza.

    Mas……Um dos meus 2 votos foi pra você.Obrigada por tudo.
    Beijos.

  16. Outros furos no prêmio; como blogues criados a menos de um mês podem concorrer a qualquer categoria vinculada a melhores do ano?

    As críticas ao prêmio devem ser encaradas como um incentivo à melhoras na administração e qualidade na indicação feita pelos bloggers. Lembrando que a parte que cabe ao BBB é apenas administrativa e todo o resto é de cunho público.

  17. e o pior eh que o escroto ainda relicencia tudo como CC AtrIbuicao. Nossa.

  18. Não votei em todas as categorias, mas nas que votei, fiquei com um pé atrás, principalmente na categoria Tecnologia, onde um blog criado em agosto de 2008 liderou por um bom tempo à frente do Digital Drops, do Meio Bit e do Tecnozilla – e no final, ficou em terceiro lugar! O melhor podcast do Brasil é o podcast do Palmeiras?? Ou a Cynara (e equipe) dão uma melhorada no prêmio ou ele vai virar motivo de piada na blogosfera…

  19. Já virou piada…

  20. Quantas vezes eu vou ter que dizer que nós não precisamos de um prêmio desses? Céus, CHEGA DE PRÊMIOS QUE NÃO LEVAM A LUGAR NENHUM!

  21. É realmente triste saber destas “marmotas” que acontecem no BBB. Acho que a solução seria os blogs mais acessados deixarem de falar do BBB. Assim como fez você. Coisas assim não merecem credibilidade.

  22. Eu descobri que havia sido indicado quanto fui para a final. Sinceramente, achei muito legal.

    Infelizmente o sistema de votação popular deve ser aprimorado de forma a eliminar ou minimizar as mamatas. Os erros e escorregões da organização não desmerecem o trabalho se servirem para depurar o sistema.

    Fiquei desanimado porque quem faz mesmo um bom trabalho, na maioria dos casos, ficou “na rabeta” de quem faz muita malandragem.

    O primeiro colocado da minha categoria não tem mais de quatro comentários em suas três primeiras páginas e seus artigos são cópias de sites jornalísticos e outros blogs. Mas foi vitorioso porque tem uma lan house. (rs)

    O objetivo do concurso era bom: valorizar os blogs como mídia. E contava com um bom apoio de marketing para isso. Infelizmente, a organização deve rever esses critérios de votação e aprimorar os controles.

    O prejuízo de um concurso assim virar piada é todo nosso. Não pela premiação em si. Mas pelo fato de que novos leitores ou pessoas que desconhecem os blogs como mídia responsável chegarem até nós incentivados pelo “burburinho” de saberem que há blogs sobre o assunto “x” ou “y” sendo premiados num evento importante e muito divulgado como o Campus Party.

    E, quando acessam esses blogs, se deparam com pirataria; textos e imagens que elas já viram em jornais ou em diversos outros lugares; e “aquilo” foi considerado “o melhor do ano”.

    Não tardarão a imaginar o que deve ser o pior…

    E a blogosfera será sempre dos diarinhos; dos macacos treinados ou dos ruivos espinhudos tarados.

    Um abraço.

  23. Eu quero é novidade…

    Bastou eu ver as indicações para me decepcionar. Não tiveram nem o discernimento de revisar os blogs indicados em cada categoria…

  24. Bom, eu votei no blosque! rs rs rs

  25. Esse BBB é muito injusto,blogs de 1 dia (exagerei um pouco) ganham prêmio de melhor blog do ano,nunca vi nada tão falso assim.Já virou ridículo até.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik