Blogando com Alma... Ainda.

Dokuwiki – O Melhor Wiki do Universo

Então, finalmente vou revelar o mistério de qual é o wiki que uso. Tcharãm!!! Aposto que você perdeu o sono pensando nisso, não é? 😛

Primeiro, uma breve explicação sobre wikis.

Dokuwiki - O Melhor Wiki do Universo

O Que é Um Wiki?

Segundo a Wikipédia, wiki é “um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo.” A Wikipédia é um wiki, aliás. Existem muitos outros, mas nenhum tão famoso quanto ela.

Mas não vou dar uma cátedra sobre wikis; quem se interessar pode pesquisar na web sobre o assunto. O que nos interessa aqui é o wiki como ferramenta para criar uma coleção de documentos.

Começando a Usar Wikis

Como eu disse nos posts anteriores, durante muito tempo eu tive birra de wikis. Sei lá por que; talvez porque eu não goste do tipo de administração que os wikis têm, onde todo mundo manda, todo mundo edita, todo mundo faz o que quer. É democrático demais para um control freak como eu. 😛

Até que em Abril de 2010 tive a idéia de criar um espaço privado para compartilhar com a Lu Monte dicas e reviews de jogos. Depois de muito pensar, cheguei à conclusão de que o ideal para o que queríamos era um wiki. Mandei dizer por email:

“Nunca pensei que diria isso, mas acho que o ideal seria um wiki. :O”

Isso para que você veja o tamanho da birra que eu tinha. 😛 A Lu gostou da idéia, e eu comecei a procurar o software de wiki ideal para o nosso pequeno projeto.

Software de Wiki

A primeira opção que aparece quando você pesquisa sobre software para wikis é o MediaWiki. Ele foi criado especificamente para a Wikipédia, e como tal, está adaptado as necessidades dela. É complexo de configurar, personalizar e atualizar. Para um wiki pessoal como o que eu uso, é matar mosca com tiro de Estrela da Morte. 😛

Deixando o MediaWiki de lado, existe uma enormidade de opções. Testei vários, até que achei o Dokuwiki. E nunca mais olhei para trás.

Dokuwiki

O Dokuwiki é um ótimo software. Está continuamente sendo desenvolvido, é simples o suficiente para que seja fácil de aprender a usá-lo, e tem suficientes funcionalidades para permitir fazer muita coisa.

Como a maioria dos wikis, ele usa uma “sintaxe de wiki”, que é uma espécie de versão simplificada de HTML. No entanto, ele oferece um editor WYSIWYG que permite que você use botões ao invés de aprender a sintaxe, se quiser.

Uma coisa importante que me levou a escolher o Dokuwiki, além da simplicidade e facilidade de uso, é que ele funciona baseado em arquivos de texto. Ele não usa uma base de dados; existe um plugin que adiciona uma base de dados simples para certos usos, mas ela é totalmente opcional.

Qual é a vantagem de usar arquivos de texto? Que não importa se algum dia o software parar de ser atualizado, sumir do mapa, fizer CAPUT! Toda a informação que coloquei no meu wiki pode ser convertida e usada em milhares de outras aplicações e softwares, sem problema nenhum.

Além disso, fazer backup é tão simples quanto zipar uma pasta e baixá-la para onde você quiser guardar.

Funcionalidades do Dokuwiki

Além do editor super fácil de usar, outras funções que o Dokuwiki oferece incluem:

  • Imagens, vídeos, arquivos, links – você pode ter tudo isso no seu wiki.
  • Sistema de plugins semelhante ao do WordPress – que está sendo melhorado durante o GSoC 2011.
  • Plugin para atualizações automáticas, também semelhante ao do WordPress. Com avisos e tudo! 😉
  • Sistema de revisões e mudanças recentes (você pode comparar e recuperar versões antigas das suas páginas);
  • Excelente sistema de navegação através de breadcrumbs e histórico de navegação;
  • Sistema de busca (que não é perfeito mas funciona, e você pode usar a busca do Google se quiser);
  • O conteúdo pode ser organizado hierarquicamente em namespaces (que são equivalentes a pastas ou categorias) ou não;
  • Sistema de tags (através de plugin);
  • Você pode ter páginas longas e editá-la em seções;
  • Cada página tem um índice de conteúdo que é gerado automaticamente (como a Wikipédia);
  • Existem templates prontos para escolher, e você pode personalizá-los também;
  • Ele é localizado, isto é, você pode ter seu wiki em Português;
  • Ele oferece feeds RSS (não são uma maravilha mas funcionam), e avisos por email de modificações de páginas;
  • Há ferramentas para controle de acesso – você pode definir quem pode fazer o que no seu wiki;

Eu poderia continuar, mas ele tem demasiadas funcionalidades como para que eu possa listar todas. Apesar disso, seu wiki pode ser tão complexo ou tão simples como você quiser. Você pode simplesmente instalar o Dokuwiki, dar um nome ao seu wiki e começar a usá-lo. Simples assim.

Instalando o Dokuwiki

Você tem duas opções. A mais comum é instalar em um servidor, ou seja, na sua conta de hospedagem. A instalação é muito simples, e a qualquer hospedagem decente tem os requerimentos necessários. A maior vantagem desta opção, além da simplicidade de instalação, é que você pode acessar seu wiki de qualquer lugar que tenha Internet.

A outra opção é instalar no seu PC ou notebook. O meu wiki principal está no meu PC, embora eu tenha dois outros hospedados em servidores e acessíveis via Internet.

Para instalar no PC, basta instalar XAMPP com Apache (usei WAMPP mas tive problemas, acho que de configuração mas não tive saco de ver o que era, troquei por XAMPP e pronto) e depois o Dokuwiki.

Se você não faz idéia do que é XAMPP, WAMPP ou Apache, não venha me perguntar – esta opção não é para você. Em todo caso, peça ajuda para aquele seu amigo geek. 😉

Privacidade

Um wiki pessoal como o que eu uso e proponho, necessariamente precisa de privacidade e controle de acesso. Você não quer que ninguém veja seus rascunhos antes da hora, né? 😛

Esse é um dos maiores “problemas” que o MediaWiki – o software da Wikipédia – tem. Ele não tem controle de acesso, pois foi criado para permitir livre colaboração e edição. É possível controlar o acesso de um wiki criado com MediaWiki, mas é um processo complexo e o resultado não é totalmente seguro.

Ao contrário da Wikipédia, seu wiki pode ser totalmente privado. O Dokuwiki tem controle de acesso; você pode requerer que qualquer pessoa faça login para sequer ver o conteúdo do wiki. Você pode desabilitar o registro de contas também, de forma que só você (e as pessoas a quem você der permissão) possa entrar no wiki.

No Dokuwiki, você habilita o controle de acesso com um click. Well, dois – tem que clicar em “Salvar” também. 😛

Por hoje é só. Em próximos posts explicarei por que usar um wiki (em vez de outras ferramentas “tradicionais” de organização e produtividade) e darei mais idéias para organizar seus blogs. Inté! 🙂

Image: D Sharon Pruitt – CC

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Blog – Obrigação ou Diversão?

Next

Amanhã

11 Comments

  1. “Você pode simplesmente instalar o Dokuwiki, dar um nome ao seu wiki e começar a usá-lo. Simples assim.” – que é basicamente o que fiz no meu wiki pessoal, né? 😛

  2. Pra quem nunca lidou com xampp nem com wiki, não é nada simples. Instalei o xampp e o dokuwiki, mas não consegui abrir o dokuwiki.

    • Por isso eu falei que não adiantava perguntar – se você não sabe como instalar e usar um server no seu PC, vai precisar aprender a fazer, configurar e tudo mais. Sò instalar as duas coisas não resolve. Não vou explicar nada disso no blog porque foge muito ao escopo do Blosque.

  3. “Se você não faz idéia do que é XAMPP, WAMPP ou Apache, não venha me perguntar….” sua sinceridade me desperta admiração. É muito bom isso.
    Para dizer a verdade, não perdi o sono não, mas estava muito curioso para saber sobre um wiki bom o suficiente para ser usado e fácil ao mesmo tempo, para não se tornar um elefante.
    Sobre instalar no provedor, me obriga a estar sempre conectado, embora permita acesso de qualquer lugar, claro. Ainda vou preferir experimentá-lo em instalação local.
    Mais um belo e claro post. Muito grato.

    • Eu acho que a instalação local é melhor porque me permite usar o wiki para armazenar dados que não quero que estejam online em lugar nenhum. Claro que isso depende de que você mantenha seu PC seguro, né. 😛 Mas de qualquer forma é uma excelente opção para experimentar e brincar com ele. 🙂

  4. Caríssima Nospheratt, às vezes venho aqui só porque considero o blosque muito bonito! E acabo até me acalmando diante disso e da conversa agradável que você sempre tem. Felicidades pra você!

  5. Affs, o único geek que eu conheço, sou eu mesma, e num sei que porcaria é essa, triste, viu, kkkkk.
    Um wiki pode ser bacana mas ainda procuro um software que eu instale no meu pc, e lá eu possa organizar tudo.
    Do jeitinho que você usa o seu wiki, mas sem ir para a net.

    • Amanda, não se preocupe – você ainda é muito nova, ainda não teve tempo de aprender muita coisa, oras. É natural que ainda não tenha idéia do que são essas “tralhas” que eu falei. 🙂 Quando tiver a minha idade, tenho certeza que vai saber muito mais do que eu sei hoje! 🙂

      Pra o seu caso, pode ser bacana usar o Evernote – ele é um programa que se instala no seu PC, e você pode usar na internet se quiser, mas não precisa. Clica nesse link que eu coloquei aí – ele te leva ao site do Evernote em Português. 🙂 E eu já escrevi sobre ele aqui no blog, faça uma busca por “Evernote” e você vai ver. 🙂 Eu uso ele pra guardar muita coisa, mas você pode usar pra guardar tudo. 😉

      • Oba !
        Vou lá correndo no link, pra ver se organizo minha vida!
        E oras, quanto mais cedo a gente aprender as coisas melhor, por que sempre vai ter uma criança japonesa que vai com 8 aninhos de idade fazer algo mil vezes melhor, então, é correr pra superar tudo.
        Tô adorando os posts, estão muito bons !
        Vô ver se eu melhoro os meus.
        Tô pensando eu mudar a idéia lá do BM.
        Em separar as coisas.
        Pra fazer um blog só pra escrever sobre a blogo, que é meu assunto preferido.
        Eu gosto até de escrever sobre outras coisinhas, pra distrair, mas se eu fosse ter um nicho seria esse.
        Mas estou em uma dúvida colossal, por que só de pensar no trabalho, e nos views que eu vou perder….
        Do jeito que tá, num tenho mais vontade de blogar, 500 views em média por dia, e enhum comentário.
        Queria saber o que você acha, pra ver se você me ajuda com a sua experiência.
        E valeu aí pelo software ;DDD

        • Amanda, você não precisa correr para superar nada. Você só tem que se preocupar com ser a melhor versão de você mesma que for possível. Isso é mais que suficiente, isso é bacanésimo. 😉

          Sobre dividir o blog, como você bem disse, é um esforço enorme. O meu conselho é que você fique com o seu blog, poste nele o que quiser, invista seu esforço em fazer esse blog crescer. É mais fácil fazer um blog crescer, do que dois.

          500 views por dia não está nada mal. Eu levei mais de ano pra passar disso, quando comecei. Se você tiver paciência e continuar trabalhando, e colocando o melhor de si no blog, ele vai crescer. Eu sei que é frustrante, mas é assim mesmo. Se você gosta de blogar, blogue. Se gosta de escrever sobre a blogosfera, escreva sobre isso. Deixe os números de lado. 😉

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik