Blogando com Alma... Ainda.

Convide As Pessoas Para Jantar, Mas Não Esqueça de Cozinhar

Você passa mais tempo criando coisas – escrevendo posts e cuidando do seu blog – ou interagindo nas redes sociais?

Convide As Pessoas Para Jantar, Mas Não Esqueça de Cozinhar

Aviso desde já que não estou defendendo nem sugerindo que ninguém abandone o Twitter, o Facebook nem coisa nenhuma. Mas desde que li em Agosto o post  “I’m sick to death of hearing the phrase, ‘Driving traffic to your site’.” tenho pensado nessa equação: produção e criação x promoção e divulgação.

Para quem não entende inglês, traduzo aqui o que acho mais importante do texto:

As pessoas deveriam visitar seu blog, não porque alguém os levou até lá, mas porque foi importante para elas ir até lá.

Caso contrário você está simplesmente desperdiçando seu tempo, caso contrário você está apenas agindo como todo mundo.

E o truque na Web 2.0, como nos negócios, é ser DIFERENTE de todo mundo. (…)

O problema realmente não é o Twitter ou o Facebook, o problema é, se você está dispendendo mais tempo promovendo suas coisas e conversando sobre suas coisas do que REALMENTE FAZENDO coisas, você está fazendo algo errado, MUITO errado. [Acredite, eu sou tão culpado disso quanto qualquer um. Eu FIZ isso, mais de uma vez.]

Pare com o seu blábláblá e comece a trabalhar. Pare de desperdiçar tempo promovendo seu traseiro e checando suas estatísticas. Em vez disso, CRIE coisas. Crie coisas MARAVILHOSAS. Crie coisas que sejam tão boas que as pessoas não tenham mais escolha que descobrir  que elas existem. De outra forma, você REALMENTE está apenas desperdiçando tempo.

As Redes Sociais São Convites Para Jantar…

Claro que as redes sociais são (ao menos para nós, pobres mortais :P) uma fonte importante de divulgação e visitas e novos leitores e tudo mais.

Por outro lado, se não dispendemos suficiente tempo escrevendo e criando, não haverá muito atrativo no blog para reter as pessoas que nos encontram via essas mesmas redes sociais.

… e o Seu Blog é o Jantar.

Convide As Pessoas Para Jantar, Mas Não Esqueça de Cozinhar

Para usar uma metáfora simples: se você convida pessoas para jantar na sua casa, não adianta apenas dizer a elas que o jantar será maravilhoso. Você precisa cozinhar, arrumar a casa, pôr a mesa, ver que as cadeiras sejam suficientes… Mas sobretudo, precisa cozinhar.

Caso contrário, o jantar será um fracasso. E o convite para o próximo jantar provavelmente será recusado.

Use Seu Tempo de Forma Inteligente

Repito, não é questão de abandonar as redes sociais, dizer adeus ao Twitter e dar tchauzinho ao Facebook. Não necessariamente, pelo menos.

A chave é saber onde estamos investindo mais tempo e esforço, quais atividades dão resultados mais importantes e satisfatórios, e direcionar a maior parte de nossas energias à essas atividades.

Minha recomendação? Passe mais tempo na cozinha do que lambendo envelopes. 😉

Images: Wes Peck – CC By-Nd – Steve Evans – CC

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Você Usa Gmail? Use Um Avatar

Next

Esquentando os Motores – Desafio 21 Dias 2011

7 Comments

  1. Gostei da tua apreciação do assunto. Tenho perfis no facebook, que acesso mais, e no twitter, que ainda não aprendi a mexer direito por falta de ânimo mesmo. Mas te digo que, ao menos no facebook, evito, no mínimo, 50% das postagens alheias por se tratarem de bobagens. O que as pessoas postam de bobagem não é mole!

    Para finalizar, saiba que esse fogão de lenha da imagem lembrou-me minha infância. Minha falecida Vó materna tinha um em cada casa que morou. Outros tempos, uma paz!

    Abraços!

  2. Engraçado que eu estava com o blog totalmente parado e não tinha paciência para redes sociais. Foi só voltar a blogar que me animei com elas novamente.
    Não sei explicar a razão!
    Bjks
    Mel

  3. Eu estava precisando mesmo desse tapa na cara para acordar. Não sou adepto nem inscrito em redes sociais, mas perco um tempão precioso divulgando alguns posts nos agregadores de conteúdo (ocioso, tedioso, camaleão e família ltda). Acabo sem tempo de fazer o que é mais importante, ou seja, criar posts que considero legais. Mãos à obra, então. Ainda hoje sairá algo apetitoso desse forno! Todos estão convidados para o jantar.

  4. Sabe Nospherratt,eu fico me perguntando sempre o que posso fazer para melhorar em meu blog,tenho uma ideias na cabeça,mas ainda não sei como encaixar no blog.
    Abraço.

  5. Perco muito tempo divulgando a meu blog, e as vezes até esqueço do blog!!! Essa postagem foi um bofetão na minha cara!!!
    É hora de acordar!
    Abraços.

  6. Olá!

    A ciência de usar adequadamente o tempo é um elemento chave quando temos um blog, sem dúvida alguma toda a preparação, planejamento e execução casam muito bem quando aplicamos a qualidade e saímos também da mesmice. Trazer algum diferencial para cada artigo ou atualização é fundamental.

    Abraços 🙂

  7. Ei Nospheratt vc anda me espiando!? 😛

    Realmente, este post foi pra mim!

    Até!

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik