Blogando com Alma... Ainda.

BlogCamp SP – A Fábula das Formiguinhas e os Porcos

Então. Amanhã tem BlogCamp SP, né, gente.

Eu estive ajudando na organização do evento, durante a semana que está terminando hoje. E durante esta semana, eu descobri como é difícil e trabalhoso organizar um evento dessa envergadura – sem ter um puto real no bolso.

Fora da organização, ninguém sabe disso. Ninguém sabe que por trás dos bastidores, tem que correr atrás, pedir, negociar, organizar, tomar não nas fuças, lidar com um porrilhão de coisas.

BlogCamp SP - As Formigas
Photo Credit: SantaRosa Old Skool

E ninguém lembra, que tudo isso é feito “a pulmão”, na raça, sem muito apoio externo. Ninguém lembra, que tudo isso é feito de graça – os organizadores não cobram para organizar o BlogCamp. As pessoas que organizam BlogCamp, praticamente PAGAM para fazer isso. Como assim? Elas gastam TEMPO, que poderiam estar investindo em projetos e trabalhos pessoais. Elas gastam CELULAR, TELEFONE, ÔNIBUS, TAXI, GASOLINA – do seu próprio bolso.

E o bacana, é que essas pessoas não falam disso. Nunca ouvi nenhuma delas se queixar, cobrar, reclamar dos esforços que fazem em prol do BlogCamp, em prol da comunidade blogueira.

O que não é bacana, é que essa comunidade – em grande parte, é claro que não estou falando do total da blogosfera – não responde da forma devida. Muitas, muitas pessoas só ficam fazendo mimimi e exigências, ao invés de colaborar. Muito pouca gente colabora – muito pouca gente se oferece para ajudar, para dar uma mão no que quer que seja.

Mas reclamar e criticar… Por exemplo: hoje eu vi gente por aí dizendo que os blogueiros serão expulsos do Gafanhoto durante o almoço.

ISSO É UMA ENORME IMBECILIDADE, UMA MENTIRA SEM TAMANHO.

No ano passado, não sei se vocês se lembram, o Gafanhoto ficou fechado durante o almoço do Domingo, porque tinham roubado o projetor no dia anterior. Este ano, haverá seguranças vigiando o local. De onde tiraram a idéia de que o Gafanhoto vai fechar, não sei. Mas imagino porque a informação (falsa) foi apresentada dessa forma distorcida e pejorativa.

Outra coisa: as inscrições. As pessoas não entendem que não é culpa da organização que as inscrições tenham fechado em menos de 12 horas. O Gafanhoto tem lugar para 100, pessoas, no máximo 150. Em 12 horas, quando a organização foi ver, haviam 270 escritos. E foram encerradas.

NÃO TEM MAIS LUGAR, CARALHO. Não dá para “deixar entrar”, não dá para ceder sua vaga, não dá para aparecer na porta e entrar. Repito, pra quem se recusa a raciocinar: não tem mais lugar! Mesmo que nem todo mundo vá, estamos com uma lista de inscritos de quase três vezes a lotação cabível.

É melhor mesmo que nem todo mundo vá, porque se aparecerem lá todos os 270 inscritos… bem, digamos que você vai conhecer o seu blogueiro preferido de forma bem mais íntima do que seria aconselhável. 😛

Tem gente dizendo que é injusto não deixar entrar que não conseguiu se inscrever. Mas eu não consigo entender ONDE é que está a injustiça, visto que simplesmente NÃO TEM LUGAR, CARALHO. Não tem lugar nem sequer para todos os inscritos, como é que vai se permitir que entre quem não está inscrito?

Tudo bem, a culpa não é de quem não conseguiu se inscrever, mas TAMPOUCO da organização do BlogCamp. A organização está campeando esse temporal da melhor forma possível, e da forma mais justa possível – quem conseguiu se inscrever, entra. Não tem outra opção.

Inclusive, ao ver o número excessivo de inscrições, foi procurado outro espaço, onde coubessem todos e mais alguns. Não foi possível conseguir nenhum, com tão pouca antecedência. Também se cogitou em simplesmente cortar a lista de participantes nos 200 inscritos, mas considerou-se que isso não seria justo com os últimos 70.

E é RIDÍCULO ver como tem blogueiro por aí achando que tem pistolão – pior, blogueiro achando que É pistolão, que mesmo não tendo se inscrito, basta dizer que quer ir, e pronto, tem seu lugar garantido. Não é assim. A regra é clara e simples: se inscreveu, entra. Se não se inscreveu, não entra. Não interessa o tamanho do seu blog, do seu PR ou do seu pinto.

Outra coisa: houveram vários problemas com patrocínio. A verba é muito escassa – os organizadores, além de não ganharem nada para organizar o evento, estão correndo o risco de terem que arcar com prejuízo. Por conta disso, as camisetas do BlogCamp SP 2008 serão vendidas, ao invés de dadas de presente. e vai haver MUITA reclamação sobre isso – só que ninguém pensa que as camisetas tem um custo, e que alguém tem que pagar por elas. Se houvesse patrocínio, tudo bem; mas não há patrocínio suficiente.

BlogCamp SP - Os Porcos
Photo Credit: Guylaine2007

E vocês querem saber? Me dá raiva ver essa merda toda. Me dá raiva ver como nego quer evento, camiseta, coffee break, wi-fi, o caralho a quatro, de graça. E sem colaborar com porcaria nenhuma. Ninguém para pra pensar em todas essas coisas que eu falei, que são óbvias para qualquer ser humano decente, que tenha 2 dedos de testa. A comunidade quer o evento da comunidade, mas a comunidade não colabora. Quer que alguém se encarregue, resolva, pague, faça. E ai se não fizerem tudo como eu acho que pode e deve ser feito, hein????

Para completar, tem gente que resolveu sabotar o BlogCamp, não só espalhando informações distorcidas no Twitter, como eu falei lá em cima, mas disseminando inverdades, críticas infantis e coisas piores, por baixo dos panos, em PVT, pelas costas.

Também tem gente que não quer concorrência, gente que acha que os organizadores estão levando grana com o evento (tomara fosse, mas eu sei que não é assim) e quer levar o seu também, gente que quer se aproveitar da visibilidade e do prestígio do BlogCamp para vender merda… A lista dos tipos de espertinhos, aproveitadores e sabotadores é tão extensa, que nem dá para citar todos aqui.

Impressionante mesmo é ver a diferença entre o BlogCamp e o Luluzinha Camp. No Luluzinha, as meninas abraçaram o evento, e foi pura colaboração. Através da lista do Luluzinha, foram combinadas as comidas que iam ser levadas, quase todo mundo colaborou, e não foi necessário comprar Coffee Break. Além disso, através dessa colaboração, surgiram a educadora para entreter as crianças, o bazar, manicure, e muitas outras coisas.

Funcionou estupendamente bem, porque ao contrário desse pessoal que só quer mamar nas tetas do BlogCamp, as Luluzinhas queriam colaborar, participar, ajudar a fazer. E colaboraram, participaram, fizeram. É fácil de ver a diferença: basta fazer uma busca no histórico da lista do Luluzinha, no Twitter, nos blogs, e se vê a atitude colaborativa e cooperativa.

As Luluzinhas não ficaram esperando que a organização fizesse tudo sozinha, nem acharam que era obrigação de ninguém oferecer coisas gratuitas, pagas sabe-se lá por quem. Elas falavam “Ah, seria bacana fazer/ter tal coisa, como podíamos fazer isso?”, idéias eram trocadas, sugestões dadas, e as coisas feitas.

Deu pra sentir a diferença?

Bem. Agora eu deveria finalizar o post, dando sugestões, apresentando conclusões e tal. Mas esse post já está demasiado longo, então isso fica para outro dia.

E peço desculpas pela verborragia, mas a quantidade de MERDA que eu vi esta semana, daria para escrever uma enciclopédia de 300 volumes. Grata pela compreensão.


Technorati : , , , , ,

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Você Quer Ver Minha Lata?

Next

Bê-a-Blog – Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Blogs

20 Comments

  1. Nospheratt, imagino o tamanho da aporrinhação para quem organiza. Tem que ser canonizado. Sinceramente, acho que um evento como esse tinha que ser pago. Nem que fosse uma taxa simbólica. Porque parece que as pessoas só dão valor às coisas quando mexem com o escorpião no bolso.

  2. Já participei da organização de eventos e realmente é FODA ver a incompreensão por parte de pessoas que não estão nem um pouco interessadas em ajudar a fazer acontecer, simplesmente limitam-se a criticar. É estranho mas realmente nunca ví ninguém dar uma resposta a altura a essas críticas sem precedências.

    Não lembro quem mas, por e-mail alguém sugeriu montar um grupo, de pessoas que não conseguiram se inscreve,r e esperar a galera que vai participar do blogcamp em um bar, no mesmo que o pessoal se encontrou ano passado. Achei uma idéia interessante.

    Essa semana estou um pouco disperso da internet e não percebe nenhum tipo de campanha negativa ao blogcamp SP, talvez porque os que estão fazendo isso não possuem coragem de falar abertamente e ficam com conversinhas em PVT.

  3. Nospherat, tua indignação é completamente compreensível, já passei por esse tipo de coisa ao tentar organizar eventos comunitários, voltados para o público de software livre.

    Parabéns por fazer acontencer. Espero te encontar amanhã para te parabenizar pessoalmente.

  4. Hahahaha! Ainda bem que minha vaga ta garantida 😛

  5. Faço coro com os colegas ao dizer que você tem razão de se indignar porque eu também sei como é organizar eventos: Todo mundo quer que aconteça, mas na hora de ajudar e contribuir($$$) todo mundo some. Deve ser inveja de quem não conseguiu se inscrever.

    Está certo que, na minha opinião, não dá para comparar o Luluzinha Camp com o Blogcamp, isso porque o primeiro teve muito mais tempo para ser organizado que o segundo. Não estou com isso reclamando pelo fato do BlogCamp ter sido em cima da hora, ao contrario eu até agradeço a Lucia Freitas que aproveitou a oportunidade e se desdobrou com seus colaboradores para realização do evento. A final, se não fosse por isso não ia ter blogcamp sp não é mesmo?

    E depois não dá para comparar porque as mulheres são mesmo mais organizadas que os homens. #prontofalei

  6. Com a relatora.

  7. É exatamente por isso que não rolou um BlogCamp propriamente dito em Recife até hoje. Por isso e por ninguém querer meter a cara.

    Idéias passam pela minha cabeça nesse momento…

    Bjo Nosphie!

  8. já participei de organização de evento… nunca um tão grande assim, mas se evento pra 30 pessoas já foi um caos (minha época de editor de eventos no site DDROnline, quando promovi um campeonato na falecida Joypolis do Center Norte), imagino como deve ser a organização do BlogCampSP….

    não participei da organização, não vou participar do blogcamp, mas também assino embaixo e faço coro.

    e mais, dou parabéns aos organizadores pela PACIÊNCIA!! Só por isso eles já mereceriam receber parabéns de, no mínimo, todos os 270 inscritos. Se fosse eu, teria cortado todo mundo que estivesse acima da capacidade de lotação do local SIM. Se o lugar tem capacidade pra 100 pessoas, poderiam ter se inscrito 1000, eu teria cortado 900.

    E pode contar, se algum dia for rolar um blogcamp num lugar que eu more (não vou dizer BSB, porque vai saber se ainda vou estar morando aqui quando rolar um blogcampBSB), eu vou tentar ao máximo ajudar – participando ou não. Se eu não tiver condições de contribuir ajudando a achar local, organizar a coisa, vou tentar contribuir financeiramente sim. Porque além do mini-evento que já comentei, também já trabalhei com Logística e sei o quanto custa um evento – desde ver se o local será cedido ou alugado, passando por coffee-break, e indo até aos seguranças do local.

    estou BESTA de ver que o povo inscrito foi tão mal educado. não faço idéia se rolou o mesmo no blogcampES, meu primeiro e até hoje único. Mas se rolou não foi visível, pelo menos pra mim.

    Mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos na organização pela paciência e esforço dedicados ao evento! Vocês são duca! (mesmo que o @marcogomes tenha esquecido da data e marcado #nob aqui em BSB hahahha =p )

    beijos Nosph!

  9. ah sim… críticas construtivas (espero, se acharem que não é construtiva, por favor, ignorem) de quem não sabe muito o que/como rolou a organização… mas me pareceu que as inscrições foram abertas muito em cima hora, não? =x talvez se tivessem aberto as inscrições antes, pudesse ser revisto o local com mais calma…

    em outro ponto, estou com Leo Baiano – apesar de ter estado ativo durante a semana toda, não percebi nenhuma campanha negativa em relação ao BlogCampSP. talvez tenha sido algo muito pontual…

  10. Entendo perfeitamente seu desabafo Nospherett.
    Legal que vc foi boazinha e poupou das críticas muita gente que merecia ter sua @ cutucada.
    O Blogbeach também foi parecido: quem muito ajudou, nada cobrou. Quem muito reclamou, nada contribuiu.

    E são sempre os mesmos, já notou?

  11. Johnny C, discordo de você e concordo com a organização do BC-SP no que diz respeito ao corte do número de inscritos, seria injusto cortar os excedentes já que a culpa não foi deles.

    Estou neste momento participando da organização da 1ª Semana Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão da UNEB. No hotsite existe a ficha de inscrição para as oficinas e atividades que vão acontecer, cada oficina possuí limite de vagas de acordo com a sala onde será realizada. No nosso formulário de inscrição mostramos a quantidade total de vagas, quantidade de inscritos em tempo real e quando chegar ao total automaticamente as inscrições para aquela atividade se encerram abrindo um novo form para o cadastro de reserva da atividade.

    Creio que o BlogCamp SP poderia ter feito algo parecido e como não fez é injusto cortar os excedentes já que se inscreveram como todos os outros.

    Bom, fica a dica para a próxima edição do evento, divulgar a quantidade de vagas com antecedência e encerrar as inscrições de forma automática assim que atingir esse limite. Mudar o espaço não é tão simples mesmo se tiver tempo.

  12. Nossa, nunca participei de um Camp (aliás, descobri esta expressão/evento) por estes dias, por conta da divulgação da concorrência para participar deste BlogCamp SP. Realmente, sei bem o que vocês estão passando. Muitas vezes a vontade de ajudar é confundida com interesse particular e “algum por fora”. Pura imbecilidade! Dor de cotovelo de gente invejosa. É bom desabafar sobre o que você estão passando, mas melhor ainda é fazer um evento “bombado” (acho que pelo número de inscritos nem tem como NÃO fazer um evento assim) e “deixem que digam, que pensem, que falem…” A indiferença a essas críticas e o sucesso deste BlogCamp SP vai calar a boca dos invejosos.

    Sucesso para vocês!!!

  13. Leo, não falei que se fosse eu na organização cortaria “por ser justo”. E concordo, também fica essa pro pessoal de na próxima usar um controle automático….

  14. Nosphie, assino embaixo! Também já me ferrei participando da organização de eventos (no meu caso, na área de quadrinhos), correndo atrás prá dar o melhor e depois (ou durante mesmo) sempre tem um monte de idiota que não sabe nada do que acontece nos bastidores e fica falando mal ou sabotando.
    Quanto ao evento em Recife, parece que ele vai virar uma lenda urbana, né Fábio?

  15. Nospheratt,
    o sucesso tem esse peso mesmo. É sinal de que o BlogCampSP chegou para ficar no calendário anual dos blogueiros.
    Creio que pode-se começar a cobrar pela inscrição. Assim mata pelo menos a metade da nuvem de gafanhotos que fazem a inscrição, mas não comparecem. E a grana pode ajudar a cobrir alguns dos gastos.
    No mais, gostaria de ter ido, mas outros compromissos falaram mais alto…

    abraço

  16. Pois é Bruno. Tou te passando nesse exato momento uma mensagem via formulário.

  17. eu nao consegui fazer a inscrição a tempo, foi uma pena, quase 1 ano venho pedindo para realizar o evento “no estado de sampa” e nao consegui participar!!!
    Foi uma decepção!!
    Abraços e que venha 2009

  18. Nospheratt,
    Realmente é bem compreensível a dificuldade que vcs tiveram com este evento. Nós do Post Social não conseguimos participar, bem que tentamos, mas deu para entender perfeitamente. Ano que vem estaremos lá firme e forte…E aproveitando, vc conhece o novo projeto do Post Social? Se não, faça uma visitinha la no site(www.postsocial.com.br)e nos diga o q achou ok?
    Se precisar de ajuda para o próximo evento, conte conosco.
    Abçs.

  19. Nosphe,

    Infelizmente, inveja e dor de cotovelo tem de monte neste mundo de merd¨%$#@.

    Tome um banho de sete ervas e mande tudo para a pqp!

    Abs,

    Marcus, Criativo de Galochas

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik