Hoje, quase um ano depois (shame on me), estou retomando a série sobre Blog Brand – a marca do seu blog. Para quem chegou agora, aqui estão os posts anteriores:
Qual é a Marca do Seu Blog?
Definindo sua Marca
Blog Brand – Elementos da Marca – Filosofia Central
Blog Brand – Elementos da Marca – Slogan
O próximo elemento na nossa lista é a Personalidade.
Personalidade da Marca
Se sua marca fosse humana, que tipo de pessoa ela seria? Melhor ainda, se seu blog fosse humano, que tipo de pessoa ele seria, que tipo de personalidade ele apresentaria? Alegre, bem humorado, mal humorado, sarcástico, pedante, brincalhão, paternalista?
Algumas marcas têm personalidades de verdade unidas à elas; por exemplo: Steve Jobs = Apple, Fabio Seixas = Camiseteria.
Também temos blogs que são mais conhecidos pela “personalidade” por trás deles, do que pela marca do blog em si. Cardoso, Inagaki, Interney, são bons exemplos.
Em outros casos, o blog parece ter uma personalidade própria: o Verdade Absoluta e o Treta são exemplos desse tipo.
Para Quê Serve a Personalidade do Blog?
Como eu expliquei no post Qual é a Marca do Seu Blog? o objetivo desta série é criar uma marca memorável e facilmente reconhecível para seu blog, o que vai ajudá-lo a se destacar entre milhões de outros blogs.
A personalidade é uma parte importantíssima disso; sem ela, sua marca, seu blog e seu texto são apenas “mais um”. Não adianta ter uma bela filosofia, um slogan estupendo, valores admiráveis e um design maravilhoso, sem uma personalidade que dê coesão à tudo isso.
A personalidade é o lado humano da marca, do blog. Nenhum ser humano se relaciona com “coisas”, como não seja humanizando algum aspecto dessa coisa. A personalidade do seu blog (quer ela apareça através de você, quer emerja do próprio blog) tem que despertar emoções no leitor – amor, ódio, e até mesmo as duas coisas.
Se seu blog não gera paixão nem desagrado, se tudo o que as pessoas sentem ao visitá-lo é “Meh“, você nunca alcançará uma posição de destaque.
A personalidade também ajuda a criar uma “voz” própria e reconhecível ao escrever, coisa importantíssima para um blog de sucesso – e que será tratada em outro post, fora desta série.
Por hoje, deixo a tarefa de analisar a personalidade do seu blog. Caso você não tenha uma, pense em como ela deveria ser, e como você pode criá-la.
No próximo post da série, veremos os Valores da marca.
Kanhas
É uma boa pergunta, mas que só os meus leitores poderão responder. 🙂
pedrotxp
Não li o resto da série, mas lerei, muitas vezes a personalidade do blog fica quase evidente em seus textos, existem casos mais difíceis principalmente quando existe mais de um autor, é algo a se reflectir, e cuidado pessoal pra não caírem em uma crise de personalidade… “quem sou euuuu” ou melhor “quem é meu blogggggg” rs.
Lu Monte
Yay! Minha série de posts preferida está de volta!!!
O diadefolga já foi mais alegrinho, mas não deu muito certo. Aos poucos, estou tentando passar algo da minha personalidade por lá. Mas tem que ser BEM aos poucos, senão o povo foge. 😛
Nospheratt
Kanhas: Discordo. Eu acho que quem define a personalidade do blog (ou a falta dela) é quem escreve. Você perguntar aos seus leitores qual é a percepção que eles tem, mas quem vai decidir, criar e manter essa personalidade é você.
Pedrotxp: Ahahahaha 😀 Eu acho que a personalidade do blogueiro é ainda mais importante quando se trata de um blog coletivo, pois você corre o risco de ser “pasteurizado” junto aos outros autores; ou que um autor com mais personalidade ofusque os outros.
Por outro lado, vale à pena conversar com os outros autores sobre a personalidade do blog; encontrar um equilíbrio entre a personalidade do blog e a dos autores não é fácil, mas com certeza ajudará o blog a se destacar.
Lu: Você é a responsável pela “volta dos mortos-vivos”, eu nunca esqueci que você tinha gostado, e isso foi o maior propulsor para que eu não desistisse dela.
HAHAHAHAHAHAHH Chorei de rir com seu comentário. Quem não gosta da sua personalidade é ruim da cabeça ou doente do pé, isso é o que é! 🙂
Norberto Kawakami
😀
o meu blog deve passar a imagem de ranzinza, meio urtigão. Ainda mais quando escrevo as “Blogadas no Trombone”.
abraço
Arthurius Maximus
Excelente. realmente bem definido e claro conceito. Contudo essa personalidade é mais percebida pelo leitor do que propriamente “criada”; não é? Deve ser algo natural e que aparece com naturalidade. E isso é o grande “toque”.
Um abraço.
Nospheratt
Norberto: Hum, eu não acho. Pra mim, seu blog passa a impressão de ponderação, de muita calma… Estranho?
Arthurius: É claro que não deve ser “artificial”, digamos; pois seria extremamente difícil fazer uma coisa assim e obter um bom resultado.
Mas nem sempre ela aparece naturalmente, às vezes tem que ser encontrada, cultivada, trabalhada.
Como a personalidade de uma pessoa; não queremos nem devemos ser falsos, mas podemos polir e melhorar nossa personalidade “natural”, trabalhar conscientemente para que ela apareça e se mostre em sua melhor face. 😉
luadossantos
Complicado, juntar a personalidade ao blog, principalmente se queremos que as pessoas gostem ou detestem. Eu luto contra colocar de mim nos blogs, pois com certeza não interessa a ninguém as idéias de depressivos bipolares medrosos rs rs.
Tem razão, o certo é ir “polindo” buscar ser melhor para nós mesmos e para os outros, afinal não vivemos só. Mas isso leva tempo.
Inagaki
Obrigado pela citação, Nospheratt! Mas olhe, sabia que “pensar enlouquece” é uma das principais buscas que os googlenautas digitam para chegar ao meu blog? Creio que a marca do PEPN até que anda razoavelmente conhecida por aí. 🙂
Nospheratt
Lua: O que ninguém quer saber é de ler choramingos e reclamações. Se você buscar um equilíbrio, e expressar suas idéias de forma interessante, com certeza o fato de que você seja bipolar não vai fazer a menor diferença.
Estou certa de que você tem muito à oferecer, só precisa encontrar a melhor forma de fazê-lo. 🙂
Inagaki: Bem, é verdade; o Pensar Enlouquece é uma marca conhecida. Mas será que faria o mesmo sucesso sem a marca “Mestre Ina” por trás? 😉
Ana
Eu ainda nao sei. De vez em quando me questiono sobre a personalidade do meu blog – nao sei se tem uma personalidade definida nao. Ja tentei focar numa coisa, mas no fim acaba sendo um blog pessoal mesmo. E eu ainda nao sei como lidar com isso. Estou adorando suas dicas, viu!
Nospheratt
Ana: Não há nada de errado com ter um blog pessoal. Aliás, acho que nesse caso fica mais fácil, pois você pode colocar MUITO da sua própria personalidade nele.
A sua forma de pensar, de expressar esses pensamentos, de opinar e escrever é o que vai dar a personalidade do blog. Pense nisso, e não tenha medo de mostrar sua verdadeira personalidade através da escrita. 🙂
Fico feliz que goste, você é muito bem vinda! 🙂
O.Skill
Por mim acho k a personalidade e muito importante e algo comum
Nospheratt
O.Skill: Não dá pra entender o que você escreveu. Que tal escrever um comentário que faça sentido?