Blogando com Alma... Ainda.

Blog Brand – Elementos da Marca – Filosofia Central

shell

No post Qual é a Marca do seu Blog eu expliquei o que é Brand/Branding, e como essa ferramenta de marketing pode ser útil para seu blog. Também expliquei que o processo de criação de uma marca tem elementos e etapas específicas.

No post “Definindo sua Marca” listei esses elementos e algumas perguntas relacionadas. A partir de hoje veremos cada um desses elementos detalhadamente, acompanhados com exemplos práticos.

1 – Pensamento/filosofia central

A essência da marca, definida em uma frase. Tem muito a ver com a missão/proposta do produto(blog).

Este é um elemento fundamental na definição da sua marca. A partir deste conceito, é que se deve construir o resto; isso ajudará na criação de um todo coerente e forte.

Como você definiria a essência de seu blog, em uma frase curta, memorável e inspiradora? O que o torna especial?

Qual é a filosofia ou a proposta do blog?

O pensamento central não é o mesmo que o slogan. O pensamento central expressa o valor que constitui o núcleo daquilo que o blog oferece, mas de forma complexa, difícil de ser aceita ou compreendida por completo pelo cliente/leitor. O slogan se refere ao mesmo valor, mas de forma mais digerível e aceitável.

Imagine o que esse pensamento/filosofia faz; e procure relacioná-lo com valores atemporais e importantes, como amizade, status, realização pessoal, amor… A Hierarquia de Necessidades de Maslow pode lhe dar algumas idéias:

Blog Brand - Elementos da Marca - Filosofia Central

Depois de uma longa análise, cheguei à conclusão de que a filosofia do Blogando por Dinheiro é: quanto melhor a qualidade do seu blog, maior será o seu rendimento. Resumindo isso numa frase curta, seria:

“Blogs de qualidade ganham mais”

ou

“Blogs de qualidade rendem mais”

Os valores relacionados seriam tanto de Estima como de Realização Pessoal. Além dos valores óbvios que revestem “um blog de qualidade” – auto-estima, conquista, respeito dos e aos outros- temos a “solução de problemas” (tanto do blogueiro como dos leitores), a moralidade (ser recompensado por um bom trabalho) e a criatividade (fator importante no “blog de qualidade” – o blog é uma via de expressão criativa).

O Foco é Importante para o Blog como um Todo

Não é necessário que você se preocupe demasiado com que essa filosofia seja entendida por outros. A função dela é servir de guia para você; essa filosofia deve ser o farol que norteia a navegação de seu blog.

A consciência da existência dessa filosofia-farol servirá não só como base para a criação da sua marca, mas para evitar que seu blog venha a perder o foco. O foco é importante para construir credibilidade e autoridade (dentro do seu nicho), o que se traduz em:

Melhores posições nas buscas = Mais visitantes = Mais leitores = Melhor rendimento

O foco também é importante na hora de manter seus leitores. As pessoas vêm ao seu blog procurando satisfazer uma necessidade específica, e se frustram quando não encontram o que precisam.

Por exemplo: este blog trata sobre monetização e qualidade dos blogs. Quem vem aqui (ou assina meu feed) o faz por que está interessado nesses assuntos. Se eu começar a falar sobre outros assuntos dia sim, dia não – a capa da Playboy do mês, BBB7, receitas, seja lá o que for – certamente meus leitores se sentirão frustrados. Não só pela dispersão e a inutilidade desses tópicos para meu público-alvo, mas porque esses posts off-topic estrão roubando espaço dos textos realmente relevantes. Resultado: estarei afugentando meus leitores.

Portanto, descubra qual é o seu foco, e mantenha-o em mente.

Voltando à questão da marca

Dedique um tempo razoável à análise e escolha de sua filosofia/pensamento central. Lembre-se que essa escolha deverá acompanhá-lo durante muito tempo, então, não se precipite.

Como ajuda, alguns exemplos de filosofia de marcas famosas:

Chrysler: carros que ousam se destacar

Coca-Cola: refrescando a mente, o corpo e o espírito

Federal Express: garantido, “trackable”, entrega no prazo

Mercedes: inovação tecnológica

No próximo post, falaremos sobre o Slogan.

PS – Esta série acaba de ser oficialmente dedicada à Lu, do Dia de Folga. 🙂

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Como Evitar e Combater o Plágio na Internet + Convite para uma Avant Première

Next

Athena de Vento – Blog Novo Entrando em Cena

2 Comments

  1. Lu

    Amei a dedicatória! :DE sabe que esse texto já lançou uma grande luz sobre minhas dúvidas? Quase um farol!

  2. Nospheratt

    Ainda bem!!! Ufa! :)Tenho que te agradecer, você me deu uma enorme motivação para continuar escrevendo a série – eu ia terminar, claro, mas a motivação extra torna tudo mais fácil!Gracias!!!!

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik