Blogando com Alma... Ainda.

Analise a Qualidade de Seu Blog – Mea Culpa

Voltando ao assunto da qualidade dos blogs: como eu comentei antes, há algum tempo estou usando o Zoundry para editar meus blogs.

Uns dez dias atrás, encontrei um anúncio em inglês, pedindo blogueiros que escrevessem em espanhol e em inglês. E dizendo que pagam – sim, pagam – aos blogueiros escolhidos, sem importar aonde residam..

O espanhol é minha segunda língua, e minha fluência em inglês é bastante aceitável. Pensei: esse é o emprego dos meus sonhos!

Ser paga para blogar, trabalhar em casa, e ainda ter tempo para fazer o que mais me der na telha! Obviamente, fui correndo me candidatar.

No momento não tenho um blog em espanhol, então resolví enviar, como mostra do meu trabalho, uma tradução de algum dos meus posts em português. Para escolher, dei uma olhada na lista do Zoundry, nos post do meu blog pessoal, o Peccata Minuta.

Qual não foi minha (desagradável) surpresa ao perceber que não havia nenhum post, dos escassos 47 publicados, que servisse para meu propósito. E, pior que isso, pude ver o blog como um todo, e não gostei do que vi.

ntre outras coisas: A frequência descompromissada da postagem, resulta em poucos posts; percebí que não segui a proposta inicial do blog, nem as boas idéias que eu tinha para ele; muitos textos são apenas recheios, escritos apressadamente (quando estava há duas semanas sem postar, por exemplo).

Em suma, o blog não oferece conteúdo de interesse suficiente, como para fazer que os visitantes retornem. Como uma certa pessoa me disse (com razão): não passa de “um blog mixuruca”.

PQP! É triste chegar a uma conclusão assim sobre seu próprio trabalho, mas é possível tirar algo de positivo disso. Reconhecer que se tem um problema é o primeiro passo para resolvê-lo.

Eu sou uma boa escritora, sempre estou cheia de boas idéias, e tenho muito para oferecer (só não sou modesta, já deu para perceber, né?) O problema é que um dos piores defeitos que tenho é a… PREGUIÇA. Manter um blog – ou 10, ou 15, ou 2 – exige compromisso, constância, trabalho.

Eu falhei nisso. Ademais, boas idéias não servem para nada, a não ser que sejam postas em prática. Também falhei estrondosamente nisso. Junte-se isso à procrastinação, e você tem a receita perfeita para um “blog mixuruca”.

Antes de usar o Zoundry para analisar meu blog, eu tinha a estapafúrdia idéia de que o número de leitores era baixo, porque as pessoas que chegavam até ele não tinham inteligência suficiente para perceber sua qualidade (?!).

Vejamos o Caso Cicarelli, por exemplo. Eu escreví três posts sobre o assunto. Cheguei a ter mais de 400 visitantes por dia; mas o número de visitantes de retorno foi… ZERO.

O animal aqui pensou: “Claaaaro, quem anda procurando o vídeo da Cicarelli é gentinha vulgar de cabeça oca, não vão voltar para ler meu (excelente) blog.” O quêêêê??? Você acreditou que em 400 pessoas (por dia), nenhuma sequer era inteligente? Acreditei.

Jogar a culpa nos outros sempre é mais fácil, não é mesmo, minha gente? Depois da análise de qualidade, ficou claro que eu deveria ter pensado: “Mas minha filha, seu blog é praticamente uma porcaria… vão voltar para ler o quê?”

Resumindo: já caí na real. Voltei ao meu juízo perfeito, estou trabalhando para melhorar o Peccata Minuta.

Agora, você deve estar se perguntando, amigo leitor, se o Blogando por Dinheiro passou pela mesma análise. Claro que sim. Ele saiu melhor parado, porque me dedico mais à ele.

Porquê? Somente por causa sua. Sei que você está aí do outro lado, e tenho um compromisso com você. Essa é a maior motivação que tenho para escrever aqui: VOCÊ.

Este blog tem tudo o que me falta no meu blog pessoal: leitores. Você vem, lê, deixa comentários, recebe meu feed, existe. Isso compensa meus esforços e me dá motivos para me esforçar ainda mais.

Mesmo assim, percebi que tenho capacidade para gerar mais conteúdo para o Blogando, e estou assumindo o compromisso de aumentar a frequência de postagem. Não creio que vá a ser diária, mas serão menos de duas semanas entre cada post, com certeza! 🙂

Além disso, muita gente chega aqui procurando não só informação sobre o Adsense (que tem sido escassa ultimamente), mas dicas para melhorar seu blog. Vou escrever mais sobre isso, e este post pode ser considerado um começo; quer melhorar seu blog?

Faça uma análise utilizando o Zoundry, e descubra quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos. Trabalhe a partir daí. O único problema é que você tem que ser imparcial e crítico, como eu fui. Não seja condescendente com seu blog, pois então a análise não servirá de nada.

Para finalizar, e não perder o costume, tenho que dizer que a culpa é… do Cardoso. Se ele não tivesse escrito hosanas sobre o Zoundry, eu provavelmente nunca teria ouvido falar nesse bendito (maldito?) editor de blogs.

Nunca teria batido de frente com a (falta de) qualidade de meu trabalho. E teria vivido felizmente na ignorância pelo resto dos meus dias, com meu blog mixuruca, minhas postagens espaçadas, chafurdando na preguiça e na procrastinação, e alegremente colocando a culpa nos outros. Bons tempos que não voltam mais.

Agora tenho que pôr vergonha na cara e trabalhar. Hunf.

Technorati : , ,

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Analise a Qualidade de seu Blog

Next

Teste Não-Científico para Saber se Você é um Problogger

12 Comments

  1. Aldemir Silva

    Muito bom o texto… A auto crítica é o primeiro passo para melhorar. Assim que possível também vou testar o Zoundry. Abraço.

  2. Nospheratt

    Aldemir, meu camarada, me alegro muito de vê-lo por aqui! Obrigado pelo elogio. Eu estava precisando mesmo de uma autocrítica urgente… Agora, estou na fase do mãos-à -obra. Espero conseguir que isso se reflita na qualidade de meu trabalho.Até logo!

  3. Singular Mulher

    Um elogio banal, gostei do seu blog. Vou indicá-lo e colocar links para ele. Já estou testando o Zoundry. Maravilha! Só por essa indicação já vale a visita. Aprendi com a autocrítica também!Até mais!

  4. Nospheratt

    Na minha opinião, se o elogio é sincero, nunca é banal. Obrigada! É sempre bom saber que alguém gosta do que eu faço, e que meu trabalho é útil.Estive visitando seu blog, e sinceramente, devo dizer que não gosto de política nem um pouquinho… inclusive porque não resido no Brasil há bastante tempo. Mas o texto “Vida e Incerteza” me agradou muito, você costuma escrever coisas desse estilom ou o blog é mais focado em política mesmo? Vou aparecer por lá e descobrir…

  5. santa mistura

    seus txts são sempre ótimos… agora vou descobrir o que é o editor Zoundry… e lá se foi meu final de semana rsrsrs

  6. Nospheratt

    Obrigada! Sim, é comum a gente gastar o fim de semana trabalhando em coisas relacionadas com os blogs… E ainda tem gente que acha que blogueiro ganha dinheiro sem trabalhar… Dinheiro fácil, sim, como não… 🙂

  7. FernandoJS

    O zoundry é um software razoavel, já utilizei ele a algum tempo, porém problemas de formatação após o envio do post (ficava muito espaçado, ou torto), fizeram eu desistir de usa-lo…é bom apenas para fazer um back-up…Infelizmente ainda estou postando online, o que acaba deixando o serviço mais demorado. =(abs

  8. Nospheratt

    É verdade, a formatação dos posts no Zoundry tem lá os seus macetes… Eu mesma ainda não fui investigar como (e se) é possível mudar a formatação estândar. Por exemplo, preferiria poder colocar sangría no começo dos parágrafos, mas não sei como fazê-lo. No entanto, as vantagens que ele oferece ainda superam as desvantagens, IMHO.

  9. Olá!

    Adorei o post e já estou usando o Zoundy. Sou muuuito leiga no assunto (blogs) mas estou procurando bastante informação.

    Uma coisinha que fiquei com dúvida em relação ao Zoundry (não sei se vc pode me ajudar) é em relação à formatação… Coloquei o texto certinho no post e as imagens, mas o espaçamento entre linhas ficou muito longo… E eu só dei um enter entre uma linha e outra. Sabe se dá pra configurar?

    Muito obrigada!!
    Abraços.

  10. Na verdade eu uso recursos comuns para organizar meus post, faço uma versão pdf e organizo comum gerenciador de e-book mas já estou baixando o Zoundry

  11. Nossa, seu blog é extraordinário! Estou amando ler os artigos, e como sou nova no mundo dos blogs estou aprendendo pra caramba!!!
    Meu blog é recente e ainda não sei nada de personalizações. Quem sabe um dia chego ao seu nível!

    Obrigada pelas dicas!!!
    Bjs

  12. Também estou refletindo sobe a qualidade dos meus post e achando tudo uma porcaria. E obviamente por isso não tenho visibilidade. Frustrante poder se definir incompetente; do outro lado… vai trabalhar, Patricia!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik