Fico feliz e triste ao mesmo tempo, ao ver que o blog continuou funcionando na minha ausência. O pior de tudo, no entanto, é a culpa – por não ter participado, respondido, dado a atenção devida a quem passou por aqui.
A raiz do problema é a procrastinação; mal epidêmico entre os blogueiros – pro ou não. O privilégio de não ter um chefe bufando na nossa nuca tem esse péssimo efeito colateral. É fácil demais deixar pra depois, pra amanhã, pra nunca mais. A procrastinação, por sua vez, tem dois ainda mais desagradáveis efeitos colaterais: o stress e a culpa.
Quem nunca pensou “PQP, estou sem postar nada há uma semana, sou uma vergonha de blogueiro”, que peça uma explicação. Sem atirar pedras, please, que meu telhado é de vidro fumê.
Pois pra mim chega disso. Instituí oficialmente a quarta-feira como Anti-Procrastination Day. Ou “Dia de Desprocrastinar Assuntos Atrasados”, como preferir. O que isso significa na prática é: todas as quartas eu vou examinar minha lista de tarefas pendentes, e cumprir com o que estiver atrasado; ou descartar o que for descartável.
Já programei Anti-Procrastination Day reminders no meu Google Calendar; emails com lembretes são a forma mais eficiente (para mim) de não esquecer nada. Aliás, desde que descobri isso e comecei a usar essa ferramenta, minha produtividade aumentou bastante. Até o stress diminuiu; quando sei que algo está programado nos reminders, não me pré-ocupo mentalmente do assunto. No momento certo, o email aparece e eu tomo conta do que for necessário. Essa tranquilidade libera um monte de memória RAM no cérebro, sabia? 🙂
E você, que ferramentas/armas usa na guerra contra a procrastinação?
Lu
Se algo funcionasse para mim, seria a ToDo List do meu pda. Ou, quem sabe, o Google Calendar. Fato é que já tentei de tudo e continuo sendo péssima no que diz respeito a gerenciar meu tempo…
Nospheratt
É, Lu, Time Management é dificilíssimo mesmo. Eu ainda não achei uma fórmula 100% eficiente, mas tenho feito progressos. Qualquer hora escrevo mais sobre isso, vou pesquisar pra ver se acho algumas dicas interessantes.
Aztronauta
Depois de muito bater cabeça, eu descobri que pra mim o melhor remédio são post-its… Isso mesmo. Os velhos papéis amarelos, mas eu uso a versão eletrônica que tem na página da 3M. O pior é que tem dias que nem dá pra ver meu papel de parede de tanto recado que tem pendurando na tela… Abraços.
Fernando
Excelente post. Estou adotando o Anti-Procrastination Day. Sinto muita culpa e depressão quando não escrevo regularmente. Minha terapeuta tentou várias coisas comigo, mas nada funcionou… heheheMeu último recusro será o Anti-Procrastination Day.[]’s
Nospheratt
Aztronauta: isso funciona pra que não esqueça de nada, ou realmente ajuda na sua produtividade? Como?Fernando: se quiser, me manda um email que eu te envio um reminder, todas as quartas, para lembrá-lo do Antiprocrastination Day! 😉