Isto não é uma volta oficial à ativa, mas o assunto é importante demais para deixar passar em branco.
Blogs que usam Wordpress (seja com instalação própria ou no Wordpress.com) estão sofrendo ataques de força bruta de forma massiva. O blog da Porto Fácil explica:
O que está prestes a acontecer (na verdade, dizem que já está acontecendo) é que uma botnet com 90.000 (isso mesmo, noventa mil) máquinas está programada para fazer ataques de força bruta contra blogs WordPress. As máquinas da botnet tentam invadir o WP utilizando o usuário admin, a partir do que podem inserir códigos maldosos nas contas de hospedagem, vindo a criar uma rede não de PCs zumbis, mas de servidores zumbis, o que é muito mais preocupante porque servidores costumam ter poderosas conexões de rede, e não raro hardware de sobra para as necessidades dos sites rodando neles.
Leia o post inteiro para saber mais e descobrir como você pode (deve, na verdade) proteger seu blog: Previsão de dias difíceis para blogs WordPress.
O que você deve fazer já mesmo
Se você tem um usuário “admin” no blog, elimine-o assim que puder. Essa é a porta de entrada mais comúm.
Otros nomes de usuário que são facilmente “crackeados” incluem “administrator”, “administrador” e “test” ou “teste”. Delete esse tipo de usuário (mudar o nome que é mostrado no blog para ele não resolve nada) – sem esquecer de transferir os posts criados com ele para outro usuário, caso haja algum.
A segunda coisa é utilizar uma senha forte. Saiba mais no post Aumentando a segurança do seu WordPress.
Dicas básicas:
- A senha deve ter no mínimo 8 caracteres;
- Não deve ser nenhuma palavra encontrada no dicionário (em nenhum idioma);
- Deve incluir letras minúsculas, maiúsculas e números. Se você incluir outros símbolos (como #, $, !, etc) melhor ainda.
- Não sabe como criar uma senha segura? Use o Gerador de Senhas da Via Hospedagem.
Outra recomendação é usar o plugin Better WordPress Security. A Via Hospedagem ensina o caminho das pedras: Segurança WordPress: protegendo a casa com o Better WP Security. Só tenha cuidado com as opções que você não sabe o que são ou que efeito têm; na dúvida, não mexa.
Recomendo ter especial cuidado com as opções para renomear o prefixo das tabelas do Wordpress e a pasta wp-content – o potencial merdístico dessas alterações é altíssimo.
Outra coisa importante: mantenha seu Wordpress, temas e plugins atualizados. Delete temas e plugins que não usa. E use somente plugins e temas de fontes confiáveis!
Mais informação
Mais textos sobre o assunto, além dos já citados:
- Previsão de dias difíceis para blogs WordPress
- Atenção com as senhas fracas no WordPress!
- Aumentando a segurança do seu WordPress
- Segurança WordPress: protegendo a casa com o Better WP Security
- Passwords and Brute Force
- Hackers Point Large Botnet At WordPress Sites To Steal Admin Passwords And Gain Server Access
- Hackers Using Brute-Force Attacks to Harvest WordPress Sites
Mexa-se!
Isto não é brincadeira. Não pense “ah, comigo não vai acontecer” ou “depois eu vejo isso”! Como eu sempre digo, é melhor prevenir que lamentar. O ataque atual tem proporções massivas e pode afetar qualquer blog que use Wordpress, sem importar o tamanho, visitação, hospedagem ou o que for.
E caso você não saiba, “limpar” um blog de uma invasão é um processo complicado e que pode ser doloroso. Tome as providências necessárias assim que puder – de preferência hoje mesmo. Depois não adianta chorar sobre o blog invadido. 😉
Image: Mike L.Baird – CC By.
Originalmente publicado em 2013/04/17.
Rui Gaio
Olá,
Muito bom este artigo. Eu recomendo ainda a instalação do plugin “Limit Login Attempts”. Como o nome indica, limita as tentativas falhadas de fazer login e quando atinge um limite por nós definido, bloqueia esse IP durante um tempo, protegendo assim o site!
Continuação de bons artigos.
Cumps.
Nospheratt
O Better Wp Security cobre essa função (entre muitas outras) de modos que você não precisa usar dois plugins. 🙂
Rui Gaio
Há ok ok ! 🙂 Ainda melhor então!
Jorge Goncalves
Com muito apreço saúdo este seu aparecimento relâmpago. Ande por onde andar, esteja onde estiver. Você é uma das pessoas que mais enriquece a Internet na área dos blogues. Os seus conselhos e ensinamentos foram, e continuarão ser de grande utilidade para todos.
Agradeço e tenho a certeza que todos nós, temos uma grande empatia por si.
Muitas felicidades e sucesso
Seu amigo
Jorge Goncalves
Nospheratt
Muito obrigada! Abraço! 🙂
Telma
Olha só, a quantos perigos estamos expostos! Meus blogs não são wordpress, mas tenho um antigo, em desuso.
Obrigada pela informação.
bjs
Atmos
Nospheratt. Muito obrigado pelo aviso, veio a calhar no momento certo, logo agora que estou projetando dois blogs no Wordpress. Foi muito importante.
Sabe lendo o incio do seu texto tirei uma conclusão, mesmo que você discorde…
Não ha nada que te faça parar de postar aqui, mesmo as decepções. Você ama blogar e ama este blog.
Volte logo, Abraços.
André Guilhon
Interessante. Parabéns pelo post. Frequento sempre o Blosque para poder ter boas idéias para o otimizar meu blog, o Mão de Vaca Web.
Parabéns e sucesso!
Marcio Coelho
Olá, estou começando nesta área agora e estou buscando informações concisas para criar o meu blog de maneira pelo menos minimamente correta, já que são muitas informações.
Quero agradecer pelas informações preciosíssimas que encontrei aqui e parabenizá-la pela preocupação em manter a decencia no ambiente virtual e voltar para dar tão importante informação. Parabéns!!!