Blogando com Alma... Ainda.

Venda de Links e Penalização do Google

Uma opção de monetização que ainda não se usa muito por estas bandas é a venda de links. Lá fora, existe um enorme mercado de venda de links, e a atividade é bastante rentável.

Inclusive, existem programas de afiliados de venda de links, como o TextLinkBrokers e o Text-Link-Ads.

Venda de Links e Penalização do Google

Se você ficou interessado, saiba que para poder vender links sem se prejudicar, deve saber como fazer direito. O Google (e outros motores de busca) penaliza a venda de links que têm como objetivo aumentar o Page Rank. Por que? Resposta de Matt Cuts:

O Google (e praticamente todos os outros motores de busca) usa os hyperlinks para determinar reputação. Links geralmente são votos editoriais dados por escolha, e a análise baseada em links melhorou enormemente a qualidade das buscas na web. Vender links distorce a qualidade da reputação baseada em links e dificulta que os motores de busca (não só o Google) retornem resultados relevantes.

Text Links and Page Rank

Eu acho saudável, devido às razões expostas acima, que os links pagos sejam tratados de forma diferente pelos motores de busca. Até porquê, eles não proíbem nem penalizam a venda de links em si, mas tão somente a venda de links que afeta o Page Rank.

Ou seja, você pode perfeitamente vender links, desde que o faça segundo as regras.

Para saber como fazer, e algumas outras coisas relacionadas ao assunto, leia este artigo no Viamão Lotado: Vender links é Proibido? É anti-ético? Devo denunciar?


Technorati : , , ,

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Definição de Blogueiro

Next

Cópias na Internet: Nem Tudo é Plágio

6 Comments

  1. Acabo de ver que ainda tenho muuuuuito a aprender sobre toda essa conjuntura econômica dos blogs.

    Nosphie, aqui no blosque não teria um glossário desses termos, teria?

  2. A pergunta é: Quem compraria um link meu??
    Credo, cabou-se o tempo em que neguinho fazia blog pra relaxar.

    Ano passado, juntamos um grupo de 6 amigos conhecidos e fizemos assim, durante 30 dias, cada um de nós trocaríamos links de textos, nada banal, escrevíamos coisas parecidas e linkavamos.

    De forma que todos os dias tinhamos um track.
    Isso para um ajudar o outro, ja que todos nós nao tinha nem pagerank 1, mas isso não é venda, é amizade.

  3. Muita coisa sobre o Google já se sabe, muitas vezes por ter sido exclarecido pelo próprio Google, como troca de links, venda de links, crosslinking (várias páginas dirigidas para um único site, textos ocultos, etc. mas há alguns temas que sempre fica uma dúvida,´textos semelhantes não são bem vistos aos olhos do Google que pode os consiterar cópias ou clones, atualização muito rápida de conteúdo pode ser visto como spam, mas isso não acontece 100%, os sistemas do google não são tão tão poderosos assim, por isso alguns preferem arriscar.
    O problema é se alguém resolve entregar, eu acho ridículo essa coisa de ficar entregando as pessoas, exceto em casos de crimes.
    Vender ou comprar links, talvez com o nofollow, mas tem um limite, patrocínio ou referências. No caso da troca é diferente, imagine por exemplo que você tem 10 links, e, esses mesmos dez linka linkam para você, cria-se um circulo vicioso de bate rebate que pode acabar muito mal.
    Lembrando sempre que as leis do Google são como leis brasileiras, so para enfeitar, não para serem cumpridas, o site pode ser banido mas será indexado novamente em sistema de hipertexto. É claro que seremos prejudicados, pois alguns sites insignificantes não serão indexados. Eu costumo divulgar meus parceiros pela internet afora, porque eu sei que quanto melhor eles se apresentarem melhor para mim também. Acredito que cada pagerank seja uma categoria, notei isso depois de notar que váris diretórios de links que me linkavam passaram a ter o mesmo rank que o meu, não crescemos nem caimos, ficamos bitolados.
    Se nosso site é banido totalmente, há sempre a possibilidade de consertarmos os erros, passando de grey hats para white hats, onde black hats cometem crimes como crackers, grey hats fazem algumas coisas erradas não crimes necessariamente, é o caso das trocas de links e os white hats, hackers bonzinhos não fazem nada errado, pelo menos nada que alguém fique sabendo.
    Se a página tem muitos links o Google só considera um deles, logo, não haveria motivo para uma penalização, isso em tese, melhor não arriscar.

  4. Fábio: Não, não tem. Mas vou anotar isso para fazer um. 🙂

    Iara: Ainda tem gente que bloga só por prazer. Acontece que quem bloga por outros motivos, aparece mais, faz mais barulho.

    Taí uma coisa que eu raramente levo em conta: PageRank. Se um blog é bom, não faz diferença pra mim se o PR é 0.

    Sobre comprar links seus: isso é uma forma de publicidade como qualquer outra. Você precisa de volume de visitas, para que seja interessante comprar links no seu blog; ou de um pouco menos de visitas, mas de público qualificado – e ter um certo renome.

    Janiof: O Google dita as regras, e só nos resta seguí-las. E rezar para não sair das boas graças deles.

  5. Ah, basta botar um nofollow que ta tudo certo 😛

  6. Exato. Mas não pode esquecer de colocá-lo, senão… problemas à vista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik