© Blosque.com. Todos os direitos Reservados.
A cópia e reprodução não-autorizada deste texto está expressamente proibida.
Plágio é CRIME!

Mulher por nascimento e vocação, irônica por diversão e hobby, brasileira inveterada, filósofa nas horas mais impróprias, blogueira de profissão, escritora e poeta pela pura necessidade de expressar seus oceanos interiores.

11 responses to “50 Dicas de Usabilidade que Ajudam a Atrair e Reter Visitantes – Parte III – Infraestrutura do Conteúdo”

  1. Anny Rose

    Nospheratt, essa série está maravilhosa! Boa parte das dicas apresentadas nas já 3 partes existentes da série, eu sigo a risca – mesmo antes de começar a ler essa maravilha de Deus.

    “Não tenha uma lista de links na sua sidebar sem acompanhá-los com uma explicação” – É uma inovação e tem uma finalidade bacana, mas é um pouco complicado pra implantarmos, pois pode “desfigurar” toda a sidebar.

    Descubra as razões pelas quais as pessoas visitam seu site e construa seu blog como uma resposta rápida e óbvia à essas necessidades, questões ou razões. – Em certa parte, não concordo. Pois se não estamos satisfeitos com as buscas… As vezes queremos outra meta, mas a dica é bacana.

    P.S: Nem tinha visto que respondeu meu comentário na parte e falou do post (já lenda…) do Adsense. Só vi hoje quando aproveitei para reler as duas partes anteriores dessa maravilha. hehe

    Até mais.

  2. Diego Matias

    Muito bom mesmo! Estou tirando ótimas dicas dessa série – uma delas foi diferenciar os links visitados. Mas recentemente tirei o link para o meu perfil do blogger, que seria o About, mas tenho um post em destaque explicando como funciona o Riffs & Solos e os objetivos dele.

    Também uso arquivos PDF para transcrições grandes. Achei que é uma boa maneira de “recompensar” os assinantes da newsletter.

    Abraços! Aguardo seu próximo post!

  3. Anny Rose

    Criei um tópico apresentando uma alternativa para esse problema com os links que possuem títulos não muito descritivos. Se encontra na URL:

  4. Anny Rose
  5. Nospheratt

    Anny: Obrigada! Lembrando que eu não criei a série, só traduzi e comentei. O autor está linkado no começo de cada post – ele escreve o blog Dosh Dosh, recomendo muito para quem entende inglês.

    Eu entendo sua ressalva sobre os links da sidebar – você tem razão, pois a explicação entre parênteses não vai ficar legal, na maioria dos casos. Gostei muito da sua solução, vou postar sobre isso. 🙂

    Quanto às buscas, uma coisa não impede a outra. É totalmente válido buscar um bom posicionamento nas buscas do nosso interesse, mas explorar as buscas que já vem ao blog são uma boa forma de aumentar o tráfego.

    Eu respondí tantos comentários que nem sei exatamente de qual você está falando! 😛

    Diego: A série é muito boa mesmo, estou muito feliz porque o Maki (o autor) me permitiu traduzí-la.

    O About não precisa ser uma coisa padrão (eu deteeeesto o perfil do Blogger, por exemplo); basta ter essa informação em algum lugar. No Blog Templates eu fiz um post e linkei ele na navegação principal. O importante é que a informação esteja disponível de alguma forma.

    Eu sei que você é bastante novato na blogosfera, mas está de parabéns, viu? 🙂

  6. nanda vale

    Tenho blog há pouco tempo e buscando por informaçoes que me ajudassem a melhorar os meus conhecimentos e a aperfeiçoar o blog, descobri este site.Parabéns, pela ideia e por compartilhar informações tão úteis.
    Ainda tenho muito para ler, e para aprender, este mundo dos blog e da net, para uma curiosa como eu, é fascinante,e absorvente.Obrigado.

  7. Nospheratt

    Nanda: Muito obrigada, seja bem vinda! 🙂

  8. All3X

    Muito bom esse blog.
    Como sou novato ainda na blogosfera preciso obter muitas informações sobre o que fazer nesse mundo virtual.
    E opniões de quem já domina o conteúdo é muito importante.
    Valeu,
    All3X

  9. All3X

    Ei, esse comentário que estou escrevendo agora pode ser deletado futuramente. Só quero avisar que no texto desta postagem há pequenos erros de grafia da palavra “usuário”.
    Valeu, e desculpas aí.
    All3X

  10. Desafio 21 dias - tarefa 3 « Design: Ações e Críticas

    […] por LD&DA Paulo Oliveira em Novembro 26, 2008 A tarefa 3 do Desafio 21 dias consiste em implantar melhorias que visem a navegação e usabiblidade do […]

  11. Paulo Oliveira

    Nospheratt,

    Como coloquei no post em meu blog com relação à tarefa 2, eu não sou nenhum expert no que diz respeito às coisas webmasters. Sou um usuário comum e um blogueiro comum, por isso estou tendo algumas dificuldades em implantar algumas tarefas como por exemplo aquelas relacionadas o Google. Meu Deus como me bati dentro do Google e não consegui fazer quase nada lá. Mas as outras da 2 creio que consegui realiza-las.

    Sobre a 3, dei uma melhorada em meu blog. Tinham algumas coisas que estavam selecionadas para aparecer nas barras e que não apareciam por um erro de bug: o “webmaster aqui as selecionou mas não clicou em salvar ahahahah. Já está resolvido.

    Solicitei no post que os leitores postem suas sugestões para que eu possa ir melhorando cada dia mais o blog.

    Bom, estou com um sério problema sobre os tamanhos dos posts. Como meu blog é acessado tanto por profissionais da área como por acadêmicos, me encontro no meio de um tiroteio: os profissionais preferem os links (para outros sites, PDFs, etc) e os acadêmicos preferem que tudo seja postado ali… tá difícil encontrar um meio termo rsrsrs

    Mas estou postando poucos textos longos, só quando realmente acho pertinente e importantes. Mas quando são longos, são loooooongos.

    Acho que é isso por hora, na medida do possível vou mexendo mais ali no blog.

    abs e parabéns pela iniciativa!!!