Blogando com Alma... Ainda.

Ferramentas para Combater Copiadores: Informação e um Plugin

A cópia descarada e não autorizada, e o plágio, não são problemas novos. No entanto, são problemas que têm crescido com um ritmo assustador.

Todos os dias pipocam novos casos; qualquer blogueiro que valha seu sal conhece a dor de ter seu conteúdo roubado. Se você cria conteúdo original, mais cedo ou mais tarde será atacado por essa praga de gafanhotos.

A Cópia de Conteúdo é Prejudicial

Muita gente acha que não há nada de errado com a cópia, mas a verdade é bem outra. Além de ter seu trabalho vergonhosamente roubado, a cópia prejudica:

1 – Sua indexação nos motores de busca:

Ao haver cópias, há um grande risco de que seu conteúdo (o original) seja considerado como duplicado, e seja penalizado pelos motores de busca. Com isso, você pode aparecer nos resultados de busca depois do site copiador, ou ser jogado para os resultados suplementais. O Google Discovery explica:

Este index é formado de páginas duplicadas, menos importantes ou menos confiáveis pelo Google, devido ao baixo PageRank.

Pelo que eu sei, o Google descartou a etiqueta “Supplemental Results”, mas esses resultados continuam existindo. Ou seja, o problema de ter suas páginas incluídas nesse index é mais grave ainda, pois ninguém vai achá-las. Alguém me corrija, caso eu esteja enganada.

2 – Seu PageRank

É bem possível que muita gente acabe referenciando e linkando a cópia. Com isso, PR que deveria ser seu, é destinado ao copiador. Sem contar que, apesar da equação do PR ser um mistério, é certo que ser catalogado como conteúdo duplicado (como acabamos de ver) prejudica seu PageRank.

3 – Sua Visitação

Ao contrário do que dizem por aí, ter seu conteúdo copiado não ajuda na sua visitação. A menos que estejamos falando de citação – que alguém tenha copiado um pequeno trecho do seu texto, e incluído um link para quem quiser ler o resto. Nesse caso, as pessoas vão ir até o seu blog para ler o texto completo.

No entanto, o mais comum é que copiem o texto inteiro e incluam um link no final, muitas vezes escondido ou disfarçado. A maioria das pessoas NÃO vai clicar ali, pensando “gostei deste texto, vamos ver o que mais o cara escreve”. No mais das vezes, o link diz “Fonte: (link)”, o que leva o leitor a pensar que o texto foi “inspirado” no post linkado, não que foi copiado na íntegra de lá.

Junte essas três informações, e verá que a cópia F*DE seu blog.

Se Vai Copiar, Faça Direito

As desculpas para copiar vão desde “Pensei que estava te homenageando” até “Eu não sabia que era errado”. O Jonnyken acaba de publicar As 12 desculpas mais utilizadas pelas plagiadores de texto, confira!

Para quem está começando, duas recomendações:

1 – Não copie conteúdo! Caso você não saiba, plágio e cópia não autorizada constituem crime previsto no código penal. E se não acredita em mim, ou acha que “o que está na web não é de ninguém”, leia isto:
Direitos autorais – Judiciário dá uma boa resposta contra o plágio na web

2 – Leia este outro post do Jonny, e aprenda a não fazer merda: Como “plagiar” um texto de um blog corretamente

Plugin Para Combater Chupadores de Conteúdo

A última moda dos vermes copiadores é usar um plugin para chupar RSS, montar um “agregador de notícias” com o conteúdo roubado, e faturar em cima disso.

Há poucos dias encontrei uma dica bem interessante no Problogger.net, num post sobre como combater scrapers (chupadores): Fighting scrapers with your left jab

O plugin RSS Footer, como outros plugins do estilo, permite que você crie um rodapé para o seu RSS, com código HTML incluído. Esse tipo de rodapé só aparece no seu feed, de forma que você pode incluir aí informação exclusiva para assinantes (não há limite de caracteres), um aviso de copyright, e qualquer outra coisa que desejar.

Mas ele faz uma coisa ainda mais interessante: ele inclui automaticamente no rodapé um link para o post original, usando o título do post como anchor text.

No mesmo post, citam o que Matt Cutts, um dos mais conhecidos homens da Google, disse numa entrevista em Dezembro:

“…se o conteúdo sindicado (distribuído por RSS) contém um link para a fonte original do artigo, então é bastante garantido que a “casa” original do artigo sempre terá o PageRank mais alto, comparado com todas as cópias distribuídas. E isso facilita muito para nós a detecção de conteúdo duplicado e nos permite dizer: “Sabe de uma coisa, este é o artigo original; este é o artigo verdadeiro, então vamos ficar com este.”

Ou seja, ao incluir um link para o post original no RSS, você está se protegendo contra a perda de PR e de indexação, e mostrando qual é o texto original – o que diminui as possibilidades de ser catalogado como conteúdo duplicado.

Instalar e configurar o plugin é muito fácil, leva menos de 2 minutos. Se quiser ver como ficou o meu rodapé, assine o feed do Blosque. 😉

Também recomendo a leitura:
Plágio e Direitos Autorais na Internet – Prevenção e Combate – Guia Completa

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Problemas, Agradecimentos e Mais Problemas

Next

Blog Brand – Elementos da Marca – Valores

27 Comments

  1. EITA!!!

    2 links da Nospheratt para mim em um mesmo post???

    Já posso deixar de postar por uns 30 dias!! :p

  2. Pior foi um que, além de copiar meu texto, me chamou de arrogante por ter reclamado e disse que estava prestando um serviço à rede.
    Se os blogs desaparecessem, os artigos permaneceriam por causa dele!
    Vou testar esse plugin, os chupins de RSS já encheram os pacovás.

  3. Pois é, eu sou um blogueiro novo mas pelo menos valho meu sal, como você disse. 🙂

    Afinal, nesse pouco tempo já tive um texto ‘republicado’ em 4 outros lugares. No pior dos casos, o texto foi publicado num blog com muito (muuuito) mais visitação que o meu. Ele incluiu o link para o meu site no final (para a home, não para o artigo original), mas sem nem dizer que se tratava de fonte ou autor. Em alguns buscas no google (felizmente não na maioria, ainda), a cópia dele aparece antes do original 🙁

    É triste.

  4. Eu que não sou bobo assino o feed do problogger, li sobre esse plugin, mas a verdade é, não entendi sua verdadeira função ou seja, o cara copia meu texto e magicamente aparece um link pra ele ? ou ele pode simplesmente deletar? doup(by Homer)!? se possível aclare-me as idéias.

  5. Nospheratt

    Jonny: AHhahahaha! O mérito é seu, todinho seu! 🙂

    Noronha: Ixe, desses tem aos montes. Eu já fui chamada de “chiliquenta”, já me disseram “Você não sabe compartilhar o que é seu” (!?) e coisas ainda mais absurdas. FDPs.

    Christian: Exatamente a isso é que eu me refiro. Esse é um dos motivos pelos quais precisamos lutar contra esses safados.

    Pedrotxp: O plugin serve para os casos em que a cópia é feita de forma automática. Se o FDP usa um chupador de RSS (coisa cada vez mais comum), ele não vai nem perceber o link e o disclaimer.

    O plugin não evita a cópia, mas ajuda a minimizar os efeitos negativos dele. Quanto ao crtl-c ctrl-v feito à mão, infelizmente não ajuda em nada. Mas temos que usar de todas as armas disponíveis.

  6. Isso e uma vergonha, mais por enquanto não há como evitar, infelizmente!!

  7. Tem um tipo de “plágio” bem conhecido em gestão com o nome de BENCHMARKING (Melhores práticas, em bom português). Falando sério, benchmarking não é plágio não, mas baseia-se em analisar o que há de melhor em outras empresas, adaptar e melhorar essas práticas, métodos, etc e se tornar mais forte com isso.

    Eu por exemplo estou seriamente propenso a adotar a sua forma de responder comentários, no melhor estilo benchmark…

  8. Olá Nosph
    Muito bom esse artigo!!!
    Esse negócio de plágio é uma coisa mesmo. Copiam e não gostam que você fala para apagar o conteúdo.
    Eu uso a mesma política sua, se quer copiar, pode, mas apenas um trecho e link. Se o texto é meu, porque vai deixar outra pessoa usar?
    Eu comparo plágio com isso: você tem um celular, vai deixar uma pessoa fazer uma chamada internacional por 5 horas com ele? Óbivio que não, então, porque vai deixar ele usar o artigo?

    Quando eu retido uma imagem ou texto de algum outro site(geralmente de humor), eu não coloco link, e sim Retirado de (link) pra ficar claro que eu copiei do site, sem modificações, e também não deixo escondido, apenas na última linha em tamanho normal.

    Te perguntá, você não sabe de algum plugin deste de RSS para Blogger??
    Achei muito interessante ele.

    Ahh, mais uma coisa, te adicionei no meu blogroll, se você puder, dá uma passada lá, pois eu não coloquei apenas um link, como todos por aí. Eu falo um pouquinho sobre o blog e seu autor, e se você não gostar do que eu escrevi, pode falar que eu mudo!!
    Abraços

  9. Nosphe,

    Excelente dica! Já coloquei o “dedo-duro indicator” no site.

    Abs

    Marcus, vulgo Criativo

  10. Nospheratt

    Dudu: Não há como evitar, mas há como combater. Dá muito trabalho, claro; mas eu acredito que precisamos lutar contra esses safardanas de quinta.

    Ronaldo: Esse me parece um excelente método de fazer as coisas. Já tinha ouvido a palavra, mas não sabia o que significava. Aprender com os mais experientes ou bem sucedidos, adaptar soluções e práticas é ótimo. Imagine como a Blogosfera seria muito mais rica (e não estou falando de dinheiro) se o bechmarking fosse utilizado, em lugar da cópia?

    Não sei bem a quê você se refere com “sua forma de responder comentários”, mas pode adotar… o Egodzilla deu licença. 😛

    Felipe Xavier: Aí é que está a diferença: ser honesto ou desonesto. Se o autor não permite cópia, não copie, cite. Se ele permite cópia, copie e inclua o link para a fonte, de forma que fique claro que foi retirado de lá. É assim que se faz!

    E que coisa bem ridícula, mas infelizmente comum: o cara está TE ROUBANDO, mas se ofende quando você se queixa.

    Plugin para Blogger não existe, mas se você entrar nas configurações da sua conta, em “Site Feed”, há a opção “Postar rodapé do feed”. Não tem como criar um link para o post, mas pelo menos você pode incluir um rodapé que linke para o seu blog, e um aviso de copyright – dá para incluir HTML ali. Aliás, obrigada pela lembrança, vou incluir isso no post! 🙂

    Quase esqueci de falar do seu blogroll! Muito obrigada! Achei EXCELENTE a forma como você fez seu blogroll, muito bom! Meus parabéns! 🙂

    Criativo: Em que site?? Seu blog está no Blogger, o que você fez? Fiquei curiosa!

  11. Ola Miss Nospheratt, mais um post(ops, artigo) muito bom, parabéns!

    E vou disser uma coisa viu, esses chupadores são rápidos. Certa vez reparei num visitante novo no widget no blogblogs, quando fui retribuir a visita dou de cara com um post meu copiado sem remorso, só mudou algumas palavras ma não incluiu link, não citou, nada. E o comentário que eu deixei, ele deletou.

    Já sobre o plugin que você citou, deve ter algum detalhe bobo que eu deixei escapar porque não estou entendendo a pasta do “inclui automaticamente no rodapé um link para o post original”. Os feeds já não incluem um link para o post original no título de cada um?

  12. Excelente post, Nosph! Estou atualizando o footer dos meus RSS agora mesmo! =D

  13. Nospheratt

    Malcomtux: Obrigada! Pode ter certeza de que eu farei tudo o que estiver ao meu alcance, para ganhar a guerra contra esses salafrários!

    Sobre o plugin: Sim, os feeds incluen link no título. O problema é que o software usado pelos chupadores modifica esse link, transformando-o geralmente em um link para dentro do próprio site. Ao incluir um link extra no post, o plugin ajuda a escapar dessa manobra. 🙂

    Bruno: Obrigada! Espalhe a palavra, meu filho! 😛

  14. Excelente o seu post. Muito útil.

  15. Nospheratt

    Obrigada! 🙂

  16. Amigos, essa praga do plágio vai ser banida da blogosfera.
    Convido a conhecer o Pre-Lançamento da Campanha contra o Plágio na Blogosfera, e peço sua colaboração na divulgação da campanha, para exterminar os sugadores de conteúdos.
    Abraços,

  17. Nospheratt

    Carlos Lima: Boa sorte, você vai precisar.

  18. Tenho meu blog não para ganhar dinheiro e deixálo como uma árvore de natal caindo janelas de todosos lados compropagandas, mas para jun tar todas as coisas que eu vejo e gosto nos outros blogs…commo se fosse um grande HD virtual com as bobagens que me fazem rir ou que me despertam interesse, portanto, EU COPIO MESMO, mas ao contrario de alguns poucos que colocam os creditos de onde retiraram o material no rodapé, quando copio de alguém coloco NO TÍTULO do post. Por Exemplo: FERRAMENTA ANTI CÓPIA (valeu, blosque.com) entenderam? é um hobbie e nao um negócio. è uma diversão enão um motivopara polemizar. abraço a todos.

  19. Muito boa as sua dicas,estou a um tempo observando bloggers achei varios muitos interessantes e o seu é também!Mais o que vejo é que a maioria aborda quase que o mesmo assunto,uns são:templates,codigos htmls,como fazer isso,como fazer aquilo e em alguns nada mais que imagens.

    Agora eu lhe pergunto como eu fujo disso como criar?se a maioria faz a mesma coisa.tentar falar de informatica e celulares como eu quero é quase que uma bobagem pelo menos eu estou pensando assim.E sobre plagio acho que não temos como fugir disso.

  20. Maurício: Concordo, o direito de cada um de decidir como seu conteúdo pode ser usado não é para polemizar, mas para ser respeitado. Você acha correto pagar as coisas dos outros, sem permissão?

    Eu entendo o que você diz, e tem muita gente que não se importa de ser copiado, desde que creditado. Outros, como eu, não querem ser copiados. E aí? Você acha que tem o direito de colocar no seu blog, contra minha vontade, o que me tomou horas, dias de trabalho, esforço e pesquisa para criar?

    Élvio: Existem blogs sobre quse todos os assuntos, basta procurar. Se você tem alguma coisa nova a oferecer, outro ponto de vista, alguma coisa que não seja só o mesmo que os outros escrevem, escrever é válido, seja lá qual for o assunto.

    E sobre o plágio, não há como fugir, mas há como combatê-lo. Educar as pessoas sobre o assunto é uma forma de combater o plágio e a violação de direitos autorais.

  21. Adriano

    Valeu pela Dica..Parabéns…Gostaria de Saber como Colocar isso no “blogspot” apesar que está em PHP?! aguardo, Obrigado..

  22. Adriano: Infelizmente, este é um plugin para Wordpress. Não é possível colocá-lo no blogspot – nem nada em php, que eu saiba.

  23. Estou vivendo um furacão de sentimentos contraditórios. Meu blog é super novinho (cerca de tres meses de idade) e tem pouquíssimas visitas ainda, no entanto acabo de ser alvo de plagiadores.
    Não sei se fico feliz, me achando a rainha da cocada ponto com, porque alguém gostou tanto da minha postagem que até copiou integralmente, ou se fico muito irritada, porque, embora tendo colocado a fonte, alguém copiou e por esse motivo ficou em primeiro lugar na busca do google, enquanto minha postagem original passaria desapercebida não fossem os agregadores… socorro! Alguém pode me dizer se devo cantar ou dar porrada???
    Abraços

  24. Olá tenho algumas duvidas sore blog!!gostaria que me desse uma maozinha!
    1º As vezes vejo um artigo legal e gostaria de colocar no meu blog, mas tenho medo justamente sobre o plagio, o que eu posso fazer pra colocar aquele assunto interessante no meu blog?

  25. Chris

    Procurando sobre o assunto ” Plágio” encontrei seu blog ele muito bom! Faço templetes e sites, recentemente plágiaram o meu trabalho, aliás um cliente, depois de estar td pronto ” o Blog ” incluindo edição de textos e fotos de minha autoria, pois sou fotografa; o tal retirou os meus direitos autorais. removeu a senha e perdi o trabalho de meses sem receber por ele. Entender melhor a lei é muito bom! Será que posso recorrer?

  26. Parabéns. Muita coisa que agrega valor. Sucesso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik