© Blosque.com. Todos os direitos Reservados.
A cópia e reprodução não-autorizada deste texto está expressamente proibida.
Plágio é CRIME!

Mulher por nascimento e vocação, irônica por diversão e hobby, brasileira inveterada, filósofa nas horas mais impróprias, blogueira de profissão, escritora e poeta pela pura necessidade de expressar seus oceanos interiores.

33 responses to “Ferramentas para Combater Copiadores: Informação e um Plugin”

  1. Jonny

    EITA!!!

    2 links da Nospheratt para mim em um mesmo post???

    Já posso deixar de postar por uns 30 dias!! :p

  2. j. noronha

    Pior foi um que, além de copiar meu texto, me chamou de arrogante por ter reclamado e disse que estava prestando um serviço à rede.
    Se os blogs desaparecessem, os artigos permaneceriam por causa dele!
    Vou testar esse plugin, os chupins de RSS já encheram os pacovás.

  3. Christian Gump

    Pois é, eu sou um blogueiro novo mas pelo menos valho meu sal, como você disse. :-)

    Afinal, nesse pouco tempo já tive um texto ‘republicado’ em 4 outros lugares. No pior dos casos, o texto foi publicado num blog com muito (muuuito) mais visitação que o meu. Ele incluiu o link para o meu site no final (para a home, não para o artigo original), mas sem nem dizer que se tratava de fonte ou autor. Em alguns buscas no google (felizmente não na maioria, ainda), a cópia dele aparece antes do original :-(

    É triste.

  4. Pedrotxp

    Eu que não sou bobo assino o feed do problogger, li sobre esse plugin, mas a verdade é, não entendi sua verdadeira função ou seja, o cara copia meu texto e magicamente aparece um link pra ele ? ou ele pode simplesmente deletar? doup(by Homer)!? se possível aclare-me as idéias.

  5. Nospheratt

    Jonny: AHhahahaha! O mérito é seu, todinho seu! :)

    Noronha: Ixe, desses tem aos montes. Eu já fui chamada de “chiliquenta”, já me disseram “Você não sabe compartilhar o que é seu” (!?) e coisas ainda mais absurdas. FDPs.

    Christian: Exatamente a isso é que eu me refiro. Esse é um dos motivos pelos quais precisamos lutar contra esses safados.

    Pedrotxp: O plugin serve para os casos em que a cópia é feita de forma automática. Se o FDP usa um chupador de RSS (coisa cada vez mais comum), ele não vai nem perceber o link e o disclaimer.

    O plugin não evita a cópia, mas ajuda a minimizar os efeitos negativos dele. Quanto ao crtl-c ctrl-v feito à mão, infelizmente não ajuda em nada. Mas temos que usar de todas as armas disponíveis.

  6. Dudu Maroja

    Isso e uma vergonha, mais por enquanto não há como evitar, infelizmente!!

  7. Ronaldo Costa

    Tem um tipo de “plágio” bem conhecido em gestão com o nome de BENCHMARKING (Melhores práticas, em bom português). Falando sério, benchmarking não é plágio não, mas baseia-se em analisar o que há de melhor em outras empresas, adaptar e melhorar essas práticas, métodos, etc e se tornar mais forte com isso.

    Eu por exemplo estou seriamente propenso a adotar a sua forma de responder comentários, no melhor estilo benchmark…

  8. Felipe Xavier

    Olá Nosph
    Muito bom esse artigo!!!
    Esse negócio de plágio é uma coisa mesmo. Copiam e não gostam que você fala para apagar o conteúdo.
    Eu uso a mesma política sua, se quer copiar, pode, mas apenas um trecho e link. Se o texto é meu, porque vai deixar outra pessoa usar?
    Eu comparo plágio com isso: você tem um celular, vai deixar uma pessoa fazer uma chamada internacional por 5 horas com ele? Óbivio que não, então, porque vai deixar ele usar o artigo?

    Quando eu retido uma imagem ou texto de algum outro site(geralmente de humor), eu não coloco link, e sim Retirado de (link) pra ficar claro que eu copiei do site, sem modificações, e também não deixo escondido, apenas na última linha em tamanho normal.

    Te perguntá, você não sabe de algum plugin deste de RSS para Blogger??
    Achei muito interessante ele.

    Ahh, mais uma coisa, te adicionei no meu blogroll, se você puder, dá uma passada lá, pois eu não coloquei apenas um link, como todos por aí. Eu falo um pouquinho sobre o blog e seu autor, e se você não gostar do que eu escrevi, pode falar que eu mudo!!
    Abraços

  9. Criativo de Galochas

    Nosphe,

    Excelente dica! Já coloquei o “dedo-duro indicator” no site.

    Abs

    Marcus, vulgo Criativo

  10. Nospheratt

    Dudu: Não há como evitar, mas há como combater. Dá muito trabalho, claro; mas eu acredito que precisamos lutar contra esses safardanas de quinta.

    Ronaldo: Esse me parece um excelente método de fazer as coisas. Já tinha ouvido a palavra, mas não sabia o que significava. Aprender com os mais experientes ou bem sucedidos, adaptar soluções e práticas é ótimo. Imagine como a Blogosfera seria muito mais rica (e não estou falando de dinheiro) se o bechmarking fosse utilizado, em lugar da cópia?

    Não sei bem a quê você se refere com “sua forma de responder comentários”, mas pode adotar… o Egodzilla deu licença. 😛

    Felipe Xavier: Aí é que está a diferença: ser honesto ou desonesto. Se o autor não permite cópia, não copie, cite. Se ele permite cópia, copie e inclua o link para a fonte, de forma que fique claro que foi retirado de lá. É assim que se faz!

    E que coisa bem ridícula, mas infelizmente comum: o cara está TE ROUBANDO, mas se ofende quando você se queixa.

    Plugin para Blogger não existe, mas se você entrar nas configurações da sua conta, em “Site Feed”, há a opção “Postar rodapé do feed”. Não tem como criar um link para o post, mas pelo menos você pode incluir um rodapé que linke para o seu blog, e um aviso de copyright – dá para incluir HTML ali. Aliás, obrigada pela lembrança, vou incluir isso no post! :)

    Quase esqueci de falar do seu blogroll! Muito obrigada! Achei EXCELENTE a forma como você fez seu blogroll, muito bom! Meus parabéns! :)

    Criativo: Em que site?? Seu blog está no Blogger, o que você fez? Fiquei curiosa!

  11. Malcomtux

    Ola Miss Nospheratt, mais um post(ops, artigo) muito bom, parabéns!

    E vou disser uma coisa viu, esses chupadores são rápidos. Certa vez reparei num visitante novo no widget no blogblogs, quando fui retribuir a visita dou de cara com um post meu copiado sem remorso, só mudou algumas palavras ma não incluiu link, não citou, nada. E o comentário que eu deixei, ele deletou.

    Já sobre o plugin que você citou, deve ter algum detalhe bobo que eu deixei escapar porque não estou entendendo a pasta do “inclui automaticamente no rodapé um link para o post original”. Os feeds já não incluem um link para o post original no título de cada um?

  12. Combatendo os Chupa-Bloggers | Escrita Torta em Linha Reta

    […] Eu estava escrevendo sobre este tema e a Nospheratt foi mais rápida e mais completa escrevendo o texto “Ferramentas para Combater Copiadores – Informação e Plugin“. […]

  13. Bruno Fontes

    Excelente post, Nosph! Estou atualizando o footer dos meus RSS agora mesmo! =D

  14. Nospheratt

    Malcomtux: Obrigada! Pode ter certeza de que eu farei tudo o que estiver ao meu alcance, para ganhar a guerra contra esses salafrários!

    Sobre o plugin: Sim, os feeds incluen link no título. O problema é que o software usado pelos chupadores modifica esse link, transformando-o geralmente em um link para dentro do próprio site. Ao incluir um link extra no post, o plugin ajuda a escapar dessa manobra. :)

    Bruno: Obrigada! Espalhe a palavra, meu filho! 😛

  15. Bons textos na semana

    […] Ferramentas para Combater Copiadores: Informação e um Plugin […]

  16. phlox

    Excelente o seu post. Muito útil.

  17. Nospheratt

    Obrigada! :)

  18. Minha paciência acabou - Ponto final no hotlink | Plugbr

    […] de conteúdo via Feed, para este caso a ação implantada foi a proposta pela Nospheratt, e de copiadores de textos que não sabem a diferença de fonte, citação […]

  19. Testando o plugin RSS Footer | Sessão de Cinema

    […] e de quebra tenta combater os sugadores de conteúdo. Maiores informações no blog da Nospheratt onde fiquei sabendo dessa dica e onde ela esmiuça o assunto mais profundamente. Para […]

  20. Carlos Lima

    Amigos, essa praga do plágio vai ser banida da blogosfera.
    Convido a conhecer o Pre-Lançamento da Campanha contra o Plágio na Blogosfera, e peço sua colaboração na divulgação da campanha, para exterminar os sugadores de conteúdos.
    Abraços,

  21. Nospheratt

    Carlos Lima: Boa sorte, você vai precisar.

  22. Anatomia de um splog | Lucrando na Rede

    […] Todos os dias pipocam novos casos; qualquer blogueiro que valha seu sal conhece a dor de ter seu conteúdo roubado. Se você cria conteúdo original, mais cedo ou mais tarde será atacado por essa praga de gafanhotos. (Nospheratt in Ferramentas para Combater Copiadores: Informação e um Plugin) […]

  23. mauricio

    Tenho meu blog não para ganhar dinheiro e deixálo como uma árvore de natal caindo janelas de todosos lados compropagandas, mas para jun tar todas as coisas que eu vejo e gosto nos outros blogs…commo se fosse um grande HD virtual com as bobagens que me fazem rir ou que me despertam interesse, portanto, EU COPIO MESMO, mas ao contrario de alguns poucos que colocam os creditos de onde retiraram o material no rodapé, quando copio de alguém coloco NO TÍTULO do post. Por Exemplo: FERRAMENTA ANTI CÓPIA (valeu, blosque.com) entenderam? é um hobbie e nao um negócio. è uma diversão enão um motivopara polemizar. abraço a todos.

  24. Élvio Ribeiro Lima

    Muito boa as sua dicas,estou a um tempo observando bloggers achei varios muitos interessantes e o seu é também!Mais o que vejo é que a maioria aborda quase que o mesmo assunto,uns são:templates,codigos htmls,como fazer isso,como fazer aquilo e em alguns nada mais que imagens.

    Agora eu lhe pergunto como eu fujo disso como criar?se a maioria faz a mesma coisa.tentar falar de informatica e celulares como eu quero é quase que uma bobagem pelo menos eu estou pensando assim.E sobre plagio acho que não temos como fugir disso.

  25. Nospheratt

    Maurício: Concordo, o direito de cada um de decidir como seu conteúdo pode ser usado não é para polemizar, mas para ser respeitado. Você acha correto pagar as coisas dos outros, sem permissão?

    Eu entendo o que você diz, e tem muita gente que não se importa de ser copiado, desde que creditado. Outros, como eu, não querem ser copiados. E aí? Você acha que tem o direito de colocar no seu blog, contra minha vontade, o que me tomou horas, dias de trabalho, esforço e pesquisa para criar?

    Élvio: Existem blogs sobre quse todos os assuntos, basta procurar. Se você tem alguma coisa nova a oferecer, outro ponto de vista, alguma coisa que não seja só o mesmo que os outros escrevem, escrever é válido, seja lá qual for o assunto.

    E sobre o plágio, não há como fugir, mas há como combatê-lo. Educar as pessoas sobre o assunto é uma forma de combater o plágio e a violação de direitos autorais.

  26. Adriano

    Valeu pela Dica..Parabéns…Gostaria de Saber como Colocar isso no “blogspot” apesar que está em PHP?! aguardo, Obrigado..

  27. Nospheratt

    Adriano: Infelizmente, este é um plugin para WordPress. Não é possível colocá-lo no blogspot – nem nada em php, que eu saiba.

  28. Anatomia de um splog | Lucrando na Rede

    […] original, mais cedo ou mais tarde será atacado por essa praga de gafanhotos. (Nospheratt in Ferramentas para Combater Copiadores: Informação e um Plugin)Prontinho! Uma citação, com o texto literal da Nospheratt, mas sem prejudicar o trabalho dela. Ao […]

  29. Telma

    Estou vivendo um furacão de sentimentos contraditórios. Meu blog é super novinho (cerca de tres meses de idade) e tem pouquíssimas visitas ainda, no entanto acabo de ser alvo de plagiadores.
    Não sei se fico feliz, me achando a rainha da cocada ponto com, porque alguém gostou tanto da minha postagem que até copiou integralmente, ou se fico muito irritada, porque, embora tendo colocado a fonte, alguém copiou e por esse motivo ficou em primeiro lugar na busca do google, enquanto minha postagem original passaria desapercebida não fossem os agregadores… socorro! Alguém pode me dizer se devo cantar ou dar porrada???
    Abraços

  30. samara

    Olá tenho algumas duvidas sore blog!!gostaria que me desse uma maozinha!
    1º As vezes vejo um artigo legal e gostaria de colocar no meu blog, mas tenho medo justamente sobre o plagio, o que eu posso fazer pra colocar aquele assunto interessante no meu blog?

  31. Chris

    Procurando sobre o assunto ” Plágio” encontrei seu blog ele muito bom! Faço templetes e sites, recentemente plágiaram o meu trabalho, aliás um cliente, depois de estar td pronto ” o Blog ” incluindo edição de textos e fotos de minha autoria, pois sou fotografa; o tal retirou os meus direitos autorais. removeu a senha e perdi o trabalho de meses sem receber por ele. Entender melhor a lei é muito bom! Será que posso recorrer?

  32. André Guilhon

    Parabéns. Muita coisa que agrega valor. Sucesso!