Articles in this series

© Blosque.com. Todos os direitos Reservados.
A cópia e reprodução não-autorizada deste texto está expressamente proibida.
Plágio é CRIME!

Mulher por nascimento e vocação, irônica por diversão e hobby, brasileira inveterada, filósofa nas horas mais impróprias, blogueira de profissão, escritora e poeta pela pura necessidade de expressar seus oceanos interiores.

98 responses to “Top 15 – Erros Que Blogueiros Novatos Cometem… E Uma Dica”

  1. Nuno Nascimento

    Parabéns pelo blog. Estou pensando em criar um blhog sobre técnicas de Photoshop para fotógrafos. Mas ao terminar de ler seus artigos fiquei com uma dúvida: como fica a questão de direitos autorais se eu traduzir o conteúdo de um post estrangeiro para o português?????? Seria considerado plágio também????
    Abraços

  2. Vampira Dea

    Poxa! Parece fácil mas não é não. Estou tentando, mas os erros são inevitaveis para quem começou essa aventura sem saber nada, as vezes por essa vontade grande de não errar termino piorando rsrsr. Valeu todas as dicas.

  3. Daniel Waos

    Gostei do post. Embora plageando-te discaradamente =D, ainda que seja o “”porrilhonésimo”” a comentar aqui, aqui estou matutando sobre o que dizem os 15 pecados ai de cima, erros ou seja lá como queira chamar. Pow, como é difícil criar um blog descente, vamos ver se dá em algo, o mais difícil para mim até agora, não só no blog como na vida em geral, é a perseverança, e o blog não é diferente, mas o que conta é que o blog pode “dar a luz” a duas coisas que venho matutando a tempos: escrever e ganhar um $$$ na frente do micro, porquê “ficar na frente dele” já é, desde sempre, nescessidade e prazer :P. bem ficou graaaaande, o coment mas é isso.

  4. Rodrigo Porto

    é a Segunda vez que visito seu blog e já estou apaixonado…

    Apesar dos pesares também sou iniciante, não tenho um ano de blog
    ainda, e daqui a um ano e meio vou ganhar meu primeiro milhão segundo as suas dicas… rsrsrs
    tô brincando…hehe!
    Olha essa dica é interessante até por que o domínio
    “zedascanduegas-fodao.blogspot.com” tá parecendo até profile de Orkut…Agora vou tentar definir um alvo pra mim, pois no momento
    está difícl…
    Ahh esqueci de me apresentar.
    Muito prazer meu nome é Digão…
    Qual seu nome mesmo? Ahh tá… Nospherat né???
    Olha Nospherat, não é pra puxar seu saco não tá,
    mas eu simplesmente amei o seu blog…S2S2S2
    bye!

  5. SemNome

    Pow…
    Foi muito importante para mim, pois eu tô fazendo um blog agora e já saí postando em tudo que eu achava para poder ganhar visitantes…
    Gostei das suas idéias e com certeza vou tentar corrigir meus erros.

  6. Pinna´s

    Excelentes dicas. Gostei muito do ´converse com seu leitor´. Ás vezes acabamos focados demais em determinados assuntos, em conteudo bacana e tal, e esquecemos de tentar descobrir o que o leitor quer ler.

  7. Beto

    Gostei muito das dicas, cheguei aqui através do link na Bê-A-Blog e já vai me ajudar muito a corrigir alguns erros comuns de iniciante. Um abraço e obrigado pelo texto!

  8. Andressa

    Nossa!!! muito legal seu site… já passeei por todos os tópicos que você dá dicas para os novos bloggueiros… afinal isso muito me interessa, meu blog num tem nem 1 mês de vida e quero aprender tudo sobre!
    Já estou participando do desafio 21 dias…
    Um abraço!

  9. Luiz Fernando

    OI, deixei a pouco um coment no top 5, e acabei de ler o top 15, e esou com uma coisa na cabeça, quero trocar o nome do meu blog. mas anes queria saber, mesmo o blog tendo 5 dias de vida vai ser muio prejudicial mudar o nome do mesmo? obrigado…

  10. Lua Ugalde

    Nossa, estou gostando muito dessas dicas que você disponibiliza por aqui…to iniciando um blog e, apesar de eu não pensar em enriquecer ou entrar no top 10 dos Blogueiros, não quero ser uma “mala”.
    O que mais gostei até agora foi de você falando que miguxes não é legal!! A internet não tem que ser sinônimo de ignorância gramatical, nem de mau-modos…Parabéns por todo o conteúdo!!!

  11. L.

    Cara,entrei em teu blog agora e me identifiquei com algumas coisas…sou louca pra ter um blog,tenho várias idéias,me firmo em algumas que abreviam todo meu plano..mas tenho problemas em relação aos primeiros posts.
    Talvez a insegurança,talvez a falta de prática em escrever a outrem.
    O fato é que nunca passei de dois posts,e deletava o blog
    Triste e Trágico.Mas não me deixarei abater…aceito dicas ;D

  12. kinha spider

    deixa te contar que você SALVOU minha vida de “blogueira”.
    deu trabalho para encontrar alguem que me orientasse adequadamente, mas acabei me deparando com suas postagens e fiquei muito aliviada desde a primeira leitura, pois percebi que tinha encontrado meu “El dourado”.

    obrigado e mtos bjs doces para ti 😉

  13. Cesar Lawall

    Legal! prometo que vou seguir essas dicas, pretendo que muita gente acesse meu blog, mesmo que eu não ganhe tanto dinheiro quero, pelo menos gostaria que admirassem meu trabalho!

  14. Zé Pedro

    excelente dica, essa última…noção essencial a ter quando se escreve nesta plataforma. Penso muito nisso enquanto escrevo.

    parabéns pelo blog, directamente de Portugal!

    🙂

  15. Cléber S. Albuquerque

    Estou ainda engatinhando no assunto blog, montei meu blog por curiosidade e acabei me apaixonando pelo assunto, e confesso 90% dos erros citados acimas já cometi e/ou estou cometendo,por esse motivo, fico muito agradecido pelas dicas.

    Valeu!!!

  16. Junior

    Nosph,
    Seu site salvou minha vida e eu te agradeço muito, suas dicas são muito úteis e seu modo de escrever é fantástico, vou me esforçar para fazer meu blog ser tão bom quanto o seu…

  17. Natália

    Começei o blog a pouco tempo(julho). E fico muito feliz por ter encontrado esse seu texto, assim evito fazer bobagens.
    Muito bom seu texto!!
    P.s:Sobre o item 7: Quando comecei a escrever no blog,não estava pensando em um público alvo.Escrevo coisas do meu dia-dia que acho interessante.Bem!!Não tenho muitas pretensões.Falo muito sobre relacionamentos.Mas agora, vou pensar sobre isso.

  18. Lely

    Eu não ia comentar. Eu nunca comento (eu sei .. isso é ruim.) Mas o seu post tá muito legal! Ele merece. Bem, eu acabei de criar um blog. E as suas dicas foram ótimas. Eu estou lendo os outros posts agora e to adorando. Muito bom. E a parte final, o Bônus. Foi exatamente o que eu achei. Você conversa com a gente. E é muito engraçado. Parabéns.

  19. Elton

    Olá…
    Como novo blogueiro que sou, sempre procuro me mannter antenado sobre o que se pode e não se pode fazer, principalmente para os iniciantes, encontrei as dicas de seu blog ao acaso, mas justamente procurando por essas dicas, e desde já serei sempre seu visitante, e farei o possível pra seguir à risca suas dicas.
    Parabéns…

  20. Sia

    Que legal, o meu blog é novissímo e eu nem sei o que fazer, mas com isso já dá para ter uma ideia!

  21. oziel

    quando criei meu blog a alguns dias realmente nem atentei pra detalhes, queria apenas “ter um blog” e pronto só porque achava legal,hoje já penso diferente, e sem duvida essas dicas serão de grande importância pro meu futuro como blogueiro ,valeu mesmo!!

  22. Wilzen

    Nossa!!! Adorei seu texto, o dos 5 e os 15 tópicos foram excelentes, responderam muitas coisas para mim. Foi como uma pessoa conversando comigo me aconselhando no que fazer melhor, poxa, adorei.

    Acredite, as vezes nós blogueiros iniciantes nos sentimos só, heuhuehuehue, da vontade de desistir e tal, mesmo com pouquíssimo tempo de existência, porém quando lemos artigos assim como o seu, a inspiração e o ânimo voltam como no início e isso é simplesmente fantástico.

    Como agradecimento e reconhecimento de seu excelente artigo irei escrever um post elogiando seu trabalho e icentivando a outros blogueiros a lerem este post, abraço e sucesso.

  23. Raphael Gavino

    Olá eu não sei porque mais gosto do seu estilo de postagens,parece algo mais rude,não sei muito bom seus artigos,você conquistou mais um leitor parabens pelo seu blog exelente mesmo,cada artigo que leio seu me da mais vontade de ter um bom blog e continuar pesquisando novos assuntos para postar em meu blog

  24. fernando cavalcanti

    Òtiomo Blog, estou pensando em criar um blog sobre temas variados (atuais). Por enquanto o projeto esta so no papel pois não sei muito bem como funciona o mundo dos bloggers. Agradeço pelas variados dicas (eu estava perdido). Sucesso.

  25. daia

    amei adica eu me sinto assim quando te leio parece q vc ta falando de verdade comigo

  26. val

    amei estas dicas, descobri seu blog através da juliana sardinha, acabei de ter uma nova visão, estou refletindo à respeito de tudo que fiz até agora( nesses 5 meses de blog)título, o q escrevo, p/quem escrevo, não vou nem falar + nada, somente vou refletir graças às essas dicas maravilhosas! Paraéns por nos ajudar…

  27. Marcelo A. Whately

    Nospheratt,

    Sou leigo no ambiente blogueiro e com certeza vou utilizar muita coisa publicada por aqui.

    Vontade de expressar minha opinião não falta, preciso agora criar o hábito de escrevê-la, não é?

    Pode ter certeza que vou visitar seu blog inúmeras vezes para poder me aprimorar.

    ok?
    “aquele abrasso”!!

  28. João Silva

    Tá muito bom! Gostei muito da sua dica ‘Converse com O leitor’.

    É realmente muito importante isso ai. Eu às vezes estou lendo posts seus da Juliana do Dicas Blogger, do Marcos Lemos do Ferramentas Blog, do Usuário Compulsivo e gosto muito da maneira como vocês escrevem, porque ao mesmo tempo que ensinam a UMA pessoa em vez de a ‘porilhões’ como você diz mandam uma ou outra piadola entre o texto que faz o leitor rir e gostar dos posts, o que também faz com que voltem ao blogue!

    Gostei!

  29. Novato Na vida

    gostei das dicas e agradeço muito pois estou fundando um blog e com certeza você me ajudou muito

  30. Isabella Pessoa

    Meu maior problema está sendo a escolha do nome para meu blog. Antes de publicar meu blog, estou seguindo muitas dicas e esperando ter um bom número de posts interessantes, arrumando tudo de acordo com as dicas que vou aprendendo, mas escolher esse nome… Afinal como você disse, não dá para escolher um nome qualquer. Está sendo bem sofrido escolher esse nome, mas até lá eu vou aprendendo mais sobre blogs e quam sabe não surge O NOME? [Risos]

  31. Mariana

    gostei mto desse post, ajuda bastante
    obs: cmo vc consegue ler e responder taaaantos comentários e ainda fazer seus posts?
    obs2: n ligue pra mediocridade do meu blog, ele eh soh pra mim msm, q tenho preguiça de usar papel e caneta(e tmb eh mais ecológico)
    inté

  32. Patrícia

    Cometi quase todos os erros relatados neste post, quando fiz meu primeiro Blog.
    Já ouviu falar em muita empolgação e pouca informação??? Pois é, foi o que fiz.
    Os erros que não cometi foram: Hotlinks (graças a Deus!) e plágio. Tinha conhecimento deste 2º item e tomei muito cuidado para não cair no “crime”.
    P.S. Adorei a dica!

  33. CAESAR

    Um erro que poucos reparam e eu já vi 3.000 vezes:
    o carinha se empolga com os temas do WP ou blogger e fica trocando o template a cada 15 dias. Perde a identidade totalmente. Tem uns que eu até confundo de tanto que mudam o layout.

  34. nayara

    Suas informações me fizeram refletir como támbem me ajudam a tornar o meu bloguer que é recente mais encantador.

    continue assim e muito obrigado.

  35. Cinthia

    Parabéns pelo blog! Sou leiga sobre o assunto. Recentemente estou buscando informações sobre blogs porque quero montar um blog no futuro, e foi aí que conheci seu blog e desde de então tenho visitado com frequência e lido seus posts. Bom, com relação a este post (Top 15 – Erros…) fiquei com uma dúvida no item 12 e gostaria, por gentileza e se possível, que você me tirasse essa dúvida, com a sua opinião. Lá vai: você diz que um blog tem que ter o número de visitas, mas como fica para os blogs que estam inciando agora e que tem um número de visitantes muito baixo. E como você disse, isso não causará uma boa impressão. Então, como fazer? Colocar o número de visitas mesmo com um valor baixo, correndo o risco afastar os visitantes ou não colocar de início, esperar até que o blog tenha um número de visitantes razoável e a partir daí colocar?
    Obrigada. 🙂

  36. Marina

    Muito bom, valeu as dicas, vou aplicá-las no meu blog! 🙂

  37. Jordana

    Cara, amei as dicas! To começando a blogar agora e mesmo sem experiência meu blog ta começando a ir bem (enfâse no começando). Pretendo registrar o domínio e transforma-lo aos poucos num site. É muito emocionante ter um blog tipo, o feedback das pessoas não tem preço. Por isso quero todo dia fazer o meu melhor.

  38. Fredson

    Olá fico satisfeito em entrar num blog onde o autor tenta ajudar a outras pessoas .
    Sou iniciante e estou dando os primeiros passos como blogueiro , ao analisar as dicas a cima verifiquei que tenho muito o que aprendar ainda .

    Muito boas as dicas mesmo , parabéns pelo blog !

  39. Vivian Assis

    Olha mais uma vez parabéns pelo post e pela forma de escrever também muito peculiar..
    Achei muito legal e me diverti muito lendo seu artigo.Me identifiquei instantâneamente com sua forma de escrever.Sucesso!!

  40. Késsia S2

    Estou começando agora com blog para concurseiros, suas dicas são muito valiosas “ri “muito aqui cometi alguns deslizes que vc citou a cima. mas se estamos lendo esse blog aqui é porque queremos melhorar em algo. Let’s go!

  41. Jorciane

    Esse post foi legal, mesmo, acho que tava cometendo o erro de escrever para todos, em vez de só para o meu unico leitor, vou corrigir isso…quanto as outras dicas, acho que consegui passar por elas sem meter o “pé na jaca”, mas é uma verdade incontestavel essas dicas, eu tive outro blog e cometi um monte de erros nele, a maioria esses que vc comentou: nome do blog, poucos post e esperar muitas visitas, e comentarios…esse ainda me doi o peito quando vejo meu blog sem muitos comentarios, mas não reclamo com ninguem(vc foi a primeira que eu falei isso, vc é uma boa ouvinte!!!!kkkk “ouvinte que na verdade é leitora…), mas quanto aos comentarios, eu não comento muito tb nos outros blogs, só nos acho relevante e interessante…continue escrevendo assim, é muito bom ler seus post…
    T+

  42. andre

    cara seu blog é demais , comecei um blog a pouco tempo, , estou vendo que j[a cometir erros como voce listou . gostei mais da parte ,quando voce fala que o publicador tem que interagir com cada leitor , seu jeito de escrever é demais , e as piadas então ,kkkkk, rachei o bico.

  43. O Básico Do Básico Para Escrever Bons Artigos Para Seus Leitores - Novo na Rede

    […] Outros Blogs:* 15 Exercícios Para Melhorar Sua Escrita* Top 15 – Erros Que Blogueiros Novatos Cometem… E Uma Dica* 10 Estratégias Para Escrever Artigos […]

  44. Maurílio Resende

    Esse post é tão aplicável à conduta de um blogueiro iniciante que chega a ser inquietante; eu, pelo menos, me remexi aqui na cadeira, duas ou três vezes, ao reconhecer hábitos que já tive, e alguns que ainda conservo…

    Um dos que mais me preocupa atualmente é a incapacidade de me focar em um conjunto coeso de categorias para o meu blog.

    Obrigado, Nospheratt, por mais um post completo e utilíssimo do início ao fim.
    Agora é arregaçar as mangas, estudar e praticar!

  45. Adauto

    Depois que lancei meu blog achei o seu com essas dicas de extrema importância e vejo que cometi quase todos os erros que não podia cometer, mas como todo ser humano tenho que aprender com os meus erros e com essas dicas procurar me aperfeiçoar mais ainda, parabéns você escreve muito bem e agradeço pois hoje aprendi muito lendo esse post.

  46. Barbara

    olha, achei simplesmente fantástica sua dica sobre escrever para o leitor, pois realmente qdo estou lendo seu blog parece que vc está realmente falando comigo!!! Porém na pratica não é nada fácil fazer isso, começo a escrever assim e qdo vejo, já estou escrevendo para varias pessoas novamente… será q vou melhorar com o tempo? rsrsr

  47. Priscla

    Nossa.. estou aprendendo muitoo com os seus posts, realmente pararece mesmo que vc está falando com o seus leitores.. Parabéns!